O Palmeiras empatou por 0 a 0 com o Botafogo-SP, nesta quinta-feira (23), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil – o primeiro encontro entre as equipes, no Allianz Parque, terminou 2 a 1 para o Verdão. Em sua 29ª participação no torneio, o Alviverde garantiu classificação para as oitavas de final pela 25ª vez.
O Maior Campeão do Brasil está invicto há sete jogos como visitante, somando todas as competições (são duas vitórias e um empate pela CONMEBOL Libertadores; duas vitórias e um empate pelo Campeonato Brasileiro e um empate pela Copa do Brasil). Dos últimos 16 duelos fora de casa, o Verdão perdeu apenas um, diante do Santos, na primeira final do Campeonato Paulista deste ano (são sete vitórias e oito empates nos outros 15 jogos).
Diante do Botafogo-SP, o Palmeiras está invicto há dez jogos (oito vitórias e dois empates desde a última derrota, em 2014, em Ribeirão Preto). Como visitante, não perde do rival há cinco jogos (três vitórias e dois empates). O confronto pela Copa do Brasil foi inédito.
MARCAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS
> A comissão técnica portuguesa se tornou recordista de jogos consecutivos na história do Palmeiras (atualmente, Abel Ferreira, João Martins e Vitor Castanheira somam, juntos, 283 duelos, mesma marca atingida pela comissão comandada por Oswaldo Brandão entre 1971 e 1975). Individualmente, Abel é o segundo técnico com mais partidas consecutivas à frente do clube com 256 jogos, atrás apenas de Oswaldo Brandão, com 263 jogos entre 1971 a 1975.
> Marcos Rocha chegou à 33ª posição no ranking de atletas com mais jogos pelo Palmeiras na história (302, ao lado de Carnera e Rosemiro) e à 3ª na lista de laterais-direitos com mais jogos pelo clube em todos os tempos (ao lado novamente de Rosemiro).
> Zé Rafael chegou à 38ª posição no ranking de atletas com mais jogos pelo Palmeiras na história (293, ao lado de Dema e Ferrari).
> Richard Ríos chegou à 3ª posição no ranking de colombianos com mais jogos pelo Palmeiras na história (80, ao lado de Armero).
> Gabriel Menino chegou à 79ª posição no ranking de atletas com mais jogos pelo Palmeiras na história (219, ao lado de Jorge Mendonça).
(Texto: Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Palmeiras)