70% dos carros no Brasil não possuem cobertura de seguro

O Maringá Post conversou com Marco de Assis, da Patmos Corretora de Seguros, para entender os benefícios de segurar o seu automóvel.

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    De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre 2018 e 2023, mais de 1 milhão de carros foram roubados no Brasil. Pesquisas mais recentes mostram que, nos primeiros três meses de 2024, os roubos de carros representaram mais de 70% dos atos criminosos em todo o país, segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

    Os índices de acidentes nas rodovias federais também são preocupantes. Apenas em 2022 foram registrados mais de 64 mil, que geraram um custo de R$ 12,9 bilhões, conforme divulgado pela Polícia Rodoviária Federal.

    Mesmo com o alto número de furtos, roubos e acidentes, apenas 30% dos carros que circulam no Brasil possuem algum tipo de seguro, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG).

    “Assim como trocar o óleo, a bateria e fazer revisões periódicas são importantes, o seguro auto é essencial para que os condutores tenham garantias caso ocorra algum incidente. Não importa o quanto o carro é usado, para trabalhar ou apenas para lazer, de qualquer forma ele fica exposto a riscos de acidentes e roubos”, informou Marco de Assis, especialista da Patmos Corretora de Seguros LTDA.

    Entre os benefícios em contratar um seguro auto, estão:

    1. Proteção ao motorista e passageiros

    Caso o condutor do veículo e os passageiros sofram ferimentos em um acidente, a cobertura de Acidentes Pessoais por Passageiro (APP) garante a indenização pelo ocorrido, como despesas médico-hospitalares e invalidez permanente.

    2. Ressarcimento em caso de furto ou roubo

    Os índices de roubos veiculares estão altíssimos e para não correr o risco de entrar para a estatística sem compensação, o seguro auto indeniza o segurado de forma parcial, no caso de danos, e integral, caso ocorra perda total do carro, seguindo os valores da tabela FIPE.

    3. Cobertura de danos a terceiros

    Mesmo tomando o máximo de cuidado, acidentes podem acontecer, por isso o seguro auto também faz a cobertura de prejuízos causados a outras pessoas, como danos materiais, pessoais e até pagamento de advogados e custas judiciais.

    “Muitos condutores não percebem os riscos que estão correndo até algo de fato acontecer, por isso acredito que esse número de segurados só tende a crescer no país.

    Como economizar na contratação ou renovação do seguro automóvel

    Quando o consumidor está fazendo uma cotação ou renovação do seguro, uma das suas principais dúvidas é: Como eu posso economizar na contratação do meu seguro?

    • Fique de olho no modelo do carro

    A marca e o modelo do seu veículo influenciam diretamente no preço da seguradora. Isso acontece porque alguns modelos apresentam um maior risco de roubo por serem mais cobiçados. Além disso, carros de luxo, utilitários, antigos ou fora de linha costumam ter um seguro que pode ser até 4x mais caro que os carros que estão fora dessas categorias.

    “Uma boa dica é ficar de olho em quais modelos são mais visados antes de escolher o seu próximo carro, e saiba que esses fatores influenciam bastante no valor das apólices”.

    • Simule os preços antes de escolher o seu seguro

    Cada seguradora trabalha de uma forma ao analisar os riscos, o que acaba influenciando no valor final da apólice. Por isso, é necessário pesquisar e comparar os preços e coberturas oferecidas por cada empresa. Antes de solicitar uma cotação, saiba o que é mais importante para você, assim você pagará por um produto que atenda a sua realidade.

    “Muitas pessoas buscam um seguro principalmente para estar protegido no momento de um roubo ou furto, mas acabam pagando mais caro porque aceitam coberturas que não vão usar e, geralmente, encarecem o valor do seguro. Uma boa opção é escolher por seguradoras que oferecem coberturas sem franquias em seus produtos, pois o valor de sua apólice reduz consideravelmente na hora da contração”

    • Seja sincero ao passar informações à seguradora e mantenha dados atualizados

    Muitas pessoas têm preguiça de preencher os formulários passados pelas seguradoras, mas é fundamental que eles sejam respondidos com muita atenção, pois qualquer detalhe pode gerar uma economia na apólice. Também é importante informar tudo corretamente e não esconder nenhum detalhe, pois caso a seguradora encontre algum erro a indenização pode ser negada caso ocorra um sinistro.

    “Assim como passar informações precisas, manter seus dados atualizados também evita problemas ao acionar o seu seguro. Sempre que tiver alteração de endereço, telefone de contato, modelo do veículo ou qualquer dado que você já tenha passado anteriormente à seguradora, atualize pelos canais de atendimento. É rápido e evita dores de cabeça”.

    • Conheça as franquias e carências

    POS – Participação Obrigatória do Segurado, mais conhecida como franquia, é o valor que você paga à seguradora em caso de sinistro e é importante conhecer esses valores antes da contratação. Normalmente uma mensalidade mais em conta esconde franquias altas em caso de acidente, o que pode acabar gerando mais gastos do que em uma seguradora sem franquias ou com franquias mais baixas.

    • Seja um bom motorista

    Não ter multas, envolvimentos em acidentes ou até mesmo registro de sinistros em outra seguradora podem ajudar a dar uma aliviada no bolso. Se esse é seu caso, informe no formulário para que seu seguro automóvel seja ao menos um pouco mais barato.

    “Utilize sua classe de bônus, ela se refere à experiência com o seguro pelos anos sem sinistro. Se você já tem uma apólice, não deixe de informar o bônus para renovação”.

    • Esteja atento aos prazos

    Para que o cliente possa utilizar a sua classe de bônus, ele precisa realizar a renovação do seguro no período entre 30 dias antes do final do contrato e 30 dias após o final da vigência. No momento de cotação ou renovação, o consumidor precisa informar que já possui classe de bônus e dizer qual é o seu CI, sigla para Código de Identificação vinculado ao bônus.

    “O cliente só perde pontos se acionar a cobertura dentro do período vigente ou se ficar com o seguro inativo por muito tempo. A partir de 30 dias sem seguro o segurado já deixa de ganhar a classe de bônus que teria direito por conta da sua última apólice e a partir de 60 dias ele começa a perder classes acumuladas anteriormente. Caso supere 180 dias sem seguro, ele perde todo seu bônus, voltando a ser um cliente com classe 0”.

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