A apresentação dos quatro conjuntos de ginástica rítmica que irão representar a equipe da Sadia no Campeonato Brasileiro de Conjunto Ilona Peuker, de 25 a 28 de novembro, em Vitória no Espírito Santo, marcou, no último sábado,14, as comemorações dos 25 anos da ginástica rítmica em Toledo. A programação foi realizada no ginásio do Sesi.Também foram homenageados a coordenadora técnica do projeto e responsável pelo início do projeto em Toledo, Anita Klemann, além do empresário Pedrinho Furlan, grande incentivador da modalidade, e que comemora no próximo dia 21 de novembro 82 anos de idade. Eles receberam os parabéns, o carinho da equipe de trabalho, das atletas e dos pais que prestigiaram as apresentações. A secretária de Esportes, Marli Gonçalves, pais, incentivadores do projeto e ex-atletas participaram da programação.
Para a técnica Anita Klemann, que iniciou o trabalho com a primeira escolinha na Casa da Cultura, em 1991, o período foi de vitórias e conquistas, mas também de dificuldades e de muito esforço e dedicação. Ao longo dos anos, Anita investiu na sua formação profissional para aprimorar o trabalho realizado em Toledo, que rendeu muitos frutos e atletas destaque na equipe de rendimento, além de milhares de crianças e jovens que receberam noções de cidadania, autoestima, disciplina, responsabilidade, alimentação saudável e estimulo a prática de atividades físicas. Neste período mais de 30 mil crianças e jovens passaram por suas mãos.
Graças ao trabalho sério e o apoio de parceiros públicos e da iniciativa privada, a equipe teve maior suporte para treinamento e intercâmbios internacionais. Em 2002, a Sadia entrou como patrocinadora oficial, somando-se ao apoio do poder público, através da prefeitura, e também do Sesi, que entrou em 2007 -, além de instituições e escolas como Unimed Costa Oeste, Incomar e Funet. Posteriormente vieram outros parceiros, como co-patrocinadores, como o Boticário, Itaipu, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Ao longo dos anos, os resultados apareceram. Há 12 anos – desde 2002 -, o clube conquista sucessivamente o Troféu Eficiência, prêmio concedido pela Confederação Brasileira de Ginástica para o clube que mais pontua ao longo do ano na somatória de todas as categorias. Nos últimos anos, a equipe tem garantido pódio em todas as competições nacionais em todos as categorias e destaque e reconhecimento internacional. A equipe é referência para o Brasil e também outros países que buscam o clube para intercâmbios visando melhorar a qualificação de suas ginastas. Com isso, o clube recebeu para treinamento atletas da Argentina, Bolívia, Cuba, Colômbia e Chile, entre outros países.
Nos últimos anos, a equipe garantiu atletas na seleção brasileira, tanto juvenil como adulto, no individual e no conjunto. Foram mais de dez atletas ao longo dos anos. As ginastas auxiliaram na conquista de importantes medalhas e participações internacionais, como a participação nas Olimpíadas de Pequim, com Nicole Muller, além de medalhas em Sul-Americanos e Pan-Americanos, entre outras conquistas. No Rio de Janeiro, nos Jogos Pan-Americanos de 2007, a equipe assegurou três medalhas de ouro no conjunto, com Nicole Muller, e uma de bronze no individual, com Ana Paula Scheffer.
Em 2011, também foram novas medalhas no Pan de Guadalajara, com Angélica Kvieczysnki, com quatro medalhas, incluindo uma de bronze no individual geral, o melhor resultado de uma brasileira nesta competição. Em 2015, a equipe garantiu novamente representação com Angélica no individual, conquistando duas medalhas de bronze, e Morgana Gmach, no conjunto, com 3 medalhas, duas de ouro e uma de prata. A expectativa é contar novamente com representação nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Anita é coordenadora do projeto de GR desde o seu início e desde 2008 acumula o comando técnico da seleção brasileira individual.
Representando a Associação Toledana de GR, criada em 1999, para dar apoio à modalidade, o presidente, Antônio Carlos Sorrentino, agradeceu o apoio do empresário Pedrinho Furlan, grande incentivador da modalidade, a gestora do projeto, Vilma Rohde, na coordenação administrativa, e a técnica Anita Klemann, que há 25 anos atrás sonhou que este projeto, que está hoje rendendo bons frutos, além da equipe de professores e atletas que passaram ou ainda estão treinando com a equipe.
O empresário Pedrinho Furlan, que foi também homenageado pela passagem dos 82 anos, igualmente agradeceu o apoio de todos os patrocinadores, da equipe técnica e administrativa, da imprensa, dos pais, e o envolvimento da equipe técnica e das atletas que contribuíram para a difusão da modalidade e importantes conquistas. Hoje, diz ele, o projeto de GR da Sadia é referência para outros municípios e também países, que buscam em Toledo aprimoramento no esporte. Ele citou também o empenho e a dedicação da técnica Anita, que começou sem o apoio e equipamentos que conta hoje, mas que soube, em conjunto com a sua equipe de trabalho, crescer e alcançar resultados nacionais e internacionais, com atletas na seleção brasileira individual e de conjunto e medalhistas brasileiras, sul-americanas e pan-americanas em diversas categorias.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
+ www.radiomaringa.com.br
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.