O hipismo será eliminado do programa de pentatlo moderno na Olimpíada de Los Angeles de 2028, informou a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) nesta quinta-feira (4), e um processo de consulta deve começar em breve para se encontrar um substituto à altura.
A decisão foi tomada depois que a técnica alemã de pentatlo moderno, Kim Raisner, golpeou o cavalo de Annika Schleu, Saint Boy, na Olimpíada de Tóquio quando ele se recusou a saltar uma cerca. O incidente provocou críticas generalizadas ao esporte.
“Primeiro, sabemos que esta informação será surpreendente, e até chocante, para vocês”, disse a UIPM em um comunicado. “Não faz muito tempo que assumimos o compromisso de analisar e proteger a disciplina do hipismo na esteira dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Mas a vida dentro do movimento olímpico muda rápido”. “A decisão de substituir o hipismo vem depois de o Conselho Executivo da UIPM endossar uma série de recomendações feitas pela Comissão de Inovação da UIPM após uma reunião de dois dias em Mônaco na semana passada.”
A atitude de Raisner em Tóquio levou a UIPM a desclassificá-la do evento masculino, e o grupo de direitos dos animais Peta pediu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) elimine os eventos equestres da Olimpíada citando crueldade em Tóquio.
O pentatlo moderno tem cinco eventos: esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida.
(Fonte: Agência Brasil)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.