Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A abertura oficial da Semana da Advocacia Participativa será realizada na próxima terça-feira, 12 de agosto, às 9h, no piso superior do Terminal Urbano de Maringá. A cerimônia marca o início de um dos maiores movimentos jurídico-sociais do interior do Paraná, promovido pela OAB Maringá.
Em sua terceira edição, o projeto, que inclusive é lei municipal (Lei nº 11.571/2022), e faz parte das ações comemorativas do Mês da Advocacia , mobilizará centenas de profissionais em uma grande força-tarefa voluntária pela cidadania e pelo acesso à justiça.
ORIENTAÇÕES JURÍDICAS

O ponto alto da programação será o mutirão de orientações jurídicas gratuitas à população, nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 19h, no Terminal Urbano . No entanto, a programação se estende de 11 a 15 de agosto, com uma série de iniciativas, como palestras em escolas, ações sociais, rodas de conversa, campanhas educativas e atividades de promoção dos direitos fundamentais.
Neste ano, a expectativa é superar as mais de 1.000 orientações realizadas na edição anterior. A ação contará com mais de 500 advogadas e advogados voluntários, organizados por quase 60 comissões temáticas da OAB Maringá, prontos para atuar gratuitamente em áreas como Direito Previdenciário, Família, Consumidor, Pessoa Idosa, Trânsito, entre outras.
ORIENTAÇÃO A IDOSOS
Um dos exemplos do impacto direto da Semana da Advocacia Participava é a continuidade de uma ação da OAB, que aconteceu na campanha Junho Violeta, com foco nas orientações a aposentados vítimas de fraudes no INSS , por meio das comissões de Direito da Pessoa Idosa e Direito Previdenciário.

O Terminal Urbano, escolhido estrategicamente por seu alto fluxo — mais de 30 mil pessoas circulam diariamente pelo local —, será transformado em um verdadeiro centro de cidadania e orientação jurídica.
A Semana da Advocacia Participativa também expande sua atuação territorial. Neste ano, o projeto chegará a outros municípios da região, como Paiçandu, que receberá o evento ainda em agosto.
“ A advocacia tem um papel social fundamental, e essa semana é uma oportunidade concreta de retribuirmos à sociedade o que exercemos em nossa missão profissional. É também uma forma da OAB cumprir, na prática, seu papel constitucional de promoção da justiça e da cidadania ”, destaca a advogada Caroline Arsiê Botion, coordenadora desta edição.
PROCON E SECRETARIAS
A iniciativa conta com a participação da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Assistência Social, Politica Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Mobilidade Urbana e do Procon Municipal, fortalecendo a parceria entre advocacia e poder público.
“ A Semana da Advocacia Participativa mostra a força da advocacia voluntária em defesa da população. Estamos prontos para ampliar o impacto desse trabalho e alcançar ainda mais pessoas ”, conclui o presidente da OAB Maringá, Pedro Henrique Souza.
Comentários estão fechados.