As eleições para definir as diretorias da seccional e das subseções da OAB para o triênio 2025/2027 acontecerão no dia 22 de novembro de 2024, uma sexta-feira. A votação será realizada por meio de plataforma digital, das 9h às 17h. Conforme o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), o Regulamento Geral da Ordem e o Provimento 222/2023 do Conselho Federal da OAB, estão convocados a participar todos os advogados e advogadas inscritos na seccional do Paraná, com inscrições ativas e adimplentes com suas obrigações financeiras.
O Maringá Post, atento à importância do processo democrático na OAB, disponibilizará espaço para que todas as chapas inscritas possam apresentar suas propostas e prioridades, oferecendo aos leitores uma visão completa das intenções de cada grupo e reforçando o compromisso com a pluralidade de ideias e a valorização da advocacia local.
Chapa Pela Ordem
“No próximo dia 22 de novembro haverá eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção de Maringá, em um processo democrático crucial para o futuro da advocacia. Há em disputa a manutenção do grupo e do conceito da situação, que governa por mais de 30 anos dos últimos 40, e novos movimentos que visam mudar a mentalidade da categoria profissional, para pôr fim ao atual palco de promoção de interesses econômicos, ideologias políticas e ambições, que fez perder completamente o contato com a realidade da profissão. A chapa PELA ORDEM representa esse movimento de ruptura reformista.
A Ordem dos Advogados do Brasil deixou de cumprir seus objetivos como entidade de classe profissional e ética, deixou de zelar pelo bem-estar do advogado e passou a navegar em águas que não são favoráveis aos interesses da advocacia. A advocacia enfrenta um mar de incertezas jurídicas, restrições econômicas e desgaste social sem qualquer amparo representativo.
A entidade não é mais a guardiã das prerrogativas e da ordem jurídica. Advogados têm que rastejar em fóruns, delegacias, cartórios e outras repartições públicas para defender seus direitos.
Por isso a OAB precisa, urgentemente, olhar para diferentes perfis de advogados, dos prestigiados aos desacreditados. Deve olhar para o advogado que está começando e preocupado com o futuro de um mercado de trabalho hostil aos mais jovens; deve atender à mulher advogada gestante e lactante, que precisa cumprir prazos enquanto provê seus filhos. Enfim, há muitos desamparados em uma carreira que vem em sinal de alerta desde há muito tempo.
Os advogados precisam de uma ORDEM que lhes acolha.
Motivos para que a PELA ORDEM disputa essa eleição.
A pluralidade de candidaturas possibilita que os advogados tenham a opção de escolher, incentivando uma renovação democrática dentro da OAB e recuperando sua representação efetiva.
A chapa PELA ORDEM vem para ser uma alternativa de mudança e transformação de uma entidade de classe que de fato pense no advogado, que promova pluralidade de ideias e propostas que realmente atendam às necessidades de todos os advogados, e que oferece a possibilidade de inovação, renovando práticas institucionais e trazendo novos rostos e ideias ao cenário da advocacia.
Desafios atuais da Advocacia.
A OAB precisa acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas que afetam a atividade jurídica. A PELA ORDEM propõe propostas que contemplem esses aspectos, como capacitação em novas tecnologias, fiscalização do exercício ilegal da profissão e medidas para auxiliar psicológico dos advogados.
A chapa tem como foco os desafios atuais da advocacia, como a digitalização dos procedimentos e a necessidade de especialização. Ela ajuda a preparar a classe para um futuro cada vez mais digital e competitivo, capacitando o advogado em seu lado empreendedor e fornecendo suporte para melhorar sua saúde mental e motivação.
Transparência e Ética.
A PELA ORDEM está comprometida com a transparência e a ética dentro da OAB, colocando em prática medidas para democratizar decisões, como a possibilidade do advogado saber, por meio de relatórios mensais, os gastos da entidade.
Veja algumas das propostas da chapa:
PROPOSTAS
1 – OBSERVATÓRIO LEGAL
Uma comissão será formada para monitorar as portarias emitidas pelos juízes de todas as varas da subseção, identificando e analisando aquelas que possam prejudicar o exercício da advocacia ou violar a legislação vigente.
As portarias consideradas prejudiciais para a advocacia serão encaminhadas para as diretorias pertinentes, para a adoção de medidas efetivas.
2 – CAFÉ COM A DIRETORIA
Para que a OAB esteja mais próxima do advogado, todas as sextas-feiras, das 8h30 às 11h30, um membro da diretoria estará disponível para atendimento. esta é uma oportunidade para que o advogado possa tirar dúvidas, apresentar sugestões ou projetos que possam beneficiar a advocacia em nossa região.
3 – PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E ACELERAÇÃO DA ADVOCACIA
Criar um programa que ofereça ao advogado conhecimento jurídico na área dos negócios e estimular sua capacitação por meio de parcerias que oportunizem a participação em cursos, workshops, consultorias em gestão, marketing, fidelização de clientes, precificação de serviços e outros ramos. além disso, será instituído um programa de incentivo e desenvolvimento da advocacia digital, com a utilização de inteligência artificial (IA) e a automação de processos.
4 – PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Disponibilizar mensalmente as despesas da OAB subseção Maringá em seu site, para que o advogado saiba qual o destino dos valores arrecadados pela subseção.
5 – SUPORTE PSICOLÓGICO VIA TELEFONE E ONLINE
Possibilitar um apoio psicológico, por meio de um canal direto e acessível, via telefone, garantindo que o advogado possa receber orientações em momentos críticos, mediante sessões curtas e disponíveis em horários flexíveis. o atendimento será gratuito ou com custos acessíveis, garantindo que todos os advogados possam usufruir.
6 – PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA ADVOCACIA
Criar um prêmio anual para destacar os trabalhos diferenciados dos advogados em áreas como inovação jurídica, compromisso social e excelência profissional, que serão avaliados por uma comissão julgadora especializada, valorizando e fortalecendo a colaboração e a excelência da advocacia local.
7 – SOS PRERROGATIVAS
Desenvolver um mecanismo emergencial que permitirá acionar a diretoria de prerrogativas de forma imediata. será um canal digital que possibilitará a comunicação de violações e o registro de queixas, além de manter um banco de dados atualizado sobre ocorrências recorrentes.
8 – DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO E RELACIONAMENTO
Criar uma diretoria com a função de fortalecer o relacionamento entre advogados, órgãos públicos e outras entidades relevantes, atuando de forma decisiva para reduzir conflitos e melhorar a interação da classe com essas instituições, buscando o respeito às prerrogativas e às garantias da advocacia.
9 – CONCILIA OAB
Aplicar um programa que vise proporcionar uma solução pacífica e preventiva para conflitos entre advogados e clientes, mediante uma “câmara de mediação”, buscando evitar a judicialização, fomentando o diálogo e propondo soluções rápidas. visa assim, fortalecer a confiança entre advogados e clientes, e assegurar que questões possam ser tratadas com sensibilidade e eficácia, e sem burocracias
10 – NOVA ESCOLA DA ADVOCACIA MARINGAENSE
incrementar a atual escola com a oferta de cursos gratuitos e presenciais em áreas ainda deficitárias, como a de manuseio de processos eletrônicos, além de fortalecer a residência jurídica de advogados juniores por meio de parcerias com instituições de ensino, contando com apoio contínuo via acompanhamento profissional.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA
Nome Cargo
ANGÉLICA CARNOVALE MARÇOLA Presidente
RHOGER MARTIN RODRIGUES SILVA Vice-Presidente
KAREN FIGUEIREDO JOBIM Secretária-Geral
LIZETH SANDRA FERREIRA DETROS Secretária-Geral Adjunto
RENAN HIROMI FUNAI RODRIGUES Tesoureiro
LUCIANO MAZETO BARBOSA Diretor de Prerrogativas
ALANA GAZOLI Conselheira Titular
ALLAN DEMETRIO DA SILVA Conselheiro Titular
BRUNO GIMENES DI LASCIO Conselheiro Titular
CARLOS OLIVEIRA ALENCAR JUNIOR Conselheiro Titular
EURIANE LETIERI FERREIRA Conselheira Titular
FABRIZIA ANGELICA BONATTO LONCHIATI Conselheira Titular
FRANCISLEIDI DE FÁTIMA MOURA NIGRA Conselheira Titular
JAIRO CESAR BATISTA DE MELO Conselheiro Titular
MARCELA VIRGINIA THOMAZ Conselheira Titular
MÁRIO MÁRCIO SOUZA DA COSTA MOURA FILHO Conselheiro Titular
MATHEUS MORENO COLEONI Conselheiro Titular
NARGILA BERTOLINO MEDORI Conselheira Titular
PEDRO HENRIQUE TEIXEIRA Conselheiro Titular
RODRIGO CÉSAR DE BRANCO COSTA Conselheiro Titular
ROSELI BORIN Conselheira Titular
TEREZINHA MARCOLINO PERIN Conselheira Titular
THAIS REGINA OSSUCCI CONEGLIAN Conselheira Titular
THALES DE SÃO JOSÉ SANDOVAL Conselheiro Titular
ALAN HENRIQUE FERREIRA Conselheiro Suplente
ALCIDES MARTINHAGO JUNIOR Conselheiro Suplente
ALLINE MARTINS DE MELLO Conselheira Suplente
ALLMIRYANN VITTORIA SILVA AQUINO Conselheiro Suplente
CAIRO AUGUSTO LUIZÃO DA SILVA Conselheiro Suplente
CARLOS ALEXANDRE GRANZOTTI Conselheiro Suplente
CLAUDINEI LAGUNA MARTINS Conselheiro Suplente
DIOGO RAMOS Conselheiro Suplente
EUNICE DE ALMEIDA VIEIRA Conselheira Suplente
GILSON HALCHUK DOS SANTOS Conselheiro Suplente
KLEBER EDUARDO MEN Conselheiro Suplente
LAILA CAROLINE FRANKLIN VIVIAN Conselheira Suplente
LARISSA MILENA GUILHEN MAGALHÃES Conselheira Suplente
MARCOS FELIPE OLIVEIRA ALVES Conselheiro Suplente
NAYANE HOFFMANN RIBEIRO Conselheira Suplente
PAULA KARENA FELICE DE SALES Conselheira Suplente
PAULO HENRIQUE BRUNELO MIGUEL Conselheiro Suplente
PAULO RICARDO SHUDO ANSELMO Conselheiro Suplente
RAIANE BARELA FEBRAIO Conselheira Suplente
RODRIGO NOBRE DA COSTA Conselheiro Suplente
RUBIA RONCOLATO DA SILVA Conselheira Suplente
SANDRA MARA D` AGOSTINI OLIVEIRA Conselheira Suplente
TALITTA LORENA CARVALHO CICHOCKI Conselheira Suplente
Os advogados da luta diária que se empenham sozinhos contra os obstáculos da profissão rejeitam o modelo atual de administração, repleto de confrarias inúteis, jantares luxuosos, poses palacianas, sorrisos ocasionais e discursos superficiais.
A partir da insatisfação e da dura realidade, surge a chapa “PELA ORDEM”, que representa o verdadeiro sentimento de pertencimento, para ouvir, agir e honrar os advogados da região de Maringá.
Vamos juntos reconstruir uma OAB para uma advocacia de verdade!”
Comentários estão fechados.