Tempo estimado de leitura: 8 minutos
ESPECIAL DIA DO CAFÉ – No Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, o Maringá Post homenageia este produto que faz parte da história do país e se tornou inseparável da rotina dos brasileiros.
Além de ser o maior produtor de café do mundo, o Brasil é também um dos maiores consumidores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico, em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas, aponta que 97% da população brasileira consome café, sendo que 30% dessas pessoas tomam até seis xícaras por dia.
Em Maringá, a importância do café é refletida na quantidade de cafeterias e bistrôs que fazem parte da paisagem urbana da cidade, com estabelecimentos tradicionais, abertos há décadas, e outros que inovam na forma de prestigiar e promover experiências em torno do produto.
O Café Tamura, que teve a loja física inaugurada em 2023, representa essa potência local, com uma história que iniciou há quase 100 anos, com a chegada de imigrantes japoneses ao Brasil, que vieram trabalhar nas plantações e cafezais que impulsionam a economia do país.
Hoje, Michael Tamura, a quarta geração, está à frente dos negócios da família e busca expandir ainda mais o seu protagonismo na economia do café. Na loja, que representa uma terceira etapa no ciclo de produção, industrialização e comercialização do café, todos os elementos, desde a arquitetura, o mobiliário, o cardápio e até a música ambiente, foram pensados para promover uma experiência imersiva e completa em torno do produto.
História
A história começa na década de 1930, com os imigrantes japoneses Yoshijiro Tamura e Miyo Moriguchi, recém-chegados ao Brasil. Trabalhador da lavoura, Yoshijiro iniciou o cultivo próprio de café no estado de São Paulo, paralelamente ao plantio de algodão e arroz. Na época, o foco era a produção agrícola e a venda de sacas de café.


Seu filho, Luiz Tamura, deu continuidade ao legado da família. Após a geada de 1975, que impactou fortemente a agricultura no Paraná, ele fundou a Fazenda Umuarama, localizada em Romaria-MG, na região do Cerrado Mineiro, onde permanece em operação até hoje. Sob gestão da Tamura Alimentos, a fazenda se especializou na produção de cafés especiais, a mais alta classificação de qualidade dos grãos no mercado.
Com a terceira geração, representada por Rui Tamura, os negócios ganharam novo impulso, abraçando a industrialização e o beneficiamento do café. Rui percebeu que o café de alta qualidade, até então voltado sobretudo para exportação, ainda era pouco acessível no mercado interno. A partir dessa visão, investiu em torrefação e embalagem, dando origem ao Café Tamura. Até hoje, Rui é o responsável pela operação da Fazenda Umuarama.
Michael Tamura, publicitário e empresário, filho de seu Rui, assumiu a direção comercial do grupo em 2010. Foi o responsável pelo reposicionamento da Tamura Alimentos e da marca Café Tamura. O trabalho envolveu o rebranding da identidade visual e a conquista de novos mercados. Atualmente, o Café Tamura é comercializado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse processo culminou na abertura da loja física do Café Tamura, em 2023.
A experiência Café Tamura
Inaugurada como sede física do Café Tamura, a cafeteria localizada na Rua Rodrigo Silva, 140, foi concebida para proporcionar momentos, conexões e experiências para os amantes do café.

Pensada nos mínimos detalhes, a loja é fruto de um processo longo de estudo e planejamento que envolveu diversos profissionais, desde a arquitetura do espaço até a identidade sonora. As etapas de idealização e construção foram registradas em uma série documental disponível no YouTube, que destaca a contribuição técnica e sensível de cada envolvido.
A identidade visual da marca, contemplando logo, tipografia e design, é assinada pelo estúdio DZ9, de Maringá. Com inspiração na tradição da família, a proposta visual busca comunicar essa nova fase da marca, valorizando características artesanais, sensoriais e intensas. A paleta de cores e a iconografia reforçam essa essência.
Já a arquitetura da loja e a ambientação interna, que combinam paisagismo exuberante com espaços abertos e fechados, foram criadas para estimular a permanência do público. As mesas são diferentes entre si, mas transmitem uma sensação de conforto e aconchego que dá vontade de passar horas no café.
A identidade da marca e a experiência do cliente são pensadas em detalhes como os uniformes da equipe e a música ambiente. A trilha sonora é curada pelo DJ e especialista em music branding Josley Barbosa, e expressa as influências étnicas do café ao redor do mundo. Há uma programação musical específica para cada momento do dia, com uma vibe calma e espirituosa pela manhã, animada pela tarde e de tranquilidade para o início da noite.
O cardápio recebe a mesma atenção, com curadoria da consultora Silvia Marcussu. A proposta valoriza a harmonização entre cafés e pratos, com destaque para ingredientes locais e referências à tradição japonesa. Elementos como missô e matchá protagonizam surpresas gastronômicas, assim como os cafés especiais, que podem conter até mesmo notas de manjericão. O cardápio é sazonal, com foco em frutas da estação e em fornecedores da região. Também contempla opções vegetarianas e para restrições alimentares.


No Café Tamura, cada elemento transmite a essência de uma história construída por gerações dedicadas ao cultivo do café, somada ao trabalho cuidadoso de profissionais que imprimiram ali sua identidade e sensibilidade. É difícil passar pelo espaço sem se encantar com o nível de detalhamento em cada escolha, da arquitetura ao cardápio, da música ao atendimento. O resultado é uma experiência imersiva e sensível, que transforma o Café Tamura em um monumento da tradição do café.
Café Tamura
Endereço: R. Rodrigo Silva, 140 – Zona 04, Maringá – PR.
Horários: de terça a domingo das 9h às 19h.
Instagram: @cafetamura
Comentários estão fechados.