O Brasil fez bonito em Portugal no último final de semana. A dupla brasileira formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti venceu o Baja TT Capital dos Vinhos, prova de rali cross country que serviu para a equipe X Rally Team seguir com sua preparação para o Sertões, que acontece de 31 de outubro a 7 de novembro. O pódio foi quase que totalmente dominado por brasileiros, uma vez que Marcos Baumgart e Kleber Cincea terminaram a prova na terceira posição. A prova marcou o primeiro encontro das duplas brasileiras com o Toyota Hilux IMA preparadas pela belga Overdrive, e modelo com o qual os irmãos Baumgart irão competir no maior rali do país daqui pouco mais de um mês.
“Foi uma prova absurdamente prazerosa, com uma mistura de terrenos muito interessante. Claro que o Toyota tem algumas diferenças em relação à Ranger que temos usado e também construído nos últimos anos, mas a adaptação foi bem tranquila. Viemos para ter aquele primeiro contato com o carro, mas depois das primeiras especiais a competitividade ficou ainda mais clara e então ficamos focados na luta pela vitória”, destacou Cristian Baumgart, tricampeão do Sertões.
Cristian e Beco venceram duas das quatro especiais do rali, totalizando pouco mais de 400 quilômetros de disputa em dois dias. Depois de largar da 12ª posição, Cristian e Beco fecharam o primeiro dia na liderança depois de vencer a segunda especial. Nas etapas finais, a superação: um furo de pneu na primeira especial do segundo e último dia minou a vantagem da dupla, que era de 30 segundos na ponta. “Caímos de primeiro para quarto, com pouco mais de um minuto de desvantagem. A equipe colocou quatro pneus BFGoodrich novos e nos deu mais potência no motor para buscarmos. Saímos alucinados, tiramos mais de um minuto em relação aos líderes e vencemos a prova. Foi demais”, lembrou Baumgart.
No fim, a vitória veio com uma diferença de apenas dez segundos de vantagem para a dupla segundo colocada, com os portugueses Alejandro Martins e José Marques, que correram com um Mini.
Marcos Baumgart e Kleber Cincea, bicampeões brasileiros de rali cross country, terminaram na terceira posição. “Fiquei surpreso com a qualidade e a competitividade da prova. A mistura de pisos era do jeito que gostamos, mas para fazer uma comparação entre o Toyota e o Ranger que usamos eles são bem parecidos, mas com características diferentes em alta performance; os freios são iguais, e o Toyota pareceu ter mais equilíbrio de chassis, mas o Ranger também se mostra mais resistente em pisos de trial e locais mais travados. Os pneus BFGoodrich se encaixaram perfeitamente com o carro e o nosso estilo, tornando a tocada ainda mais rápida e prazerosa”, analisou Marcos.
“O balanço foi muito positivo. Agora vamos trabalhar junto da Overdrive na análise mais aprofundada dos dados coletados e extrair o melhor do conjunto, de olho em um acerto ideal para o Sertões. Foi um desempenho muito bom, contra duplas fortes, mas o Sertões é uma história completamente diferente. O trabalho está só começando”, afirmou Beco Andreotti, que também é chefe de equipe da X Rally Team.
Resultado Geral (Top-5):
1. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Toyota Hilux/Overdrive) – 3h26min47s
2. Alejandro Martins/José Marques (Mini John Cooper/JCW) – a 10s
3. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Toyota Hilux/Overdrive) – a 3min47s
4. Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux) – a 6min13s
5. João Ramos/Vitor Jesus (Toyota Hilux) – a 7min44s
(Assessoria)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.