O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta quarta-feira (15) da reunião do Conselho da Fifa. O encontro foi o último antes da abertura do 74º Congresso da FIFA, em Bangkok, na Tailândia, que começa na sexta-feira (17). Na ocasião, os 211 representantes dos países filiados vão escolher a próxima sede da Copa do Mundo Feminina 2027. O Brasil é candidato.
Ednaldo Rodrigues integra o Conselho da Fifa, o principal órgão executivo da entidade mundial, desde março do ano passado. Nesta quarta, a Fifa anunciou várias decisões sobre o futebol feminino.
A criação do Mundial de Clubes Feminino foi uma delas. A competição será disputada por 16 times a cada quatro anos. A primeira edição vai acontecer em janeiro ou fevereiro de 2026.
O país da primeira edição ainda será definido, assim como o critério de classificação para o torneio.
Calendário Feminino
Para facilitar o desenvolvimento global contínuo dos clubes femininos e com base nos pedidos das confederações para fornecer amplas oportunidades de jogo anualmente, o Conselho anunciou também a criação de uma outra competição de clubes. O torneio será realizado nos anos seguintes à Copa do Mundo de Clubes Femininos da FIFA a partir de 2027. Os detalhes ainda serão divulgados.
A Fifa também anunciou mudanças no calendário internacional do futebol feminino para o período entre 2026 e 2029.
O número de “datas Fifa” anuais será reduzida das atuais seis para cinco.
As datas Fifa serão disputadas sempre em fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro. Sempre haverá no mínimo quatro semanas de espaço entre uma data Fifa e a seguinte.
(Texto: CBF. Foto: FIFA)