Marçal Muller é o grande vencedor do início da temporada da Porsche GT3 Cup. A primeira corrida do ano da nova Carrera Cup foi disputada no início da tarde de sábado (2) sob muito sol e calor no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), e Muller soube construir a vantagem iniciada com a quebra de um recorde.
Com os novos Porsche 911 GT3 da geração 992, os tempos de volta caíram entre três e quatro segundos em relação ao modelo anterior, agora usado na Sprint Challenge. A pole position conquistada por Marçal Muller no Porsche #544 foi de 1min22s930, superando em quase dois décimos o recorde anterior, registrado em uma prova de endurance. As velocidades máximas dos 992 na reta principal de Goiânia superaram os 260 km/h neste sábado.
Muller manteve a ponta na largada tendo Enzo Elias em segundo. Christian Hahn, fazendo sua estreia, largou da oitava posição e na primeira volta já era o quinto. Na primeira metade da prova, o líder imprimiu um ritmo forte para construir uma vantagem sobre os adversários, mas na segunda metade dos 25 minutos de prova, a distância começou a cair.
A vantagem chegou a ser de 1,8 segundo sobre Elias, que então passou a virar tempos de volta melhores e encostou no líder. Na abertura da penúltima volta, Enzo Elias estava a 0,7 segundo de Muller quando um furo de pneu causou seu abandono. Ele escapou na saída da curva dois quando o pneu traseiro esquerdo colapsou e então Elias saiu da pista.
Assim, Muller abriu a última volta mais tranquilo e com o adversário mais próximo a três segundos de distância. Na bandeirada, Muller venceu tendo Alceu Feldmann em segundo, Miguel Paludo em terceiro, Christian Hahn em quarto e Werner Neugebauer fechando os cinco primeiros.
Na prova deste domingo (3), programada para as 13h40 com transmissão ao vivo da Band e pelo canal oficial da Porsche Cup Brasil no YouTube, os seis primeiros colocados invertem as posições para a largada. Assim, Lucas Salles larga da primeira posição.
A vitória na categoria Sprint Challenge, com os Porsche 911 GT3 geração 991.2, ficou com Christian Mohr, seguido de Nelson Marcondes e Urubatan Junior. O domingo (3) reserva a segunda prova das duas classes, com a Carrera Cup largando às 13h40 e a Sprint, às 14h15.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid. Acompanhando a evolução dos carros, os novos discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
Fala, piloto!
“Coloquei um ritmo inicial muito bom com o carro. Acabei errando um pouco no acerto, pensando na metade final da prova, e começou a ficar difícil segurar o carro. Eu estava começando a administrar a distância, calculando quantos minutos restavam para o fim. Tudo dando certo, mesmo com o Enzo (Elias) tirando um décimo por volta, eu conseguiria a vitória por causa da vantagem construída na primeira parte da prova. Ele teve um furo de pneu, que é algo que não desejamos a ninguém, mas acontece, e a partir dali eu consegui administrar mais tranquilo em relação ao Alceu (Feldmann) e pude conquistar essa vitória”.
(Marçal Muller, #544) – Vencedor Corrida 1 Carrera Cup
A pista de Goiânia na ótica da FREMAX
“É um início de temporada muito aguardado, principalmente pela chegada dos novos carros, muito elogiados nos treinos da pré-temporada. Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros. Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX).
Resultado extra-oficial Corrida 1
Carrera Cup (Top-10)
1. 544 Marçal Muller
2. 1 Alceu Feldmann
3. 7 Miguel Paludo
4. 26 Christian Hahn
5. 8 Werner Neugebauer
6. 70 Lucas Salles
7. 16 Renan Pizzi
8. 20 Pedro Aguiar
9. 3 Franco Giaffone
10. 888 Lineu Pires
1ª Etapa – Porsche Cup C6 Bank Mastercard
GOIÂNIA (GO) sprint
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo
Programação em Goiânia
Domingo, 3 de abril
13h40 – Largada Corrida 2 (Carrera Cup 992)
14h15 – Largada Corrida 2 (Sprint Challenge 991)
(Foto: Divulgação)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.