Na noite da última terça-feira (23), o Corinthians entrou em campo para a disputa da terceira rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sudamericana 2024. Jogando fora de casa, em Buenos Aires, o Timão foi superado pela equipe do Argentinos Juniors, pelo placar de 1 a 0.
O Alvinegro sofreu um gol logo no início da partida e, numa partida extremamente nervosa, o Coringão não conseguiu o empate e ainda terminou a partida com um jogador a menos, por causa de uma expulsão do zagueiro Raul Gustavo no segundo tempo. Com a derrota, o Corinthians fica na segunda posição do Grupo F da competição, com quatro pontos marcados.
O Time do Povo volta a competir pelo torneio sul-americano em 7 de maio, quando visita o Nacional-PAR, em Assunção.
Escalação
António Oliveira, que ainda não foi inscrito na competição, contou com escalação do auxiliar Bruno Lazaroni, que definiu o Timão com: Cássio; Fagner, Félix Torres, Raul Gustavo e Hugo; Raniele, Fausto Vera e Rodrigo Garro; Pedro Henrique, Romero e Yuri Alberto. Entraram no decorrer do jogo: Matheuzinho, Paulinho, Wesley, Cacá e Pedro Raul. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Matheus Donelli, Giovane, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Biro e Breno Bidon.
Primeiro tempo
No segundo minuto de jogo o Argentinos Juniors abriu o placar: Viveros fez o passe para Verón, que chutou para o gol, Cássio ainda encostou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 para os donos da casa.
O Timão teve seu primeiro lance de ataque aos 14 minutos: Fausto Vera lançou e Pedro Henrique cabeceou, mas o goleiro argentino mandou para escanteio.
A partida começou a ficar nervosa, com muitas faltas e o árbitro parando bastante o jogo. E o Corinthians não conseguia desenvolver alguma jogada de ataque.
As únicas oportunidades pelas quais o Timão chegava perto da área era com lançamentos em bola parada, sem efetividade.
Aos 41, a equipe argentina chegou mais uma vez com perigo. Em uma saída errada de Raul Gustavo, Viveros tentou surpreender Cássio, mas a bola foi pra fora.
O árbitro deu três minutos de acréscimo.
Aos 45 minutos, Montiel cobrou uma falta venenosa e Cássio espalmou para escanteio.
Fim do primeiro tempo em Buenos Aires.
Segundo tempo
O Timão foi para o segundo tempo com três alterações: saíram Fagner, Félix Torres e Yuri Alberto, entraram Matheuzinho, Wesley e Paulinho.
O Argentinos Juniors voltou para a segunda etapa com mais ação e tentando propor mais o jogo, enquanto o Corinthians continuava desorganizado dentro de campo. Aos sete minutos, Pedro Henrique arriscou de longe e a bola foi pra fora.
Aos 12 minutos, Wesley, em jogada individual, bagunçou a defesa do Argentinos Juniors e invadiu a área, buscando o Paulinho, que não conseguiu finalizar.
Na sequência, Raul Gustavo foi expulso, após empurrar o árbitro assistente. O Timão foi obrigado a fazer nova alteração: saiu Romero e entrou Cacá.
Aos 22 minutos, Fausto Vera recebeu na entrada da área e chutou pra fora.
A última alteração do Alvinegro ocorreu aos 30 minutos: saiu Pedro Henrique e entrou Pedro Raul.
Na segunda metade do segundo tempo, o Timão passou a ter mais posse de bola e ocupar mais o campo do adversário, mas a marcação dos argentinos estava bem compacta, o que dificultava a arquitetura de uma jogada alvinegra. Mesmo com dificuldades, o time do Parque São Jorge não desistia da partida e continuava brigando por todas as bolas.
O árbitro deu seis minutos de acréscimo.
Aos 45 minutos, Rodrigo Garro levantou a bola na área e Cacá cabeceou, o goleiro mandou para escanteio.
Fim de jogo no Estádio Diego Armando Maradona.
Próximo jogo
O próximo jogo do Corinthians ocorre no domingo (28), às 16h, na Neo Química Arena, contra o Fluminense, pela quarta rodada do Brasileirão Betano 2024.
(Texto: Vinicius Alves. Foto: Rodrigo Coca/Corinthians Oficial)