O treinador José dos Santos Primo, um dos maiores reveladores de talentos para o atletismo brasileiro, morreu na madrugada do último sábado (17/7), aos 85 anos, em Araçatuba, São Paulo. A CBAt expressa seus sentimentos a familiares e amigos pela perda e declara luto oficial de três dias.
“Perde o Brasil um dos maiores treinadores e seres humanos do atletismo. Que Deus o receba em um bom lugar junto a ele o nosso querido Primo”, declarou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que enviou condolências a família, em seu nome e de toda a comunidade atlética.
Como atleta, Primo disputou os Jogos Pan-Americanos de 1963 (quarto colocado nos 1.500 m) e foi campeão sul-americano dos 1.500 m e dos 3.000 m com obstáculos em 1961, em Lima, no Peru, e em 1963 em Cáli, na Colômbia. Foi também recordista brasileiro dos 1.500 m em 1957.
Começou no Esporte Clube da Vila Mariana, passou pelo Tietê, Vasco da Gama e Araçatuba. Trabalhou também como preparador físico em times de futebol. Entre os seus atletas estava o lateral Zé Maria, da Ferroviária de Botucatu, Portuguesa, Corinthians e seleção brasileira.
Entre os atletas que descobriu estão Zequinha Barbosa, finalista olímpico e vice-campeão mundial dos 800 m, Claudinei Quirino da Silva, medalha de prata nos Jogos de Sydney-2000 e vice-campeão mundial dos 200 m, Katsuhico Nakaya, atleta olímpico em Moscou-1980 e Los Angeles-1984, e Marcos Vieira, ex-meio-fundista, e atualmente coordenador do ASA-Sorriso, no Mato Grosso, entre muitos outros.
Primo se orgulhava de seu trabalho com jovens atletas. Segundo contou em uma entrevista para a CBAt em 2016, o baiano de Juazeiro treinou 15 representantes brasileiros em Jogos Pan-Americanos, 12 em Campeonatos Mundiais e seis em Jogos Olímpicos. Em Araçatuba, onde se aposentou como funcionário público, ele foi contratado para substituir o técnico húngaro Franz Gaspar.
O corpo de Primo foi velado e sepultado na tarde de sábado, no Memorial Laluce, em Araçatuba.
(CBAt)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.