Projeto da OAB Maringá prepara mulheres advogadas para liderança e gestão de escritórios

A ELMA (Escola de Liderança da Mulher Advogada) busca fortalecer as competências técnicas, gerenciais e comportamentais das profissionais do direito.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Embora hoje sejam maioria na advocacia, as mulheres ainda enfrentam barreiras para alcançar posições de liderança e protagonismo na profissão. A constatação é do presidente da OAB Maringá, Pedro Henrique Souza, que tem buscado, por meio de iniciativas práticas, ampliar a presença e a voz das mulheres advogadas na estrutura da entidade e no mercado jurídico.

    Em entrevista ao podcast Ponto a Ponto, Pedro Henrique destacou o papel da ELMA – Escola de Liderança da Mulher Advogada, uma iniciativa da subseção maringaense que busca fortalecer as competências técnicas, gerenciais e comportamentais das profissionais do direito. “A mulher advogada é maioria na profissão, mas não tem ainda o mesmo protagonismo que o homem. A ELMA surgiu ao ouvirmos relatos de muitas dessas barreiras no dia a dia”, explica.

    Mais do que capacitar, o projeto visa criar consciência sobre a dinâmica desigual que ainda persiste na advocacia. Por isso, além de formar lideranças femininas, a proposta inclui envolver os homens nesse processo de compreensão e transformação. “Não basta apenas trazer as mulheres para dentro da advocacia. Em um segundo momento, é necessário trazer os homens para entender essa realidade”, afirma o presidente.

    Uma das ações concretas da ELMA é o programa Protagonize Mais, desenvolvido em parceria com o Sebrae. A iniciativa oferece cursos sobre temas como precificação de honorários, gestão de imagem, liderança, organização e administração de escritórios. A primeira turma conta com 80 advogadas e já existe fila de espera para novas edições.

    Segundo Pedro Henrique, a proposta é dar às mulheres ferramentas para exercer a advocacia com autonomia, segurança e visão estratégica. “É um trabalho que visa não só o fortalecimento individual, mas a transformação cultural da nossa profissão”, afirma.

    Veja muito mais na entrevista completa

    A discussão integra a entrevista completa concedida por Pedro Henrique Souza ao podcast Ponto a Ponto, gravado no V Mark Estúdio. Para ouvir mais sobre o projeto ELMA e outros temas que impactam a advocacia e a sociedade, acesse o episódio completo no portal do Maringá Post.

    Comentários estão fechados.