Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Começou nesta terça-feira (12) a grande mobilização da OAB Maringá em defesa da cidadania e do acesso à justiça. A abertura oficial da Semana da Advocacia Participativa reuniu autoridades municipais, parceiros institucionais e advogados voluntários no piso superior do Terminal Urbano de Maringá, onde, até amanhã (13), serão oferecidas orientações jurídicas gratuitas à população, das 9h às 19h.
O presidente da OAB Maringá, Pedro Henrique Souza, destacou o compromisso da advocacia com a sociedade.
“Temos que lembrar do nosso juramento, lá atrás, quando nos comprometemos com a defesa da justiça, do bem-estar social, da inclusão e do estado democrático de direito. É exatamente essa a finalidade da Semana da Advocacia Participativa: dar nossa contribuição à sociedade e cumprir o nosso papel”, afirmou.
A ação, que integra as comemorações do Mês da Advocacia e está em sua terceira edição, é lei municipal (Lei nº 11.571/2022) e é considerada um dos maiores movimentos jurídico-sociais do interior do Paraná.
Um centro de cidadania no coração da cidade

Com circulação diária de mais de 30 mil pessoas, o Terminal Urbano foi escolhido estrategicamente para se tornar, nestes dois dias, um verdadeiro centro de cidadania.
Quase 60 comissões temáticas da OAB Maringá se revezam para atender gratuitamente casos nas áreas de Direito Previdenciário, Família, Consumidor, Pessoa Idosa, Trânsito, entre outras. A expectativa é superar as mais de mil orientações realizadas no ano passado.
Entre os atendimentos, destacam-se casos de juros abusivos, dificuldade para acessar aposentadoria, descontos indevidos em benefícios e questões familiares. No espaço, há também ações interativas, como o mural da Comissão de Direito de Família e Sucessões, onde a população pode registrar seu conceito de família, e o painel da Escola de Liderança da Mulher Advogada, com destaque para mulheres que inspiram.
Cartilhas educativas elaboradas pelas comissões estão sendo distribuídas, abordando dezenas de direitos em linguagem acessível.
Além do Terminal: ações por toda a cidade
A Semana da Advocacia Participativa segue até sexta-feira (15) com uma programação diversificada: palestras em escolas, visitas a entidades, ações sociais, rodas de conversa e campanhas educativas nas redes sociais. Neste ano, a iniciativa também se expande para municípios da região, como Paiçandu, que terá o evento ainda neste mês.
Um dos exemplos de impacto direto é a continuidade da campanha Junho Violeta, com atendimento especial a aposentados vítimas de fraudes no INSS, coordenado pelas Comissões de Direito da Pessoa Idosa e Previdenciário. Esta ação acontecerá nesta quarta-feira, das 9h às 19h.
Uma força-tarefa voluntária pela cidadania

Mais de 500 advogadas e advogados voluntários estão envolvidos na ação, reforçando o caráter social da advocacia. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio das Secretarias de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Mobilidade Urbana, e do Procon Municipal. A RPC é apoiadora da ação, ampliando ainda mais o impacto social.
“A Semana da Advocacia Participativa mostra a força da advocacia voluntária em defesa da população. Estamos prontos para ampliar o impacto desse trabalho e alcançar ainda mais pessoas”, concluiu o presidente da OAB Maringá.
Programação completa: oabmaringa.org.br
Comentários estão fechados.