Pedro Henrique Souza é empossado presidente da OAB Maringá com compromisso de inclusão e defesa da advocacia

Assumindo com visão renovada, Pedro Henrique Souza propõe fortalecer a classe e ampliar a inclusão.

  • Tempo estimado de leitura: 7 minutos

    Pedro Henrique Souza tomou posse como presidente da OAB Maringá para o triênio 2025–2027, em uma cerimônia marcada por emoção e compromisso com a advocacia. Diante de um auditório repleto de advogados e autoridades, ele enfatizou: “A OAB não pertence a um grupo. A OAB Maringá é de toda a advocacia. Todos que quiserem trabalhar pela classe são bem-vindos, sem obstáculos ou barreiras”.

    A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e contou com a presença de representantes da OAB estadual, CAA/PR, conselheiros, presidentes de subseções, membros dos três poderes, além de instituições da sociedade civil e do meio acadêmico.

    54322147421 F69abc7c77 K
    Presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira.

    Nova diretoria e principais propostas

    Ao lado de Pedro Henrique, tomaram posse os demais membros da diretoria:

    • Vice-presidente: Sheyla Sousa Borges de Liz
    • Secretário-geral: Diego Marchiotti
    • Secretária-geral adjunta: Cristianne Ganem Kisner
    • Diretor-tesoureiro: Vinícius Secafen Mingati
    • Diretora de Prerrogativas: Liana Carla Gonçalves dos Santos
    • Diretor da Jovem Advocacia: Rafael Yamao
    • Diretoras de Comissões: Juliana Van Linschoten e Jéssica Venturin
    • Diretora de Relações Institucionais: Lira Machado
    • Delegada da Caixa de Assistência: Simone Costa Meister

    Em sua fala, Pedro Henrique Souza destacou a importância da união da advocacia e expressou sua gratidão a todos que contribuíram para sua trajetória. “Com o coração cheio de gratidão, ocupo essa tribuna. Emoção tamanha por honrar todos que foram suporte para tornar esta noite realidade. Gratidão ao grande amor da minha vida, Grasiele, minha fortaleza. Nos próximos três anos, os desafios serão ainda maiores, mas sem você e nossas crianças, nada faria sentido”, disse, lembrando de sua atuação na OAB Maringá, que já passou por diversos cargos, desde o Conselho de Ética e Disciplina a diretor-tesoureiro.

    54322375463 1ea531eca7 O


    O novo presidente também ressaltou seu compromisso em fortalecer a OAB como uma entidade independente, voltada exclusivamente aos interesses da advocacia e da sociedade. “A OAB não serve a partidos ou interesses políticos. O foco é sempre o que é melhor para a advocacia”.


    Entre as iniciativas para a gestão, Pedro destacou o projeto “Prerrogativas 360º“, que promete suporte imediato aos advogados, além do fortalecimento do diálogo com os poderes e instituições. Ele também citou outras propostas de grande importância para a advocacia, como a Trilha da Jovem Advocacia, projeto voltado à advocacia sênior, e a Escola de Liderança para as Mulheres Advogadas, dentre outras.


    Pedro Henrique reforçou ainda a importância do combate aos atrasos nos prazos processuais e a valorização dos honorários advocatícios. “Seremos intransigentes diante de qualquer ameaça às nossas garantias profissionais”, afirmou.

    O compromisso da nova diretoria

    A vice-presidente, Sheyla Sousa Borges de Liz, reforçou o compromisso da nova gestão com a inclusão e a representação plural da classe. “Hoje é dia de celebração e compromisso. A advocacia forte é aquela que valoriza talentos. Precisamos de voz, presença e ação, com portas abertas para todos os advogados e advogadas”, destacou.

    54322562695 7d1778d09f O
    Vice-presidente da OAB Maringá, Sheyla Sousa Borges de Liz.

    O legado de Eder Fabrilo Rosa

    Ao transmitir o cargo, o ex-presidente Eder Fabrilo Rosa destacou os avanços de sua gestão, como o fortalecimento da jovem advocacia, a ampliação das comissões temáticas e a representação da OAB Maringá em mais de 40 conselhos municipais. Também citou a criação do Espaço OAB 360º, o lançamento de uma websérie sobre a história da advocacia local e a implantação de um museu.

    54322148166 Fe3d225e6e O

    Reconhecimento e apoio da OAB Paraná

    Encerrando a solenidade, Luiz Fernando Casagrande Pereira celebrou conquistas recentes da advocacia, como a suspensão da Resolução 591 do CNJ, que restringia a sustentação oral nos tribunais. Ele também destacou a OAB Maringá como referência, sendo a subseção que mais aprovou projetos no PROEX.

    A posse contou com a presença de diversas autoridades jurídicas, políticas e empresariais, reforçando a relevância da OAB Maringá no cenário estadual.

    A nova gestão assume com o compromisso de fortalecer a advocacia, ampliar a inclusão e atuar de forma independente, defendendo, apoiando e transformando a classe.

    Comentários estão fechados.