Guia do Plano Prever: tudo o que você precisa saber no difícil momento do pós-óbito

O Plano Prever elaborou um guia com orientações para os procedimentos que são necessários no pós-óbito, para uma despedida digna e honrosa.

  • Um dos momentos mais delicados ao longo de nossas vidas é a perda de um ente querido. Neste momento tão difícil, somos acometidos por muita dor e, muitas vezes, nos sentimos perdidos e desamparados diante de tantos documentos e procedimentos que são necessários para uma despedida digna e honrosa.

    É pensando em ser auxílio nas horas turbulentas que o Plano Prever elaborou um pequeno guia com orientações para os procedimentos que são necessários no pós-óbito. Aqui, você encontrará uma lista completa com documentos necessários, procedimentos e registros.

    Documentação

    Após o falecimento, é necessário fazer o levantamento de alguns documentos. O primeiro passo é buscar atendimento nos Serviços Funerários do Município. Quem deve fazer isso é um parente, preferencialmente, de 1º grau (marido, esposa, filhos, pais ou irmãos), pois essa pessoa será o que chamamos de Responsável Declarante. Isso significa que esse parente tratará dos detalhes da documentação necessária para liberação do óbito, registro do óbito em Cartório de Registro Civil.

    O declarante será o ponto de comunicação entre a família e a funerária, podendo auxiliar em dúvidas de amigos e familiares que participarão da cerimônia, assim como, utilizar os benefícios do plano funerário escolhido, com o auxílio do agente.

    Na central de óbitos do município, se o falecido(a) for solteiro, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento, e outros documentos pessoais como RG, CPF e título de eleitor. Caso seja casado, se faz necessário também a apresentação da Certidão de Casamento e cópias dos documentos pessoais de cada filho(a). Estes documentos são essenciais. E vale lembrar que a documentação pode variar de acordo com as exigências de cada cartório.

    Para a funerária, basta apresentar a certidão de óbito, RG e CPF do falecido. Do declarante, apenas documento de identificação pessoal.

    Detalhes do velório

    Todos os detalhes sobre a cerimônia de velório são acertados assim que os familiares chegam à unidade funerária.

    • Quando a família optar pela realização do velório em capela privada, municipal, igrejas, centros comunitários ou residenciais o Responsável Declarante ficará responsável por entrar em contato diretamente com o local, para ajustes de data e hora da cerimônia.
    • Caso opte por realizar o velório nas Capelas Prever, toda a tratativa é feita diretamente com a funerária e a família pode acompanhar o velório também de forma online. Para isso, basta solicitar o login e senha para a funerária e compartilhar com familiares e amigos.

    Após o Velório

    Este momento é muito importante, pois é aqui que se marca o encerramento da cerimônia fúnebre. Porém, mesmo em um momento tão delicado, é necessário tomar algumas decisõs importantes antecipadamente:

    • Se a família optar pelo sepultamento, o Responsável Declarante receberá da funerária todas as orientações necessárias sobre os procedimentos para o sepultamento, conforme as regras do cemitério escolhido. A funerária fica responsável pelo traslado do corpo do local do velório até o local do sepultamento, que comumente é realizado por agentes do município, ou cemitério contratado.
    • Se a escolha for a cremação, uma cerimônia que simula o sepultamento pode ser realizada por profissionais do crematório escolhido. Para cerimônias nos Crematórios do Grupo Prever, toda a tratativa também é realizada na funerária. Caso haja a escolha por crematórios terceiros, o Responsável Declarante faz as tratativas diretamente com o crematório escolhido, ficando sob a responsabilidade da funerária, apenas o traslado do corpo do local do velório até o local da cerimônia.
    • Se houver translado do corpo para sepultamento em outra cidade, os detalhes devem ser acertados de maneira antecipada entre funerária e familiares. Assim, as necessidades da família enlutada serão contempladas com segurança e qualidade no serviço.

    Outras questões burocráticas

    Após o falecimento, é importante realizar mais alguns passos, como a coleta de documentos necessários para assegurar a concessão de seguro, pensão, benefício social e inventário.

    Para esse tipo de procedimento, ou qualquer outro assunto relacionado ao âmbito jurídico, saiba que o Plano Prever oferece o serviço de assistência jurídica aos seus associados, ele é gratuito e tem como principal finalidade, esclarecer dúvidas sobre assuntos burocráticos após o óbito.

    Não se esqueça, também deve-se realizar o cancelamento dos seguintes documentos do falecido:

    • A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve ser cancelada na Central do Detran de sua cidade;
    • Quanto ao Título de Eleitor, assim que o cartório dá entrada no Registro de Óbito, ele também comunica ao TRE sobre o falecimento e o cancelamento é feito de maneira automática;
    • Caso não ocorra nenhuma pendência, o CPF é cancelado de maneira automática. Caso existam bens a serem avaliados, é preciso apresentar a Certidão de Óbito ao SRF e solicitar o cancelamento;
    • As contas bancárias podem ser encerradas mediante apresentação de documentação legal nas instituições que o falecido mantinha contas ativas. É importante lembrar que a família deverá se informar com bancos e empresas sobre a existência de seguro em vigência.

    Acolhimento ao Luto

    Lidar com tantas questões ao mesmo tempo em que se vive a intensa dor de perder uma pessoa amada é uma das coisas mais difíceis a serem enfrentadas ao longo da vida. Por isso, é de suma importância que haja acolhimento e orientação.

    Nesse sentido, os associados ao Plano Prever podem contar com serviços especiais, voltados para a saúde emocional da família enlutada. O plano oferece gratuitamente para os associados o serviço de acolhimento ao luto, que tem a finalidade de amenizar a dor, compreender sentimentos conflitantes e lidar, de maneira emocionalmente saudável, com o luto.

    Pensando em oferecer segurança e amparo para as horas mais difíceis para todas as famílias, o Plano Prever tem quatro opções de planos que se adequam às necessidades específicas de cada associado. Você pode fazer a contratação online pelo site do Plano Prever e contar com a assistência e atendimento de qualidade do plano em todos os momentos.

    Comentários estão fechados.