O Beach Tennis conquistou Maringá unindo esporte e qualidade de vida

A 518 km do litoral, Maringá tem se tornado uma referência no esporte de areia. A história do Beach Tennis na cidade passa por pioneiros como o treinador Marco Roza, que trouxe a modalidade para cá em 2012 e foi peça-chave no seu desenvolvimento.

  • Você provavelmente já ouviu falar do beach tennis. Seja pelas quadras espalhadas pela cidade, memes nas redes sociais ou influenciadores se divertindo com raquetes, o esporte vem ganhando espaço, inclusive em cidades a centenas de quilômetros do litoral, atraindo uma legião de praticantes no Brasil e no mundo.

    Enquanto em 2021 cerca de 400 mil brasileiros jogavam beach tennis, esse número chegou a impressionantes 1,2 milhão em 2024, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis. Um aumento de 200% que reflete o potencial de crescimento do esporte.

    Praticado ao ar livre, em pequenos grupos e com pouco contato físico, o beach tennis rapidamente se tornou uma opção segura e agradável durante a pandemia de covid-19. “Reunia tudo o que as pessoas buscavam na época: sol, areia e uma forma divertida de se exercitar”, explica Marco Roza, treinador e pioneiro do esporte em Maringá.

    Benefícios à saúde e socialização

    O beach tennis é uma atividade que mistura esporte e lazer de maneira descontraída. Além de ser um ótimo exercício físico, ajudando a melhorar a resistência, a coordenação e a força, ele também é uma excelente oportunidade de socialização. A prática do esporte acontece geralmente em grupo, o que facilita a interação entre as pessoas e a criação de novas amizades.

    Para muitas famílias, o esporte se tornou uma oportunidade de convivência e lazer. “O beach tennis permite que maridos, esposas, pais e filhos joguem juntos, criando uma dinâmica muito positiva”, comenta Marco Roza. Jaqueline Reghin, mãe de Fernanda (12) e Isadora (9), destaca como o esporte transformou suas férias: “Foi uma ocupação saudável e cheia de interação. Salvou nossas férias.”

    Além do aspecto social, os benefícios físicos também atraem os praticantes. Os jogadores podem queimar até cerca de 700 calorias durante um jogo de maior duração. “É a forma mais divertida e prazerosa de perder peso”, afirma Marco Roza. “No Beach Tennis, o tempo passa rápido porque ficamos concentrados na bolinha, esquecendo de todo o restante. Você emagrece enquanto se diverte com os pés na areia, descarrega o estresse, faz novas amizades e ainda aproveita a vitamina D do sol.”

    A História do Beach Tennis em Maringá

    A 518 quilômetros da praia mais próxima, Maringá não parecia ter os ingredientes necessários para prosperar no esporte de areia. Mas o Beach Tennis encontrou terreno fértil na cidade, que hoje conta com mais de 100 quadras disponíveis para prática e reservas. O ponto de partida dessa trajetória foi dado por  Marco Roza, que trouxe o esporte para a região em 2012.

    “Quando cheguei a Maringá, ninguém praticava beach tennis. Vim de Niterói e coloquei como missão introduzir o esporte na cidade”, relembra Marco. Determinado, ele deu os primeiros passos pedindo a um amigo do Rio de Janeiro que enviasse raquetes, redes e postes móveis. Foi em um evento no Facebook sobre um esporte similar que Marco conheceu Giovanni Lippi, parceiro das primeiras partidas em Maringá. Com apenas duas raquetes, Marco e Giovanni jogaram um contra o outro, depois convidaram as esposas para participar e, assim, começaram a popularizar a modalidade.

    Em postagem no Facebook, com data de 18 de setembro de 2012, Marco Roza anunciava que levaria o Beach Tennis a Maringá-PR.

    Inicialmente, o beach tennis atraiu curiosos. Marco organizava os encontros por meio de redes sociais e convidava quem passava pelas praças da cidade para experimentar o esporte. Um evento importante foi a primeira demonstração no Clube Olímpico de Maringá, quando cerca de 30 pessoas jogaram na quadra recém-montada. Em janeiro de 2013, ele promoveu uma clínica especial com Diego Vidal, atleta referência na modalidade, em um evento viabilizado por parcerias locais.

    O crescimento foi rápido. O primeiro torneio, realizado em março de 2013 no Clube Olímpico, contou com 25 participantes. Em maio do mesmo ano, esse número já havia dobrado, e, em julho, um evento na Vila Olímpica reuniu mais de 150 pessoas. A estrutura crescia, e o esporte ganhava cada vez mais adeptos.

    Com o tempo, o beach tennis se consolidou em Maringá. Marco Roza passou a oferecer aulas no Maringá Clube, que apoiou a modalidade ao organizar jogos e torneios, promovendo o crescimento do esporte na cidade.

    Hoje, Maringá se destaca no circuito nacional, sediando eventos de grande porte, como o BT50, torneio da Federação Internacional de Tênis (ITF), que em 2024 trouxe atletas de toda a América do Sul. A cidade também recebe competições estaduais, como o FPT 1500, o Grand Slam e o Interclubes regional, firmando-se como um polo para o beach tennis no Brasil.

    De Maringá para o mundo

    Entre os talentos locais que emergiram nesse cenário estão Antonia Thompson, tetra campeã brasileira juvenil, Luana Nery, vice-campeã mundial, e Gigio Cariani, atual número 3 do mundo, todos convocados para a seleção brasileira de beach tennis, reforçando o impacto do trabalho iniciado há pouco mais de uma década por Marco Roza.

    Juvenis Maringaenses convocados pra seleção brasileira.
    Entre eles: Vitória Marchezini (1ª à esquerda) atual número 3 do mundo, Gigio Cariani (2° da direita à esquerda) também no top 3 mundial, Antonia Thompson (4ª da direita) tetra campeã brasileira e Luana Nery (1ª da direita) vice campeã mundial.

    Equipe Marco Roza Beach Tennis

    A Equipe Marco Roza surgiu com o objetivo de ir além das aulas convencionais de beach tennis, oferecendo uma experiência completa e personalizada para seus alunos. “Desde o início, pensei em formar uma equipe. Poderia ter usado só o meu nome, mas sempre quis algo maior, algo que incluísse outros profissionais com o mesmo objetivo de atender bem e diversificar o que oferecemos”, explica Marco Roza.

    Hoje, a equipe conta com profissionais como Celso e Alex, que dividem as quadras e responsabilidades com Marco para atender às variadas necessidades dos alunos. “Por exemplo, enquanto dou aula para crianças em uma quadra, ele fica com os irmãos menores na outra. Já aconteceu também de uma mãe querer fazer aula enquanto o filho treina ao lado, então usamos duas quadras e dois professores. Isso permite que a família toda participe de forma integrada.”

    Um esporte para todos

    A abordagem personalizada é uma das marcas da equipe. Antes de iniciar qualquer aula, Marco faz questão de conversar com os alunos para entender seus objetivos no esporte. “Pergunto sempre: o que você quer com o beach tennis? Quer apenas se divertir, praticar uma atividade física ou busca competir e melhorar sua performance?”, conta. Essa conversa inicial é essencial para moldar o treino de acordo com o perfil de cada aluno.

    Há quem procure apenas diversão, como a aluna que chegou com tudo rosa – vestido, viseira e raquete – dizendo que queria ser conhecida como a “Barbie do beach tennis”. Outros querem aproveitar os benefícios físicos do esporte, como queima de calorias e aumento da resistência, enquanto alguns buscam melhorar tecnicamente para subir de categoria em competições. Essa diversidade de objetivos é o que torna o trabalho da equipe tão especial e adaptável.

    Marco Roza foi técnico da equipe sub-14 paranaense, campeã na Copa das Federações em 2015. Na ocasião, o lendário tenista Guga Kuerten foi o responsável por entregar as premiações, um momento que marcou a carreira de Marco e sua contribuição para o esporte.

    A equipe também oferece uma ampla gama de serviços que vão além das aulas individuais. Os treinos podem ser realizados em grupo, e os famosos Camps – dias intensivos de treinamento que vão das 10h às 15h30, com intervalos – são um sucesso entre os alunos. Além disso, a Equipe Marco Roza promove programas de capacitação e estágio para professores, contribuindo para a formação de novos profissionais na modalidade, e organiza eventos corporativos, que utilizam o beach tennis como ferramenta para integração de equipes e desenvolvimento de habilidades como trabalho em grupo e comunicação.

    Para Marco, o objetivo vai além das quadras: “Queremos que nossos alunos se sintam bem, que alcancem seus objetivos e que saiam daqui melhores, seja como atletas ou como pessoas”.

    Beach Tennis Day: uma proposta para empresas

    O Beach Tennis Corporativo, idealizado por Marco, é uma iniciativa voltada para empresas que desejam promover integração e bem-estar entre seus colaboradores por meio do esporte. O projeto oferece atividades como aulões de beach tennis e mini-torneios em um ambiente descontraído e saudável. Tudo pode ser adaptado ao perfil da empresa, com opções que incluem aulas introdutórias, pacotes completos com café da manhã, almoço ou churrasco, e ainda a entrega de troféus e medalhas personalizadas para os participantes.

    Além de incentivar a prática esportiva, a proposta busca contribuir para o bem-estar físico e mental dos funcionários, criando um dia especial que vai além do ambiente de trabalho. Com essa iniciativa, empresas de Maringá e região têm a oportunidade de fortalecer laços entre suas equipes, promover hábitos saudáveis e valorizar a qualidade de vida de seus times.

    Como conhecer o beach tennis?

    A Equipe Marco Roza oferece aulas nas quadras do Beach Park, localizado ao lado do Parque do Ingá, na Avenida Nóbrega, 62. Com turmas e horários variados, basta entrar em contato para escolher a melhor opção para você.

    Contato para mais informações:

    Comentários estão fechados.