RÁDIO MARINGÁ – Instituto Ayrton Senna agenda seminário internacional sobre motivação na aprendizagem

Na próxima terça-feira (15 de junho), a partir das 9h, o Instituto Ayrton Senna realiza o Seminário Internacional – Motivação: evidências para promover a aprendizagem. Assim como fez em 2011, quando trouxe a importância de um olhar sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais com ineditismo ao país, a organização busca seguir contribuindo com a inclusão de novas perspectivas na política educacional brasileira. Além de divulgar o que as pesquisas científicas já mostram sobre a correlação entre motivação e aprendizagem, o encontro também pretende promover caminhos para fortalecer a motivação por meio de políticas públicas e de práticas pedagógicas, trazendo inspirações para gestores públicos e educadores.

O evento será 100% online e gratuito (LINK PARA INSCRIÇÃO) e reunirá pesquisadores internacionais e nacionais, educadores, psicólogos, além de personalidades inspiradoras, para debater a importância da motivação na aprendizagem e como ela pode ser uma mola propulsora para que as pessoas conquistem seus objetivos na vida.

A abertura do encontro contará com uma participação especial do príncipe Albert II de Mônaco e de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que falará sobre a importância da motivação como uma estratégia para o avanço da aprendizagem e para uma educação com significado.

Outro palestrante será o pesquisador norte-americano Kevin McGrew, uma das maiores referências mundiais no tema, PhD em psicologia educacional e diretor do Instituto para Psicometria Aplicada, que apresentará seu modelo teórico sobre a motivação para aprender. Também estão confirmados nomes como a cientista e primatologista britânica Jane Goodall, que revolucionou o conhecimento sobre os animais; Gisele Bündchen, considerada a modelo mais bem-sucedida do mundo, empresária e ativista pela causa ambiental; Eduardo Kobra, um dos maiores muralistas e artistas de rua do mundo, com obras em 5 continentes; além de William Kamkwamba, menino africano que construiu um moinho com lixo e dois livros de física, cuja história deu origem ao filme “O menino que descobriu o vento” (Netflix), entre outros convidados.

Participam também Sarah Bouchie, diretora de impacto da Lego Foundation, Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Raquel Teixeira, secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Rossieli Soares da Silva, secretário da Educação do Estado de São Paulo, Mozart Neves Ramos, vice-presidente do Conselho do Instituto Ayrton Senna, e Cláudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Ayrton Senna tem se dedicado a ampliar a compreensão das dimensões cognitiva e socioemocional dos estudantes, sempre com base científica. Em 2020, a organização iniciou uma série de pesquisas focadas em identificar evidências sobre o processo da motivação para a aprendizagem, tema que já é acompanhado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Segundo dados de 2017, quase 30% dos estudantes brasileiros têm baixo rendimento devido à ausência de motivação.

A motivação se conecta às duas outras dimensões essenciais para o desenvolvimento – a cognitiva e a socioemocional –, levando a uma maior compreensão sobre o que faz com que um estudante queira e se interesse por atividades de aprendizagem, decida ter iniciativa para realizar essas atividades, e implemente as ações necessárias para manifestar sua vontade, na escola e na vida. Além disso, o contexto de pandemia da COVID-19 reforça ser preciso reconectar os estudantes com a educação e com os desafios da vida.

Confira a programação completa e faça sua inscrição aqui.

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, disseminação, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando nossas iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em 2020, com o apoio fundamental da tecnologia, fizemos esse conhecimento chegar a 26 unidades federativas e centenas de municípios brasileiros. Nossos principais projetos, sempre baseados em evidências e com foco no desenvolvimento integral, alcançaram cerca de 130 mil educadores por meio de diversas formações on-line, que serão responsáveis por levar educação de qualidade para mais de 3 milhões de estudantes brasileiros. www.institutoayrtonsenna.org.br.

(Assessoria)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.