A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, jejum e penitência para os cristãos. Entre as práticas mais tradicionais, está a abstinência de carne vermelha, especialmente às sextas-feiras, como um gesto simbólico de sacrifício e preparação espiritual.
Mas isso não significa abrir mão de refeições nutritivas, saborosas e equilibradas. O Maringá Post conversou com o empresário Michael Tamura, destaque no ramo alimentício da cidade, que indicou alternativas para quem deseja evitar a carne vermelha.
“Nessa época, quem evita a carne vermelha precisa manter o equilíbrio nutricional das refeições. Ingredientes como peixes, queijos e cogumelos são excelentes substitutos proteicos”, afirma o empresário.
Além disso, são versáteis e se adaptam a diferentes preparos, encaixando-se bem em qualquer refeição, do café da manhã reforçado ao almoço e jantar.
Salmão Gravlax
O salmão curado é uma escolha sofisticada e muito comum durante a Quaresma. Rico em ômega-3, ele contribui para a saúde do coração e tem propriedades anti-inflamatórias. Para um bom preparo, é essencial respeitar o tempo de cura e utilizar ingredientes frescos, com todo o cuidado para atingir o ponto e textura ideais. Uma dica é servir com torradas ou pão de fermentação natural para equilibrar os sabores.
No Café Tamura, ele aparece em dois pratos: o Blini de Salmão Gravlax e o Toast de Salmão Gravlax, ambos leves e ideais para a ocasião. Neste preparo, o salmão fresco é envolto em açúcar mascavo, sal, especiarias e endro dill. Após alguns dias de cura o salmão está pronto para ser fatiado e servido como uma opção leve e cheia de sabores.


Na toast de Salmão Gravlax o pão italiano é coberto por um sour cream e picles de abobrinha feito na casa, que adiciona um agridoce ao prato. A finalização inclui salmão, raspas de limão siciliano e endro dill.
Já as Blinis são panquecas russas, mais leves que as americanas, servidas com sour cream e salmão gravlax, finalizadas com endro dill.
Frango Teriyaki
Embora algumas pessoas eliminem todas as carnes da dieta durante a Quaresma, outras optam por substituir a carne vermelha pelas brancas. O Frango Teriyaki, prato típico japonês, é uma ótima opção de almoço e pode ser uma alternativa saborosa para variar o cardápio nesse período.
No Café Tamura, o Frango Teriyaki é acompanhado de gohan (arroz japonês sem tempero), furikake (condimento seco à base de peixes, gergelim e algas, muito utilizado para realçar o sabor do arroz) e legumes grelhados. O molho teriyaki traz um agridoce agradável ao prato, resultado da mistura de shoyu, saquê e gengibre. Essa combinação faz com que o prato seja um dos queridinhos do Café, mesmo em épocas tradicionais, por ser uma opção leve e rica em umami.
Cogumelos
Os cogumelos são uma alternativa versátil e nutritiva para quem busca reduzir ou substituir o consumo de carne. Além de serem ricos em proteínas, contêm vitaminas do complexo B, selênio e antioxidantes, que contribuem para a imunidade e o bom funcionamento do metabolismo. Outro ponto interessante é o umami natural dos cogumelos, o quinto sabor básico, que intensifica o gosto dos pratos sem a necessidade de temperos artificiais.


No Café Tamura, o cogumelo figura no Shimeji Agridoce, servido no almoço acompanhado de gohan (arroz japonês sem tempero), furikake (condimento seco à base de peixes, gergelim e algas) e legumes grelhados, assim como o Frango Teriyaki. Para o brunch, há duas opções: o Brunch de Cogumelos, que combina ovos, salada de rúcula, tomate cereja confitado e mussarela de búfala, e a Toast de Cogumelos, preparada com uma fatia de pão italiano, homus de grão-de-bico, shimeji agridoce, tomate confitado e temperos da casa. Ambas são ótimas pedidas para começar o dia acompanhadas de um bom café ou suco de laranja.
Queijos
Também considerados uma fonte de proteínas, os queijos são uma alternativa saborosa às carnes vermelhas e se adequam perfeitamente a qualquer momento do dia.
No Café Tamura, o Brunch Queijudo traz um creme de queijo meia cura premiado da Queijaria Lita (produtora local de Paranavaí), acompanhado de ovo cozido com tapenade de cogumelo trufado e fatias de shokupan (pão de leite japonês), perfeito para “chuchar” no creme de queijos, no estilo fondue.

Outra opção é o Queijo Quente da Casa, preparado com uma seleção especial de mussarela, queijo prato, catupiry e finalizado com uma crosta crocante de parmesão que envolve o pão italiano. O prato é servido com molho artesanal de tomate e pimentões vermelhos tostados.

Bowls de Frutas
Leves e refrescantes, os bowls de frutas são ideais para o café da manhã, um lanche à tarde ou jantares mais leves. Já experimentou congelar as frutas e transformá-las em uma espécie de sorbet? São uma ótima opção para os dias quentes da nossa cidade.
No Café Tamura, a dica são os bowls de Creme de Amora, preparado com leite de aveia e banana congelada e Creme de Mamão, feito com mamão, banana congelada e iogurte grego. Todos os bowls são servidos com granola caseira feita na casa e um mix de frutas da estação.


E você, ajustou sua dieta durante a Quaresma? Com essas sugestões, fica fácil montar um cronograma gastronômico equilibrado e saboroso. Não deixe de visitar o Café Tamura e explorar as diversas opções do cardápio, repleto de pratos sofisticados, pensados com carinho por quem está há mais de uma década no mercado gastronômico.
O Café Tamura está localizado na R. Rodrigo Silva, 140 – Zona 04, aberto de terça a domingo, das 9h às 19h.
Quem deseja saborear uma experiência diferenciada sem sair de casa, pode aproveitar o serviço de delivery pelo Menu clicando aqui.
Siga o Café Tamura no Instagram para ficar por dentro das novidades: @cafetamura.
Comentários estão fechados.