O Colégio Dom Bosco tem se destacado entre pais e alunos de Maringá pelo alto índice de aprovação em vestibulares nos últimos anos. Em 2020, 85% dos alunos do terceirão foram aprovados em universidades estaduais e federais, inclusive no curso de medicina da UEM. Nos anos seguintes, a média se manteve estável, atingindo 74% em 2023.
Os números de 2024 aguardam o último vestibular da UEM, que tem o vestibular de verão agendado para o próximo dia 12 de janeiro.
O alto índice de aproveitamento do Colégio Dom Bosco se deve a uma abordagem de ensino multifacetada, como explica José Gabriel Mierro, coordenador pedagógico da instituição. “Nossos diferenciais começam pelo material didático robusto, com conteúdos atualizados anualmente, garantindo uma melhor aprendizagem. Além disso, temos uma equipe de professores altamente experiente, que acompanha os alunos desde a 1ª série do Ensino Médio, criando uma relação sólida entre o educador, o estudante e o conteúdo”.
Mierro também destaca o acolhimento como um pilar central no desempenho dos alunos. “A parceria entre escola e família é essencial. Nossos alunos recebem apoio não só na sala de aula, mas também fora dela, com ferramentas como a plataforma COC, que utiliza gráficos dos simulados para apontar pontos de melhoria, e o aplicativo Aprova, que oferece videoaulas e exercícios complementares para direcionar os estudos. Todo esse suporte, aliado ao trabalho dos professores e da coordenação, explica por que o Dom Bosco registra os maiores índices de aprovação da região”.
Um dos responsáveis pelo desempenho dos alunos em provas e vestibulares é o método de ensino adotado pelo Colégio. A partir da Plataforma COC, os estudantes experimentam uma estratégia pedagógica espiralada, que retoma conteúdos importantes em diferentes matérias ao longo do período letivo. Essa recorrência dos principais conteúdos faz com que sejam fixados na memória de longo prazo dos alunos, além de propiciar um conhecimento interdisciplinar e articulado, onde é exercitada a capacidade do estudante de estabelecer relações.
“O ensino funciona de maneira semelhante a uma espiral, revisitando os conteúdos de forma gradual e sutil, sempre retomando o que é mais importante para cada série. Essa abordagem, utilizada pelo COC, revisita e aprofunda conceitos e temas ao longo do tempo e dos anos escolares de cada aluno. Assim, o estudante é capaz de construir seu pensamento e entender melhor o conteúdo estudado, criando conceitos e desenvolvendo bons argumentos”.
Para os alunos, o suporte pedagógico e emocional oferecido pelo Colégio também é um diferencial importante. Gabriel Lucas Melo, ex-aluno aprovado em Medicina, destaca o impacto do atendimento individualizado na sua preparação. “As monitorias foram cruciais para a minha aprovação. Além de ter as aulas pela manhã para construir uma boa base, eu participava das monitorias para resolver exercícios e tirar dúvidas diretamente com professores extremamente competentes. Isso fez toda a diferença”.
O suporte emocional também foi marcante para Gabriel. “O Colégio sempre contou com uma psicóloga para atender os alunos nos momentos de ansiedade ou dúvidas sobre o futuro. Ela nos ajudava a manter o foco e a entender que cada um tem o seu tempo para alcançar a aprovação, o que foi fundamental para enfrentar o período pré-vestibular”.
A estrutura física do Dom Bosco, combinada com recursos pedagógicos e o uso de materiais complementares, também foi mencionada pelo ex-aluno como um diferencial prático. “O suporte do Colégio ia além do conteúdo em sala de aula. Eles estavam sempre prontos para ajudar, seja com materiais ou com orientações pedagógicas, sempre pensando no melhor para os alunos”.
Para aqueles interessados em conhecer melhor o Colégio Dom Bosco em Maringá, a instituição está aberta para visitas agendadas e matrículas para o ano letivo de 2025.
Saiba mais em https://www.dommga.com.br/
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