As Seleções Brasileiras de Futsal estão no topo do primeiro Ranking Mundial de Futsal da FIFA. Na segunda-feira (6), a entidade divulgou a primeira classificação mundial das seleções masculinas e femininas da modalidade, com o objetivo de ter uma referência fundamental para o futsal mundial.
O Ranking Mundial Masculino da FIFA para o futebol existe desde 1992, já o feminino desde 2003, mas até então as seleções de futsal não estavam ranqueadas. A modalidade está em constante e rápido crescimento e, segundo a FIFA, este momento histórico representa mais um grande avanço para o esporte.
A entidade máxima ressaltou que as transmissões televisivas da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 atraíram uma média de 2,42 milhões de telespectadores por partida, representando um aumento significativo de 130% em comparação com a edição anterior. A expectativa é que esse número aumente ainda mais durante a Copa do Mundo de Futsal da FIFA no Uzbequistão 2024, que será a primeira competição da entidade máxima a ser sediada na Ásia Central, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
Além do Mundial Masculino estar se aproximando, em 2025, será realizada a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA.
A FIFA explica que o novo sistema de classificação mundial também serve para determinar as seleções que serão classificadas em todas as futuras edições de Mundiais, incluindo o sorteio que define os grupos para a Copa do Mundo no Uzbequistão.
Seleção Brasileira Masculina de Futsal
Das nove edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, a Seleção Brasileira foi campeã cinco vezes. Líder do ranking mundial, a equipe ainda conquistou o 11º título da Copa América em 2024.
Completando o pódio estão Portugal (2º) e Espanha (3º).
Seleção Brasileira Feminina de Futsal
A Seleção Feminina está sempre em evidência, assim como a masculina. Ao todo, o Brasil foi campeão em sete das oito edições da Copa América: 2005, 2007, 2009, 2011, 2017, 2019 e confirmou a hegemonia em 2023.
Atrás da Amarelinha no ranking estão Espanha (2º) e Portugal (3º).
(Texto: CBF. Foto: Conmebol)