O Maringá Futebol Clube entrou em campo oficialmente pela última vez em 2023 diante do Athletico Paranaense, no último sábado, 23, e foi superado por 2 a 0 pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. Mesmo tendo vencido o primeiro jogo por 3 a 2, o adversário conseguiu a classificação pelo saldo de gol.
Essa foi a última partida oficial de uma equipe do Maringá FC em 2023, que teve um saldo positivo, se tornando um dos anos mais marcante da história do clube. Com a equipe profissional, o Maringá chegou às semifinais do Paranaense, à terceira fase da Copa do Brasil e à segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Já a equipe sub-20 parou também nas quartas de final do Paranaense.
De acordo com o presidente do MFC, João Vitor Mazzer, o Tricolor encerra o ano dentro de campo com saldos positivos e muitos aprendizados para a sequência do projeto. “O ano de 2023 é considerado o melhor ano da história do clube. Conseguimos nosso primeiro objetivo no Paranaense que era buscar pelo menos a semifinal, para garantir calendário cheio novamente para 2024. Na Copa do Brasil, alcançamos a terceira fase e nossa meta inicial era pelo menos a segunda e igualamos nossa melhor campanha na Série D em um formato totalmente diferente e mais disputado”, disse o presidente.
Mazzer ainda destacou as conquistas fora de campo e as experiências adquiridas com a temporada, que fazem com que o Maringá se consolide cada vez mais no cenário esportivo estadual e nacional. “Além disso tudo que conquistamos em campo também crescemos e nos consolidamos muito fora das quatro linhas, com aumento expressivo de sócios-torcedores, aumento no número de camisas vendidas e aumento significativo em nossos canais oficiais, o que gera muito valor agregado aos nossos conteúdos e visibilidade aos nossos patrocinadores e parceiros. Claro que queríamos o acesso, investimos para isso, nos preparamos para isso, mas é futebol e sabemos que sempre vamos correr o risco de não conseguir 100% do que queremos, mas foi uma grande experiência, aprendizados que vamos levar para as próximas temporadas.”, finalizou Mazzer.
Ao todo o clube vendeu mais de 19 mil camisas oficiais na temporada e chegou a 1288 sócios torcedores, além de ter conquistado, pelo segundo ano consecutivo, as metas de patrocínio para a temporada.
Em 2024 o Maringá FC terá novamente calendário cheio, assim como foi em 2023, com o Campeonato Paranaense da primeira divisão e Copa do Brasil no primeiro semestre. Já no segundo semestre do ano a sequência da Copa do Brasil em caso de classificação e o Campeonato Brasileiro Série D. Em 2023 o clube disputou 35 partidas na temporada, sendo 19 em seus domínios. A pré-temporada para 2024 inicia na segunda quinzena de novembro.
(Texto: Rodrigo Araújo/MFC. Foto: Bruno Bagio/Athletico)