A participação brasileira no Mundial Paralímpico de Atletismo de 2015 nem sequer começou, mas já pode ser considerada histórica. Quarenta atletas do país viajaram no início desta semana para Doha, Catar, onde disputarão de 22 a 31 de outubro a principal competição da modalidade em 2015. Este é o número recorde de participantes da Seleção Brasileira neste tipo de evento.
Anteriormente, a maior cota de atletas paralímpicos que o Brasil levou a um Mundial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) havia ocorrido em Lyon-2013: 35. Dois anos antes, em Christchurch, na Nova Zelândia, foram 25 integrantes.
A lista atual mescla nomes consagrados no cenário internacional, como Terezinha Guilhermina e Lucas Prado, com outros que podem despontar nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, como Petrúcio Ferreira e Thalita Simplício, dois dos mais jovens da delegação – 19 e 18 anos, respectivamente.
“Estou um pouco ansioso para participar do meu primeiro Mundial. O recado que eu deixo para o Brasil é que vou fazer o meu melhor e quero trazer medalhas nos 100m e nos 200m”, disse Petrúcio, velocista da classe T47 – amputados de um dos braços.
Em que pese o tamanho da delegação brasileira, todos os atletas estão entre os quatro melhores colocados do ranking mundial do IPC em suas respectivas provas. O que aumenta a expectativa de igualar a melhor campanha nacional no evento: em Lyon-2013, 40 medalhas foram conquistadas, sendo 16 de ouro, dez de prata e 14 de bronze.
“É um grupo formado por muitos atletas experientes, mas também por atletas novos. Esta é uma política do CPB de ter atletas novos, mas já com bons resultados. Será um teste enorme para o Rio de Janeiro, onde temos a expectativa de ter uma equipe muito grande, mas, claro, também com alguma rodagem, com experiência”, disse o coordenador-técnico Ciro Winckler.
O Mundial Paralímpico de Atletismo será disputado por 1.315 atletas (incluindo atletas-guia) de 88 países. A Cerimônia de Abertura da competição ocorrerá no dia 21 de outubro.
Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
+ www.radiomaringa.com.br
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.