As rugas não são todas iguais?

Compartilhar

Rugas Dinâmicas, Rugas Estáticas, Rugas do sono e o Botox® / Imagem: freepik
Doutoras Raiani e Suellen

Com o decorrer dos anos, nosso corpo como um todo sofre diversas modificações que indicam que o processo de envelhecimento está presente. Na face, um dos primeiros sinais é o aparecimento de rugas.

Você sabia que nós temos 3 tipos de rugas diferentes? Embora elas pareçam ser semelhantes, a origem e as características de cada uma se diferem muito e isso exige tratamentos personalizados.

As rugas dinâmicas são as primeiras que aparecem no rosto conforme vamos envelhecendo. São as ruguinhas que aparecem quando fazemos algum movimento ou expressão e que somem quando ficamos em repouso. Isso acontece porque existe uma ação muscular na região mas a pele ainda tem colágeno suficiente para voltar à posição normal sem marcar.

Já as rugas estáticas são decorrentes do não tratamento das rugas dinâmicas. Neste caso o músculo continua trabalhando com força total mas a pele, que já perdeu colágeno e elastina, se enfraquece e começa a apresentar linhas finas de expressão que podem evoluir para as quebras ou vincos. É por isso que mesmo sem fazer nenhuma expressão, as rugas ficam perceptíveis na face.

Existe também um terceiro tipo de rugas que devemos nos atentar que são as rugas do sono. Elas não são consideradas rugas naturais como as duas anteriores, porque aparecem em quem tem hábitos persistentes de dormir predominantemente de um lado só, pressionando a região e ocasionando dobras na pele. Como essa pressão persiste por vários minutos e até mesmo horas por noite em um hábito que vem se repetindo por anos, a pele também perde a qualidade e apresenta os vincos geralmente verticais em região de testa, bochechas e canto da boca com maior intensidade do lado do rosto em que a pessoa costuma dormir.

Ouça o podcast sobre rugas estáticas, dinâmicas, do sono e a toxina botulínica:

Quando falamos em Botox®️, geralmente pensamos que ele vai melhorar e tratar todos os tipos de rugas que temos, mas isso não é bem verdade. Ele irá tratar com sucesso as rugas dinâmicas mas sozinho não trata nem as estáticas e nem as do sono.

Isso porque o Botox®️ atua na nossa musculatura e, como citado anteriormente, as rugas estáticas e de sono tem uma questão de pele associada. A melhor maneira de se utilizar a toxina botulínica é preventivamente, para evitar que as rugas dinâmicas se tornem rugas estáticas.

Existem estudos que comprovam que o tratamento preventivo a longo prazo com toxina botulínica reduz as chances do surgimento de rugas dinâmicas e estáticas.

Um exemplo é o caso das irmãs gêmeas da foto abaixo. Apenas a da direita realizou tratamento com toxina botulínica e podemos notar que ela apresenta menos sinais de envelhecimento e muito mais qualidade de pele quando comparada à sua irmã (lado esquerdo) que não realizou nenhum tratamento preventivo.

 

Voltando ao caso das rugas estáticas e rugas do sono, é mais do que necessário associar a toxina botulínica a outros tratamentos de pele como por exemplo os bioestimuladores de colágeno e fios de PDO, porque aí estaremos tratando a musculatura com toxina botulínica e fortalecendo a pele para que ela resista à força muscular.

Somente corrigindo simultaneamente a causa e a consequência das rugas é que conseguimos obter um resultado satisfatório para este tipo de situação. Ou seja, a toxina é essencial para prevenir que os sinais apareçam e não deve ser utilizada somente quando já existe uma ruga aparente.

Como explicado na introdução da coluna “Saúde e Bem Estar” do Maringá Post na semana passada, a harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos, que busca harmonizar e amenizar os sinais de envelhecimento.

Você pode ler mais sobre harmonização facial clicando AQUI.

  • Endereço da clínica: Avenida Carneiro Leão, 563 – sala 905. Centro Empresarial Le Monde, Maringá/PR.
  • Tel.: (44) 3023-9248
  • WhatApp da clínica clique AQUI
  • Instagram da Dra. Suellen clique AQUI
  • Instagram da Dra. Raiani clique AQUI

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas