Estão definidos três dos quatro semifinalistas do Brasileirão Sub-20. No domingo (3), Athletico-PR, Atlético-MG e Corinthians entraram em campo pelas quartas de final e venceram, respectivamente, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, assegurando a vaga na próxima fase – os duelos de ida haviam terminado empatados. Confira os detalhes:
+ Veja o chaveamento do Brasileirão Sub-20!
Grêmio 2 x 3 Corinthians
Em um jogo emocionante no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS), o Grêmio abriu dois gols de vantagem, mas o Corinthians se recuperou no segundo tempo, virou para 3 a 2 e garantiu a classificação para a semifinal – na ida, as duas equipes não saíram do zero no placar. Na próxima fase, os paulistas enfrentam o Atlético-MG.
O Grêmio começou em cima e abriu o placar logo aos cinco minutos: Sarará pegou de fora da área sem deixar a bola cair e mandou no cantinho para marcar um golaço. Aos 32, o Tricolor ampliou em mais uma finalização de longe. Desta vez, Ricardinho fez o chute, o remate desviou na zaga e enganou o goleiro Guilherme. O Corinthians teve sua grande chance aos 38, em tentativa de Cauê da entrada da área que passou rente à trave. Na jogada seguinte, entretanto, os gaúchos tiveram a última oportunidade clara da etapa inicial em toque de letra de Vini Paulista, mas o arqueiro do Timão evitou o terceiro gol.
Na volta do intervalo, o que se viu foi um Corinthians muito melhor. Logo aos dois minutos, Felipe Augusto apareceu livre na pequena área, mas mandou para fora e perdeu gol incrível. No entanto, os visitantes conseguiram diminuir aos nove, em cabeceio de Léo Paraíso após cobrança de escanteio. Adriel evitou o empate paulista em remate de longe de Antony aos 15, mas a igualdade saiu aos 17: Alemão aproveitou finalização da ponta direita, desviou de carrinho na segunda trave e concretizou. Depois disso, as duas equipes alternaram chances, mas o Timão usou mais uma vez a bola aérea a seu favor e virou o jogo. Já aos 45, Alemão testou no primeiro poste em tiro de canto e a bola bateu em Léo Oliveira, que marcou contra e sacramentou a vitória corintiana.
Athletico-PR 1 x 0 São Paulo
O Athletico Paranaense venceu o São Paulo por 1 a 0 no CAT do Caju, em Curitiba (PR), e garantiu vaga para a semifinal do Brasileirão Sub-20. No jogo de ida, as duas equipes haviam empatado em 1 a 1. Na próxima fase, o Furacão encara o vencedor do clássico entre Flamengo e Fluminense.
As grandes chances da primeira etapa foram do Athletico, apesar do equilíbrio das equipes em campo. O Furacão chegou com perigo em chutes de Kawan e Ramon, aos dez e aos 18 minutos, respectivamente. No entanto, o gol da vitória saiu aos 26, em um contra-ataque do Rubro-negro: Jajá recebeu na área, fez o pivô e rolou para João Pedro, que bateu colocado no canto direito e balançou o barbante. A dupla quase conseguiu outro gol para os paranaenses, mas João Pedro parou no goleiro Young desta vez. A melhor oportunidade do São Paulo aconteceu aos 45, em chute de Patrick que atingiu a rede pelo lado de fora.
No segundo tempo, a partida ficou morna. O São Paulo até assustou no primeiro minuto, em chute de Galeano que exigiu boa defesa de Léo Linck. Entretanto, o Tricolor falhou em exercer pressão depois disso e pouco ameaçou a meta dos paranaenses. O Furacão ainda teve chance de ampliar aos 26 após tabela, mas o remate de Jajá foi desviado providencialmente. Os paulistas tentaram se lançar ao ataque no fim, mas não conseguiram o gol que levaria o confronto para os pênaltis.
Atlético-MG 1 x 0 Palmeiras
Debaixo de muita chuva no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte (MG), o Atlético-MG fez valer o fator casa, venceu o Palmeiras por 1 a 0 e sacramentou a classificação para a semifinal. Na partida de ida, as equipes haviam empatado sem gols. O próximo adversário dos mineiros será o Corinthians.
Os dois times começaram mostrando equilíbrio, mas o Galo assustou primeiro: com apenas nove minutos, Pedro Henrique avançou sozinho pelo ataque e tocou na saída do goleiro, mas o remate pegou no pé da trave. O Alviverde respondeu com chutes de Marcelinho aos 25 e aos 28. Nas duas tentativas, o jogador do Palmeiras bateu de longe e fez a finalização passar perto da meta. No entanto, o Atlético-MG conseguiu abrir o placar em um lance inesperado. Após corte da zaga, a bola sobrou com Pedro Henrique, que finalizou no travessão. No rebote, Guilherme Santos cabeceou para o gol vazio.
Os paulistas voltaram em cima na segunda etapa e ameaçaram aos seis minutos, em boa jogada de Garcia que culminou em chute sobre o travessão. Aos 13, foi a vez de Vitinho fazer a bola passar perto em remate cruzado. O Galo também teve oportunidade aos 22, mas Kaique espalmou a finalização à distância de Guilherme Santos. Apesar da desvantagem no placar, o Palmeiras só voltou ao ataque com perigo nos acréscimos, em tentativas de Thiago, Giovani e Kevin, mas Jean salvou todas elas e garantiu a classificação mineira.
(Texto: CBF. Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.