Manter uma presença no mundo digital é essencial para as empresas, mas essa tarefa está longe de ser simples, especialmente quando se trata de uma presença constante e qualificada, com conteúdos relevantes que realmente engajem o público.
Uma pesquisa recente do SEBRAE revelou que 70% dos pequenos negócios já têm perfis nas redes sociais, e, em média, 40% de seu faturamento provém das vendas online. Esses dados indicam que, se a sua empresa ainda não está bem posicionada nas redes, o seu concorrente provavelmente já está, aproveitando o fato de que 66% da população brasileira utiliza essas plataformas.
Diante disso, surge a pergunta:
Por que tantas pequenas e médias empresas ainda hesitam em investir no fortalecimento de sua marca digital?
A resposta está em vários fatores, mas o principal desafio parece ser a falta de tempo e de familiaridade com as aceleradas tendências das redes sociais. Para muitos empreendedores e profissionais liberais, a sobrecarga do dia a dia torna difícil acompanhar as tendências do mundo digital e, mais ainda, produzir conteúdo com regularidade e relevância, seja em formato de imagens, vídeos ou textos.
Essa dificuldade em conciliar o tempo para gerenciar o negócio e manter uma presença online ativa é um dilema vivido por muitos empreendedores. Enquanto sabem da importância de se engajarem nas redes sociais, poucos conseguem organizar suas rotinas para garantir consistência nas postagens.
O Maringá Post conversou com a Personal Social e Wi Agência e Hub Digital, duas empresas maringaenses que operam na criação de soluções estratégicas para pequenos e médios negócios focadas em performance no mundo digital. Eles nos explicaram que os principais motivos que levam as empresas a buscar assessoria no assunto são:
“Clientes buscam consultoria em marketing de conteúdo digital devido à complexidade das plataformas e à necessidade de se destacar no mercado. Eles frequentemente enfrentam dificuldades em mensurar resultados e em criar estratégias eficazes. Nossas soluções são aplicadas a partir de uma análise detalhada da presença digital do cliente, pelo desenvolvimento de conteúdo personalizado e táticas de engajamento. Isso resulta em maior visibilidade, engajamento e, consequentemente, aumento nas vendas.” disse Paulo Ricardo Teixeira (26 anos), Personal Social Chef, na Personal Social.
Juntas, a Personal Social e a WI Agência e Hub Digital já atenderam mais de 450 empresas da região e produziram mais de 3 mil vídeos e conteúdos para redes sociais só nos últimos 12 meses. Segundo elas, a chave está em tornar a presença nas redes sociais um hábito cotidiano, parte do dia a dia, com postagens e interações constantes, afinal, como o próprio nome sugere: rede social é para socializar. Mais do que a simples produção de conteúdo para social media, o que essas agências oferecem é posicionamento e performance, um mergulho na realidade de cada empresa e o desenho de uma estratégia personalizada, orgânica e de alto rendimento para a conquista do público que está nas redes sociais.
O feedback dos clientes das agências reforça o argumento pela importância de investir no digital e revela que a busca por marcas com conteúdos atraentes é a pauta do mercado na atualidade. E, com essas tendências em alta, a previsão é de que o digital seguirá sendo determinante para o comportamento de consumo das sociedades.
A advogada Márcia Masetto, especialista em direito da família, passou a produzir mais conteúdos relevantes nas redes sociais após contar com a assessoria da Personal Social. Agora, ela aborda temas importantes de sua área com mais frequência e engajamento.
Masetto começou a publicar vídeos interagindo com seus seguidores e esclarecendo dúvidas comuns sobre o direito relacionado à divórcios e sucessões familiares. Rapidamente, a sua performance no Instagram teve um boom, que se refletiu também na demanda de clientes. “O Personal Social foi muito importante no meu desenvolvimento para conseguir uma maior desenvoltura na gravação de vídeos. Minha sugestão é que todos façam o mesmo.”, declarou.
“O processo com a Personal Social teve início com uma reunião onde foram discutidas minhas necessidades e desenhada uma estratégia personalizada. Apesar das dificuldades iniciais para gravar vídeos, o ambiente acolhedor e o suporte da equipe facilitaram o progresso. Com o tempo, consegui gravar até cinco conteúdos em uma única visita, ajustando detalhes como posição e tom, o que levou a uma evolução significativa na minha confiança e fluidez nas gravações e nos resultados nas redes sociais”, revelou Masetto.
Em um cenário onde o digital se torna cada vez mais essencial, as empresas que conseguem integrar sua rotina com uma presença consistente nas redes sociais têm uma vantagem competitiva clara. A falta de tempo pode ser um desafio, mas com o apoio de consultorias especializadas, é possível transformar essa presença em resultados tangíveis, como aumento de vendas e engajamento com o público.
Se você entende que a presença qualificada nas redes sociais pode ser vantajosa para a sua empresa, não deixe de conferir o trabalho da Personal Social e da WI Agência e Hub Digital.
Personal Social
Instagram: https://www.instagram.com/personalsocial.wi/
Site: https://www.wipersonalsocial.com.br/
Contato: https://wa.me/5544998340147
WI Agência e Hub Digital
Instagram: https://www.instagram.com/wiagencia.pr/
Site: http://www.wiagencia.com.br/
Contato: https://linkerfit.me/WiAgenciaPR
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