Fase de grupos da Paraná Handebol Cup tem início com 36 equipes

Uma das mais tradicionais competições de base promovida pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) teve início nesta quinta-feira (05.03), com a estreia de 36 equipes em busca do título estadual da Paraná Handebol Cup, que, pela 11ª vez, tem como sede o Complexo Esportivo do Centro Universitário FAG, em Cascavel.

Disputado em cinco categorias, o evento é considerado um dos mais importantes para a preparação dos clubes e abre oficialmente a temporada 2020 da modalidade. Na primeira rodada foram marcados 835 gols em 24 partidas, uma média de 34 gols por jogo.

Realizado em etapa única, o torneio é uma homenagem ao árbitro Antonio Cesar de Oliveira, que prestou relevantes serviços à modalidade no Estado.

Pela categoria livre cinco times se enfrentam pelo sistema de rodízio completo em um turno dentro do grupo, com a classificação final definida pela somatória de pontos. Os atuais campeões da ACH/Lanalli/O2 Saúde/Cascavel começaram sua trajetória com vitória de 31 a 26 sobre o elenco da Prefeitura de Corbélia/HCC, somando os primeiros dois pontos da fase de grupos, junto com AHSI/Saudade do Iguaçu, que venceu por 22 a 17 Seme/Lanalli/Cambé. De folga na primeira rodada, Fecam/AhandeCam/Campo Mourão estreia nesta sexta-feira (06.03), às 20h30, diante dos corbelienses, que buscam a recuperação para continuar na “briga” por uma posição no pódio.

No juvenil, a seleção feminina vice-campeã em 2019 da Prefeitura de Maringá/Unicesumar saiu na frente ao ganhar seus dois compromissos, assumindo o topo da tabela de classificação com quatro pontos. Na cola está Santo Antônio do Sudoeste, que ganhou um confronto e perdeu outro, e as atuais campeãs do Santa Maria/Cesesp/ACH/Cascavel, que também estrearam com vitória, mas tem um jogo a menos. Enquanto Jardim Alegre/AFHJA e Jussara Handebol ainda não venceram no torneio e buscam sua recuperação na segunda rodada classificatória para garantir uma vaga no G4.

Divididos em dois grupos no naipe masculino, os atuais detentores do título sub-17 do Colégio ATO/Campo Mourão estão no A e mostraram que vieram preparados para manter o caneco dourado em seus domínios, ganhando seu primeiro compromisso com tranquilidade por 36 a 16 do Colégio Sepam/Ponta Grossa, estreante na competição. E os maringaenses superaram por 26 a 14 a Prefeitura de Santa Izabel do Oeste, resultado que garantiu a 2ª posição dentro do grupo. Pelo B, Jussara e Alto Paraná/DDD iniciaram sua campanha com vitória.

Atual campeã sub-15, o selecionado feminino de Santo Antonio do Sudoeste somou seus primeiros pontos na disputa junto com a Prefeitura de Ourizona e Jardim Alegre/AFHJA. O elenco jardim-alegrense está a um jogo de garantir a classificação à próxima fase, enquanto as demais equipes têm ainda dois confrontos para definirem com Mercedes/MCR Amidos e Capitão Handebol quem avança às semifinais.

No masculino, o Colégio Sepam/Ponta Grossa lidera a classificação do grupo A, com quatro pontos, seguido de Alto Paraná com três e Mercedes/MCR Amidos com um. Ainda não pontuaram no torneio AC5/Cascavel/ACH/Estrada e Prefeitura de Ourizona. Já no grupo B, Colégio ATO/Campo Mourão acumula duas vitórias, Santa Izabel do Oeste e a Prefeitura de Marialva venceram um jogo e perderam outro, enquanto Seme/Lanalli/Cambé e a Prefeitura de Arapongas somam cada um uma derrota.

Com disputas pela primeira vez na competição, quatro seleções masculinas sub-13 miram o título inédito do estadual. Começaram com a mão direita ao vencerem seus confrontos na primeira rodada as equipes de Arapongas e Tapejara, ao passo que os anfitriões e Capitão Handebol buscam sua reabilitação na última rodada da fase de grupos, nesta sexta-feira, para continuarem sonhando com o lugar mais alto do pódio.

De outro lado, a estreia do triangular máster acima de 55 anos acontece nesta sexta-feira, quando os times da Cerhand/UEM/Cascavel e Cerhand/UEM/Paraná se encontram para uma disputa de gigantes. As duas equipes são compostas por jogadores que fizeram e continuam fazendo história no handebol paranaense.

A segunda rodada classificatória começa a partir das 09 horas desta sexta-feira, no Complexo Esportivo da FAG, com entrada gratuita. Para mais informações sobre a competição clique aqui.

Curso de Ascensão
Simultâneo à Paraná Handebol Cup, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) em parceria com a LHPR, e com apoio da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), realiza o Curso de Ascensão de Árbitros à Categoria Nacional C. Participam da capacitação 10 duplas, sendo cinco do Paraná, duas de São Paulo, uma do Mato Grosso do Sul, uma de Santa Catarina e uma do Distrito Federal. Além do conteúdo teórico e dos testes físicos, os profissionais integram a equipe de arbitragem da Paraná Handebol Cup, onde suas atuações são avaliadas por uma comissão técnica.

A Paraná Handebol Cup conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, através da Secretária Municipal de Cultura e Esportes, da Associação Cascavelense de Handebol e do Centro Universitário FAG.

Confira a relação dos atletas destaque da primeira rodada classificatória da Paraná Handebol Cup:
Categoria Sub-13MasculinoGuilherme Vieira Birche – Prefeitura de Arapongas/SemspKauã Pereira Dezembro – Tapejara Handebol Categoria Sub-15FemininoIsabele Beatriz Assis de Souza – Jardim Alegre/AFHJA*Ana Clara Giongo Vargas – Santo Antônio do SudoesteMaria Luiza Nabo Jorge – Prefeitura de Ourizona Handebol*Atleta eleita por unanimidade ou mais de uma vez. MasculinoDalton Rodrigo do Nascimento Barbosa – Prefeitura de Santa Izabel do Oeste*Lucas Mendes – Alto Paraná Handebol/DDCFelipe Meleta – Colégio Sepam/Ponta GrossaJociel do Espírito Santo Araújo – Prefeitura de MarialvaGuilherme Jean Gutjher – Mercedes/MCR AmidosEduardo Rigobeli Pereira Souza – Colégio ATO/Campo MourãoLucas Turchiello Gomez – Colégio Sepam/Ponta Grossa*Atleta eleito por unanimidade ou mais de uma vez. Sub-17FemininoTauani Maiara Crespan – Santo Antônio do SudoesteFernanda Oliveira Sousa – Santa Mari/Cesesp/ACH/CascavelCamile Maraschin – Santo Antônio do Sudoeste HandebolAna Lara Rugeri Alves – Prefeitura de Maringá/Unicesumar MasculinoVictor Henrique Roque – Santa Izabel do OesteJoão Mateus Pingueli Sodré – Colégio ATO/Campo Mourão*Vinicius Petrilo Fontoura – Jussara HandebolRafael Augusto Vieira – Alto Paraná Handebol/DDC LivreMarcos Vinicius de Oliveira – Prefeitura de Corbélia/HCCGabriel Felipe Kloster – AHSI/Saudade do Iguaçu
Categoria Sub-13
Masculino
Guilherme Vieira Birche – Prefeitura de Arapongas/Semsp
Kauã Pereira Dezembro – Tapejara Handebol

Categoria Sub-15
Feminino
Isabele Beatriz Assis de Souza – Jardim Alegre/AFHJA*
Ana Clara Giongo Vargas – Santo Antônio do Sudoeste
Maria Luiza Nabo Jorge – Prefeitura de Ourizona Handebol
*Atleta eleita por unanimidade ou mais de uma vez.

Masculino
Dalton Rodrigo do Nascimento Barbosa – Prefeitura de Santa Izabel do Oeste*
Lucas Mendes – Alto Paraná Handebol/DDC
Felipe Meleta – Colégio Sepam/Ponta Grossa
Jociel do Espírito Santo Araújo – Prefeitura de Marialva
Guilherme Jean Gutjher – Mercedes/MCR Amidos
Eduardo Rigobeli Pereira Souza – Colégio ATO/Campo Mourão
Lucas Turchiello Gomez – Colégio Sepam/Ponta Grossa
*Atleta eleito por unanimidade ou mais de uma vez.

Sub-17
Feminino
Tauani Maiara Crespan – Santo Antônio do Sudoeste
Fernanda Oliveira Sousa – Santa Mari/Cesesp/ACH/Cascavel
Camile Maraschin – Santo Antônio do Sudoeste Handebol
Ana Lara Rugeri Alves – Prefeitura de Maringá/Unicesumar

Masculino
Victor Henrique Roque – Santa Izabel do Oeste
João Mateus Pingueli Sodré – Colégio ATO/Campo Mourão*
Vinicius Petrilo Fontoura – Jussara Handebol
Rafael Augusto Vieira – Alto Paraná Handebol/DDC
*Atleta eleito por unanimidade ou mais de uma vez.

Livre
Marcos Vinicius de Oliveira – Prefeitura de Corbélia/HCC
Gabriel Felipe Kloster – AHSI/Saudade do Iguaçu

Confira os resultados da primeira rodada classificatória por quadra:
Quadra A
14h – Jardim Alegre/AFJHA 15 x 09 Mercedes/MCR Amidos (Sub-15)
14h55 – Prefeitura de Maringá/Unicesumar 26 x 04 Prefeitura de Santa Izabel do Oeste/AIHA (Sub-17)
15h45 – Santa Maria/Cesesp/ACH/Cascavel 19 x 13 Jardim Alegre/AFHJA (Sub-17)
16h30 – Prefeitura de Marialva Handebol 21 x Seme/Lanalli/Cambé (Sub-15)
17h20 – Santo Antônio do Sudoeste Handebol 16 x 13 Prefeitura de Maringá/Unicesumar (Sub-17)
18h – Alto Paraná/DDC/Handebol 16 x 16 Mercedes/MCR Amidos (Sub-15)
19h30 – ACH/Lanalli/O2 Saúde/Cascavel 31 x 26 Prefeitura de Corbélia/HCC
20h30 – Seme/Lanalli/Cambé 17 x 22 AHSI/Saudade do Iguaçu Handebol
(Foto: Divulgação)

Últimas vagas de Empregos