Tempo estimado de leitura: 7 minutos
O mercado de publicidade externa — as chamadas mídias out of home (OOH) — tem retomado posição de destaque entre os maiores investimentos publicitários no Brasil: segundo o último relatório do Cenp-Meios, a modalidade fica atrás apenas dos investimentos em TV aberta e internet. A pesquisa confirma o impacto do OOH no consumo, apontando que 68% das pessoas que visualizaram anúncios nesse formato já compraram ou pesquisaram sobre um produto anunciado.
Esse avanço tem sido pautado pela transição dos meios analógicos, como outdoors e banners, para meios digitais, que proporcionam maior dinamicidade às peças publicitárias. Em vez de uma imagem estática, a veiculação de vídeos e imagens em movimento tem chamado mais a atenção de marcas e consumidores.
Nesse sentido, as inovações e a diversificação de formatos são fatores que qualificam e desenvolvem ainda mais essa importante modalidade de comunicação e publicidade.

Em Maringá, a empresa Triunfo OOH, especialista em mídias externas, tem liderado as tendências de inovação com novos formatos que aliam tecnologia e posicionamento em locais estratégicos.
Telas em elevadores, bares e academias
Desde 2019, a Triunfo é pioneira na presença OOH em elevadores de edifícios comerciais e empresariais em Maringá. Essas telas veiculam vídeos ou imagens de até 10 segundos e impactam o público dos edifícios em seus trajetos diários.
De acordo com João Rafael Garcia, sócio-proprietário da Triunfo, uma das principais vantagens das telas em edifícios comerciais é a segmentação de público-alvo. Segundo o especialista, o formato é ideal para marcas que queiram dialogar com o público corporativo — mas não apenas.
Ele explica ainda que a Triunfo realiza estudos de mercado que definem e mensuram o perfil empresarial dos edifícios, sendo possível identificar potencial para empresas de diferentes áreas, como saúde, mercado imobiliário e serviços.
“Para uma empresa que oferece catering e coffee breaks, por exemplo, estar presente nesses ambientes pode ser um grande diferencial para a lembrança de marca e para despertar o desejo de consumo […] Isso vale também para uma série de outros segmentos”, explica.
As telas publicitárias em elevadores comerciais da Triunfo OOH já estão em quatro edifícios de Maringá: no Átrium Centro Empresarial, no Le Monde, no Edifício Três Marias e no Edifício Atalaia. Ainda de acordo com a Triunfo, alguns desses edifícios chegam a ter um fluxo diário superior a 3 mil pessoas.
O projeto de expansão da Triunfo levou também a uma parceria com o bar e restaurante Cachaçaria Água Doce, que conta com televisões corporativas da marca. Instaladas de forma discreta no ambiente interno do bar, as telas veiculam mensagens que impactam os frequentadores durante um tempo maior de permanência e, portanto, de contato com o consumidor.
“As telas na Cachaçaria Água Doce já renderam bons negócios entre empresários que frequentam o local […] São também um excelente formato para reforçar a lembrança de marca, uma vez que impactam repetidamente as pessoas que estão naquele ambiente de forma sutil”, explica.
Mas a grande novidade que a Triunfo apresentou ao mercado em 2024 foi a Estação Acqua OOH — bebedouro de água gelada e natural equipado com tela de vídeo. As estações foram desenvolvidas em uma parceria com a empresa Acqua Gelata, especialista em soluções para bebedouros.
A Estação Acqua OOH consiste em uma estrutura metálica de coloração preta. Projetada com um design moderno e arrojado, ela passou a integrar o espaço interno de academias da cidade.
Atualmente, são 12 academias em Maringá que contam com a inovação, que tem sido bem recebida por proprietários e frequentadores.
Na Ingá-Pool, por exemplo, o equipamento já faz parte da rotina:
“É sensacional! Além da funcionalidade prática do bebedouro, podemos divulgar nossas aulas, estrutura e até permitir que os próprios alunos anunciem suas empresas. O bebedouro agrega valor ao nosso espaço e ao trabalho que realizamos aqui”, destaca Thays Pesarini, proprietária da academia.
Keila Lúcia Neves da Silva, secretária da Ingá-Pool, também nota a repercussão entre os frequentadores:
“As crianças, os pais e até empresários comentam sobre o bebedouro. Ele chama atenção pela novidade e tem recebido muitos elogios, especialmente pela água gelada e pela praticidade. É rápido e funcional.”
Estrategicamente posicionadas, as telas em academias também promovem uma segmentação precisa de público-alvo. João Rafael explica que a Triunfo mapeia desde o ticket médio de cada academia até as modalidades esportivas oferecidas por elas, de forma a otimizar ainda mais a comunicação de marcas relacionadas à qualidade de vida, esportes, saúde, alimentação saudável e muitas outras áreas.
“As telas em academias também têm a vantagem de impactar o consumidor durante um período de tempo maior, quando ele se exercita, faz planos e é encorajado a buscar alternativas de consumo saudáveis […] Para empresas relacionadas ao esporte e à saúde, principalmente, é uma oportunidade imperdível de estar no lugar certo, na hora certa.”
Digitalização da publicidade no espaço urbano
Além desses produtos inovadores, a Triunfo mantém oito painéis de LED localizados em avenidas estratégicas da cidade — além de um megabanner em Maringá e outro em Porto Rico (PR).
Os painéis representam a transição tecnológica da publicidade no espaço urbano, que cada vez mais abandona formatos antigos em favor de novas soluções digitais.
João afirma que, por mais que os investimentos em publicidade nas redes sociais estejam em alta, as marcas bem-sucedidas são as que investem em múltiplas estratégias de comunicação com seu público. Para ele, a relevância da publicidade OOH se mantém por uma série de fatores:
“Primeiro, ter presença OOH é estar presente na cidade. É algo que ativa constantemente a lembrança de marca e comunica autoridade e legitimidade. Não é qualquer empresa que pode estar nessa posição de destaque. Outro fator é a comunicação eficaz com públicos diversos: é preciso lembrar que a publicidade digital pode ser facilmente burlada com bloqueadores de anúncios e é constantemente ignorada, enquanto a publicidade OOH se mantém firme ao longo do tempo e é capaz de se comunicar com públicos que não acessam aparelhos eletrônicos e internet […]”, explica.








As grandes marcas têm percebido isso e investido em estratégias criativas que ocupam o espaço urbano e se comunicam de maneira íntima com seus públicos. Reflexo desse fenômeno são os resultados da pesquisa do Cenp-Meios, que estima um montante de R$ 5,5 bilhões no mercado OOH brasileiro apenas em 2024.
Empresas como a Triunfo têm aproveitado esse cenário e proposto novos formatos, novas estratégias e novas formas de gerar valor para o ecossistema como um todo, beneficiando empresas e consumidores com comunicações cada vez mais assertivas e relevantes.
Se você se interessou e quer conhecer melhor o trabalho da Triunfo OOH, visite o Instagram ou entre em contato.
TRIUNFO OOH
WhatsApp: (44) 9 9144-4466
Instagram: @triunfomediaooh
Comentários estão fechados.