O samba chora a morte de mestre Monarco da Portela

monarco
Compartilhar

O samba perdeu neste sábado, 11, um de seus maiores representantes, o cantor e compositor Monarco, de 88 anos, cujo nome está intimamente ligado à Escola de Samba Portela, onde é presidente de honra e o mais antigo integrante da Velha Guarda.

Ainda não foi informada a causa da morte de Hildemar Diniz, o Monarco, mas sabe-se que ele foi internado no mês passado no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, para uma cirurgia no intestino.

Artistas como Paulinho da Viola, Marisa Monte, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e outros lamentaram a morte do amigo, para deles, declaradamente um ídolo.

 

História no samba

Hildemar Diniz nasceu em Cavalcante, Zona Norte do Rio. Ainda menino, se mudou para Oswaldo Cruz, bairro de origem da Portela. Já naquela época, teve contato com os sambistas da escola e começou a compor sambas.
Não demorou muito para que o jovem, com suas letras e melodias chegasse à Majestade do Samba.

Em 1950, com apenas 17 anos, chegou à Ala de Compositores da escola. O que ele não sabia é que esse seria o início de sua carreira como um dos maiores do mundo do samba.

Vinte anos após sua chegada na Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira, o compositor emplacou seu primeiro disco no ano de 1976. O álbum, que contou com a participação de Paulo da Portela, tem canções emblemáticas como “Glórias do Samba”, “O Quitandeiro” e “Lenço”.
Em 1980, ele lançou seu segundo disco “Terreiro”, que virou samba exaltação na Majestade do Samba. A canção “Passado de Glória” levou os portelenses ao delírio, se tornando um samba aclamado por toda a comunidade.

Outra música marcante deste mesmo álbum, é a “Homenagem à Velha Guarda”, em que fala sobre alguns grandes ícones da Portela, e como o samba nasceu na escola.

Com seis álbuns no mercado fonográfico e inúmeras participações com grandes nomes da música brasileira como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho entre outros, o baluarte da Portela deixa seu legado de mais de 70 anos na história do samba.

Coração em desalinho
Um dos grandes sucessos de Monarco é “Coração em Desalinho”, que foi tema de abertura da novela “Insensato coração”, da Globo. Na novela era cantada por Maria Rita, mas já tinha feito sucesso antes com Leila Pinheiro, com Zeca Pagodinho e com o próprio Monarco.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas