Granado Imóveis: há 39 anos transformando e construindo Maringá

Pioneira na construção de imóveis a preço de custo, construtora familiar é reconhecida no segmento pelo compromisso com a ética e respeito aos clientes.

  • Pioneira na construção de imóveis a preço de custo, construtora familiar é reconhecida no segmento pelo compromisso com a ética e respeito aos clientes.

    Pela capacidade de inovar e construir, a Granado Imóveis é referência em Maringá (PR) no segmento da construção civil e uma das marcas mais fortes do mercado imobiliário local e regional. Fundada em 1983, a construtora e imobiliária imprimiram sua marca na cidade com ética, qualidade e muito respeito aos clientes, além de, ao longo desses quase 40 anos, contribuírem com o desenvolvimento e o progresso socioeconômico do município.

    A Granado Imóveis é uma empresa familiar e tradicional, com sólida reputação, que há quase quatro décadas funciona no mesmo endereço (rua Arthur Thomas, 252, zona 1), atendendo com profissionalismo, dignidade e com o pioneirismo da construção a preço de custo. João Granado conheceu este modelo de obra de condomínio em São Paulo (SP), um ano antes de voltar à cidade, onde cursou engenharia civil, em 1982, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Naquela época, a forma de investimento era desconhecida, mas foi muito bem aceita pelos investidores locais.

    O primeiro condomínio lançado pela empresa em Maringá,  construído a preço de custo (em que o investidor arca com o custo real do projeto por meio de aportes mensais), é o Maria Lígia, de quatro pavimentos, localizado na rua José Clemente, na zona 7. A construção assinada pela Granado Imóveis na década de 1980 era novidade no mercado, pois ninguém conhecia o tipo de empreendimento. João Granado lembra que tinha 29 anos quando quis construir o prédio e precisou de parcerias para iniciar a construção.

    “Eu não tinha dinheiro, já era casado e a minha primeira filha estava quase nascendo. Mesmo assim, aluguei uma casa que poderia funcionar como moradia nos fundos e empresa na frente. Dividimos as empresas  em duas: uma cuidaria da parte de Engenharia e Construção e a outra seria responsável pela parte de Comercialização, Compra e Venda de imóveis, tudo isso sem saber como pagaria o aluguel e as despesas do dia a dia”, lembra Granado.

    Buscando parcerias, ele encontrou um amigo de infância, que estava iniciando a carreira como corretor de imóveis, e que conhecia uma pessoa que possuía um terreno. “Fizemos uma proposta a esse cliente: eu construiria o prédio no local e ele ficaria com dois apartamentos em troca do terreno. Então fiz o projeto em uma prancheta (porque não existia computador) e busquei investidores. No meio da correria, fizemos o ultrassom e descobrimos que teríamos uma menina. A Maria Lígia – nome do primeiro prédio construído pela empresa”, conta o engenheiro.

    Ao longo desses 39 anos, a Granado Imóveis assinou mais de 50 prédios no modelo de construção de condomínio a preço de custo, além de outras obras privadas e públicas, para a prefeitura de Maringá e o Governo do Paraná (antigo programa Minha Casa Minha Vida). A construtora e imobiliária cresceram tanto que a empresa abriu loteadoras e começou a fazer a incorporações, sem mudar de ramo ou lugar.

    “A gente se sente meio que ‘desbravadores’ de Maringá, porque naquela época não era permitido construir prédios altos. Então, aos poucos, conseguimos participar das reuniões para mudanças do Código de Postura e novas leis que permitiram a evolução nas construções e autorização para a construção do Novo Centro. Ajudamos a planejar esse bairro e já assinamos mais de dez obras lá, como o Liberty, New Plaza e o Gran Portal. Agora, lançamos o Gran Horácio”, destaca João Granado.

    Apesar de seu crescimento, a Granado Imóveis permanece uma empresa familiar. Sua esposa Denise e dois filhos que têm formação em Engenharia respondem pelas diretorias da Construtora e Imobiliária.

    Denise, que é enfermeira de formação, fez uma transição de carreira, tirou a licença e a carteira do CRECI e tornou-se corretora de imóveis, atuando na área de vendas. Ainda no início das operações da construtora, ela assumiu um importante protagonismo, principalmente nos lançamentos iniciais dos prédios do Novo Centro. “Quando instalamos no Novo Centro um trailer para as vendas, ela esteve, muitas vezes, à frente desses plantões, inclusive nos fins de semana. Detalhista, ela cuida de todos os nossos eventos de marketing e vendas”, elogia Granado.

    João Gabriel começou a trabalhar com o pai aos 14 anos. É engenheiro de Controle e Automação, fez estágio no exterior, e atua na empresa desde 2010. “Aqui eu não exerço função de responsabilidade técnica, mas resolvo tudo, incluindo os problemas”, brinca João Gabriel.

    A Amanda é engenheira civil, formada pela UEM. Ela diz que sempre quis trabalhar na Granado, ao lado do pai – sua inspiração. “Eu até fiz estágio em outra construtora, mas foi aqui que me encontrei. Hoje sou a engenheira responsável pelas obras da nossa construtora”, explica Amanda.

    Atualmente, a Granado Imóveis tem 45 funcionários, entre construtora e imobiliária. Com os operários das obras, são mais de 200 trabalhadores diretos. Fora de Maringá, a construtora administra loteamentos e faz construções residenciais.

    O Grupo Granado é composto pela João Granado Construtora, que atua na incorporação e construção civil; a Granado Imóveis, imobiliária que faz comercialização e administração de imóveis; e as Loteadoras Rio Ivai Empreendimentos Imobiliários, GLB e Entre Rios, que atuam na área de loteamentos urbanos e de lazer.

    Inovação e tradição da Granado Imóveis 

    O diferencial da Granado Imóveis é pensar no futuro e evoluir, por estar em uma das melhores cidades do Brasil – referência em qualidade de vida e boas oportunidades de negócios. Então, apesar de estar no mesmo endereço há quase quatro décadas, a construtora e imobiliária já passaram por cinco grandes reformas, de demolição e reconstrução da sede, para se modernizar e se atualizar, acompanhando o mercado imobiliário atual.

    “Sempre buscamos estar à frente, inovando e sendo exemplo para os nossos concorrentes. O Gabriel e a Amanda me ajudam muito com isto, com ideias de soluções inovadoras, econômicas e de alto desempenho. É neste contexto que enxergamos novas oportunidades e investimentos. Trabalhamos com profissionais experientes, especializados e preparados para atender os clientes mais exigentes”, diz João Granado.

    Além do pioneirismo no modelo de construção a preço de custo, a empresa também é reconhecida pelos bons negócios e pela confiabilidade.  “Hoje, por exemplo, criamos um sistema de prestação de contas on-line para os clientes acompanharem o andamento das obras do condomínio. Lá têm comunicados e relatórios dos gastos e dos materiais utilizados em tempo real”, explica Amanda Granado. No entanto, a empresa também faz esclarecimentos e manda informações pelo WhatsApp dos clientes.

    Para dar conta das transformações do mercado imobiliário, João Granado diz que as equipes são constantemente treinadas.  “É preciso investir, porque a credibilidade é a nossa maior conquista. O dia que a Granado Imóveis perder esse reconhecimento, vai ser uma grande decepção para mim. Por isso, trabalhamos muito, a ponto de entregar mais de dez relatórios mensais aos nossos clientes”, destaca o engenheiro.

    Ele ainda complementa que o alicerce do trabalho é a confiança. “Quando visito uma obra que está começando, passo em uma fundação ou concretagem de uma laje, a sensação é a mesma do início da empresa: fico feliz que um dia vai ter gente morando no local. É essa satisfação que mantém o negócio e engrena a empresa. Eu gosto tanto que até coloquei os nomes dos meus filhos em outros prédios”, finaliza.

    Mais informações sobre a Granado Imóveis estão disponíveis no site https://granadoimoveis.com.br/.

    Comentários estão fechados.