Floresta, PR – A 35ª edição do Safratec, promovida pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, teve um início movimentado nesta quinta-feira (16). Realizado na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), localizada às margens da PR-317, entre Maringá e Floresta, o evento reuniu mais de 2.500 visitantes no primeiro dia.
Voltado principalmente para o público do agronegócio, o Safratec também cativou famílias ao oferecer espaços de lazer e gastronomia. “Temos aqui a difusão de tecnologia e negócios voltados para o produtor rural, mas também atrações que aproximam a comunidade da realidade do agro”, comentou Jorge Pedro Frare, cooperado há 45 anos.
Já Madalena Sbizera, acompanhada de sua neta Alice, compartilhou sua experiência: “Essa é minha terceira vez no Safratec. Além de aprender muito, é uma forma de me conectar com a história da minha família e com a comunidade.” Segundo ela, ver as crianças aproveitando o espaço infantil é especialmente gratificante. “No espaço kids, as crianças se divertem de forma segura, acompanhadas dos monitores, enquanto podemos conhecer as novidades da feira”, disse.
Inovações e negócios
Com dezenas de estandes, o evento apresentou soluções tecnológicas como sistemas de irrigação por pivô central, maquinários conectados às mais recentes inovações da John Deere, fertilizantes da linha Viridian, entre outras marcas parceiras. Uma das novidades foi a possibilidade de simulações de viabilidade para geração de energia solar, atendendo tanto às demandas do campo quanto às residenciais. Além disso, a Cocamar oferece aos cooperados pacotes completos personalizados para cada cultura, como trigo, que incluem não apenas os insumos necessários, mas também soluções como seguros agrícolas.
Os visitantes também tiveram acesso a protocolos técnicos sobre manejo de solo, plantas daninhas, irrigação e nematoides, promovidos em parceria com instituições como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). “A feira traz tudo o que o produtor precisa para impulsionar sua atividade”, complementou Jorge Pedro Frare.
Mobilização e impacto
“É sempre desafiador organizar um evento tão grandioso”, comentou Vânia Almeida, gerente executiva de marketing e comunicação da Cocamar. “Começamos os preparativos com seis meses de antecedência para garantir que todas as áreas, desde a técnica até a comunicação, estejam alinhadas. Aqui, o produtor encontra mais de dez negócios da Cocamar com condições comerciais exclusivas, além de palestras e treinamentos que enriquecem sua experiência. Nosso objetivo é unir tecnologia e negócios de forma prática e acessível.”
A organização do evento envolveu mais de 100 colaboradores e vários fornecedores para garantir uma estrutura completa. Durante a abertura, visitantes participaram de palestras e treinamentos no Auditório do Conhecimento, abordando temas como agricultura de precisão e obrigatoriedades fiscais para pequenos produtores.
“Essa integração entre difusão de conhecimento e condições comerciais é um dos diferenciais do Safratec. Os pacotes completos oferecidos pela Cocamar são personalizados para atender às necessidades específicas de cada cultura, como trigo, garantindo que o produtor tenha acesso a um conjunto abrangente de soluções. Isso inclui desde insumos, sementes e fertilizantes até suporte técnico especializado e seguros agrícolas, facilitando tanto o planejamento quanto a execução de suas safras”, detalhou Vânia.
Espaço para a família
Um dos grandes atrativos do evento foi o Espaço Criança, que contou com brinquedos e atividades educativas. Além disso, opções de food trucks complementaram a experiência, transformando o evento em um ponto de encontro para toda a família. “Nossa proposta é oferecer um ambiente onde toda a família possa vivenciar o agronegócio de forma integrada. O Espaço Criança proporciona diversão e aprendizado, enquanto o restante do evento conecta visitantes às inovações e oportunidades do setor. É uma experiência enriquecedora para todos.”
Expectativa para os próximos dias
Com programação até sábado (18), o evento espera receber mais de 7 mil visitantes. Entre as atividades previstas, destaca-se o Encontro de Produtoras Rurais, que já tem mais de 400 inscrições confirmadas. O encerramento será marcado por apresentação musical ao vivo, prometendo fechar a edição com chave de ouro.
Para quem deseja conferir o Safratec, o acesso é gratuito. E aqueles que não querem se preocupar com o transporte até o local, a organização do evento reservou um ônibus de linha do Transporte Coletivo para levar o público até o evento, em Floresta, com tarifa padrão. A linha exclusiva para o Safratec partirá às 8h e às 10h da Avenida Horácio Raccanello Filho, próximo à FCV e retornará também em dois horários, às 12h e às 15h.
Comentários estão fechados.