Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Mercearia Paraná, conhecida por muitos como o “bar da Tia”, participa pela primeira vez do concurso Comida di Buteco com o petisco Espetinho de Lombo de Porco com Geleia de Abacaxi e Pimenta, acompanhado da farofa da casa.
Quem explica é Angelita Mattos, proprietária do bar desde 2009.
“Nosso carro-chefe sempre foi o espetinho. Inclusive, não temos cozinha, e eu relutei em participar do concurso por conta disso. Mas com o incentivo do pessoal, decidimos inscrever nosso espetinho de lombo de porco, que é uma carne mais rara nesse tipo de preparo.
Incrementamos com uma geleia de abacaxi com pimenta e a farofa frita tradicional da mercearia. Convidei alguns amigos mais entendidos de churrasco, fizemos uma degustação e eles aprovaram. Depois chamei o rapaz do açougue, que também gostou da combinação. Aí batemos o martelo nesse espeto.”
A Mercearia é um ponto tradicional da Zona 7, em Maringá, localizada próxima à UEM e no trajeto dos estudantes da Uningá que voltam pela Avenida Colombo. Segundo Angelita, o público universitário foi conquistado aos poucos.
“Primeiro vieram os alunos de Agronomia, depois começaram a chegar estudantes de Medicina, Zootecnia, Direito, os alunos de Odontologia da Uningá… Hoje o público é bastante diversificado. Temos uma clientela fiel, que hoje são advogados, doutores, e até alguns professores universitários.”
Angelita é quem administra o bar no dia a dia e conta que, ao assumir o negócio, a mercearia tornou-se a base de sustento da família.
“Desde 1989, a Mercearia era do meu ex-marido. Com a separação, em 2009, assumi sozinha o negócio, que acabou compensando pensão e outras coisas. Se quebrasse, nós passaríamos fome. Se desse certo, o mérito seria nosso. Foi mais ou menos assim”, relembra.
Com o trabalho no bar, ela criou e formou dois filhos: uma zootecnista e um engenheiro mecânico.
E a história da Tia? Angelita conta que foi uma situação curiosa que deu início ao legado do “Bar da Tia”:
“Um dia, uma estudante de Comunicação pediu pra conversar comigo. Deixei minha filha no balcão e fui com ela até o fundo da mercearia. Ela chorou, desabafou… A gente acolhe, né? Dá aquele colo de mãe. No fim, ela perguntou se podia me chamar de Tia. E ali começou o legado do bar da Tia.”
Para quem deseja conhecer a Mercearia Paraná, o endereço é na esquina da Rua Osvaldo Cruz com a Rua Marquês de Abrantes, na Zona 7 (veja no mapa). O ambiente é simples e acolhedor, um boteco raiz para beber uma cerveja sempre gelada e provar um espetinho bem feito.
Horário de funcionamento da Mercearia Paraná
- Segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 12h e das 14h20 às 22h - Sábado
Das 7h30 às 16h - Domingos e feriados
Fechado
Comentários estão fechados.