O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, encerra no dia 26 a sua primeira agenda de compromissos na Europa. Desde o dia 10, ele cumpre uma extensa programação. No roteiro, jogos das principais ligas do continente e da Champions League, além de visitas aos centros de treinamentos das equipes
Dorival assumiu o cargo na Seleção no dia 11 de janeiro e vai comandar a Amarelinha a partir dos amistosos diante de Espanha e Inglaterra, em março. Ele também terá pela frente neste ano os desafios com a equipe na Copa América e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Na Europa, o treinador se encontrou com atletas do Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester United, Tottenham e Wolverhampton até agora. Nesta semana, ele e os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero vão visitar e assistir a jogos dos brasileiros do Manchester City, do Liverpool e do Arsenal.
“Esses dias estão sendo muito produtivos. Conversamos com muitos jogadores, ficamos sabendo de detalhes físicos, observando os treinamentos, os jogos. Isso tudo faz uma diferença grande. Já nos aproxima”, afirmou Dorival Júnior, que no sábado assistiu à vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham por 2 a 1.
“As visitas nos ajudam a tirar dúvidas, observar os jogadores ao nosso sistema. Serve também para adaptarmos um novo atleta ao nosso sistema e para achar possíveis encaixes”, acrescentou.
Campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil (São Paulo, em 2023, e Flamengo, em 2022), Dorival chega ao comando da Seleção Brasileira com mais de 20 anos de experiência como treinador. Ele conquistou também a Libertadores em 2022 pelo Flamengo, a Recopa Sul-Americana em 2011 pelo Internacional e a Copa do Brasil em 2010 pelo Santos.
“A dinâmica de trabalho na Seleção é diferente. Essas visitas já fazem parte da preparação da equipe. O meu principal trabalho aqui será o contato direto com o atleta. Essa proximidade é muito importante”, disse o treinador.
“Eles terem essa noção de que estão sendo observados é fundamental. As visitas aos clubes são algo que vou fazer com frequência”, completou Dorival, que vai anunciar a lista da sua primeira convocação no início do próximo mês.
(Texto: CBF. Foto: Staff Images CBF)