A importância da cerimônia de despedida

O Plano Prever oferece conforto e amparo para famílias nas mais diversas situações, inclusive no momento da despedida.

  • Foto: Freepik

    Dizer adeus para quem amamos não é tarefa fácil, essa situação geralmente é inesperada e nos causa um misto de sentimentos que nem sempre somos capazes de lidar. Entretanto, o Plano Prever, um dos maiores planos de assistência familiar do país, está há mais de 20 anos oferecendo conforto e amparo para famílias nas mais diversas situações, inclusive no momento da despedida.

    Há uma frase de Pablo Neruda que diz: “Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou.” e para quem se despede de um ente querido, essa citação faz todo o sentido. Abrir mão de momentos tão únicos, laços criados através de uma relação intensa, não é nada fácil. Sabemos que, perder alguém simboliza uma dor impossível de se explicar, os sentimentos se misturam e em uma realidade nebulosa precisamos aprender a dizer adeus.

    Despedir-se é uma tarefa difícil, é um emaranhado de novas escolhas que nem sempre estamos dispostos a enfrentar. Por outro lado, a cerimônia de despedida pode representar um importante marco, capaz de reestabelecer um novo respiro para a nova realidade que será moldada.

    Um ciclo que se encerra

    A cerimônia de despedida é o momento ideal para que a família possa prestar suas últimas homenagens para o indivíduo que partiu, após essa etapa, os desdobramentos do processo de luto começam a acontecer.

    Manter essa cerimônia é fundamental por tudo que ela pode representar em aspectos físicos e emocionais, a cerimônia marca a despedida final, e permite que familiares e amigos possam expressar suas emoções e, de certo modo, vivenciarem as próximas fases.

    A psicóloga do luto Ana Teresa Marzolla, explica que este é o momento para familiares e amigos se despedirem e encerrarem assuntos, eles podem agradecer, pedir perdão e dizer o quanto essa pessoa fará falta.

    “Alguns contam como a pessoa era no trabalho, recordam as últimas conversas e lembranças divertidas. Cada um que visita os enlutados, entrega um pedacinho da história daquele que se foi.” 

    A saudade que será ressignificada

    A cerimônia de despedida representa de certa forma, um novo caminho que será trilhado, dessa vez em menor companhia, acompanhado de boas lembranças daquele que partiu. Ela é a oportunidade de festejar, homenagear, prestar condolências ou simplesmente respirar fundo e pensar em que não estará mais presente, já que cada credo religioso possui sua maneira de se expressar mediante o acontecimento.

    É importante salientar que o Plano Prever conta com o serviço de apoio ao luto, e garante que os associados recebam o suporte de profissionais especialistas no assunto. Além do cuidado e a empatia, colocados em prática desde o primeiro atendimento, o Prever se preocupa com a saúde emocional de seus associados.

    Você também pode optar por hospedar suas melhores lembranças, em um local em constante harmonia com a natureza. O Angelus Cemitérios e Crematórios é um dos empreendimentos do Plano Prever e busca, através de práticas respeitosas e bem estruturadas, oferecer uma despedida atenciosa e única para quem significa tanto para você.

    O tempo é o maior aliado

    O fato é que nunca estamos preparados para a partida, é sempre cedo demais, e nunca há tempo para demonstrar todo o amor que sentimos, no entanto, quando isso acontecer respeite o seu momento, viva todas as fases desta etapa tão delicada. Lembre-se que o Plano Prever estará sempre ao seu lado para oferecer o conforto necessário neste momento tão sensível.

    Conheça os serviços do Plano Prever pelo site ou entre em contanto pelo WhatsApp 0800 006 6688.

    Comentários estão fechados.