O Maringá Futebol Clube, fundado em 2010, com apenas 13 anos de existência, concluiu o ano de 2023 com o balanço positivo dentro e fora de campo. A equipe, que se transformou em SAF em 2022, ganhou visibilidade nacional durante a Copa do Brasil deste ano, quando chegou à terceira fase da competição e venceu o Flamengo no jogo de ida, mas o ano do clube maringaense não se resume apenas a esse feito.
Com planejamento bem definido, gestão responsável e metas estabelecidas, o Maringá Futebol Clube segue crescendo de forma controlada no futebol brasileiro. Vice-campeão paranaense em 2022, o clube entrou em 2023 com o planejamento de chegar novamente entre os quatro melhores do estadual, o que aconteceu, garantindo as vagas para a Copa do Brasil e Brasileiro da Série D em 2024. Além disso, a equipe teve a terceira maior média de público do Campeonato Paranaense, com 6,6 mil torcedores por jogo, ficando atrás apenas de Athletico e Coritiba.
Na Copa do Brasil a meta inicial era conseguir chegar, pela primeira vez em sua história, à terceira fase, o que também aconteceu, quando venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 1 na primeira fase e o Marcílio Dias por 2 a 0 na fase seguinte. A grande explosão midiática foi justamente na terceira fase da competição, quando foi sorteado para enfrentar o Flamengo, em jogos de ida e volta.
Com cinco propostas para vender o jogo para outra cidade, o clube decidiu manter a partida em Maringá, diante da sua torcida e foi coroado com a vitória por 2 a 0 no jogo de ida, se tornando a maior, em termos de visibilidade, da história do clube e fazendo com que o MFC se tornasse manchete nos principais veículos de imprensa nacionais e internacionais.
A classificação para as oitavas de final não aconteceu e o MFC foi superado pelo, até então, campeão da Libertadores da América, mas a campanha se tornou a melhor da história do clube na competição nacional e a média de público foi de 10,4 mil torcedores por jogo.
No segundo semestre o MFC almejava o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, única meta que não foi conquistada no ano, mas segundo o presidente do clube, João Vitor Mazzer, o trabalho está dentro do planejamento macro da equipe e, em 2024, o time estará ainda mais forte para buscar a classificação. “Tivemos um ano intenso, incrível e estamos extremamente satisfeitos. Em nosso planejamento está o acesso para a Série C e se não conseguimos esse ano, em 2024 estaremos mais preparados e mais fortes para buscar. Sabemos que futebol não é uma ciência exata, mas estamos alcançando nossas metas, estamos subindo os degraus e vamos deixar o Maringá FC mais forte a cada ano”, explicou Mazzer.
Fora das quatro linhas o Dogão também obteve metas batidas e um crescimento considerável no ano, tendo recorde de pessoas que passaram pelo Estádio Regional Willie Davids em seus jogos, chegando a 109,3 mil torcedores. Além disso, o clube também bateu as metas de arrecadação de patrocínios para a temporada e viu seus canais digitais crescerem 108% em 2023, acumulando mais de 203 mil seguidores e inscritos.
Além de tudo isso, o MFC realizou diversas ações sociais como o Futebol Para Todos, com aulas gratuitas para crianças carentes, com o apoio da ACIM. Arrecadação e doação de 56 toneladas de alimentos para a PROVOPAR e outras atividades da causa animal, em parceria com ongs e com o Bem Estar Animal.
O Tricolor Maringaense também bateu recorde de sócios-torcedores, finalizando o ano com 1288 sócios ativos. Na linha de produtos, o clube vendeu mais de 19 mil camisas oficiais e, no preço popular de R$ 69,90, conseguiu “pintar” a região de verde, preto e branco.
O MFC movimentou a economia da cidade e região e, direta e indiretamente, gerou empregos fixos e temporários para mais de 600 pessoas. Em 2024 a meta é parecida com a de 2023 e o planejamento é seguir em ascensão institucional e esportiva.
No primeiro semestre, o Tricolor de Maringá terá pela frente a primeira divisão do Campeonato Paranaense e o objetivo, mais uma vez, é chegar entre os quatro primeiros. Na Copa do Brasil, também na primeira metade do ano, a dificuldade tende a ser maior, já que o clube subiu na classificação da CBF e mudou de pote no sorteio, possibilitando já enfrentar uma equipe da Série A na primeira fase. Na Série D não existe outro objetivo que não seja o acesso.
Fora dos gramados, o clube investiu ainda mais e irá trabalhar para aumentar as suas receitas e, consequentemente, a estrutura de trabalho e treinamento, investimento em elenco e reconhecimento institucional.
O Sócio Torcedor 2024 chega com mais opções de planos aos torcedores e o clube já lançou o seu uniforme para a próxima temporada, seguindo com um valor popular de R$ 74,90, além do desenvolvimento de diversos novos produtos para venda.
Com todo esse movimento, o MFC segue sendo um dos clubes de maior ascensão do País e o apoio de toda a região se tornou um dos pontos fortes do projeto.
(Rodrigo Araújo/MFC)