A importância de um bom colchão: Quais são os seus benefícios para uma noite de sono revigorante

Para os especialistas, o colchão é um dos fatores que mais decidem se teremos ou não uma noite tranquila e revigorante

  • Lidar sempre com a rotina rápida e estressante do dia a dia faz parte da vida de muitas pessoas. Seja no trabalho, na universidade ou mesmo nos outros compromissos cotidianos, dormir bem tem sido uma necessidade cada vez presente para nós.

    Uma boa noite de sono proporciona diversos benefícios notáveis, dentre eles auxiliar no melhor desempenho energético do corpo, evitar e controlar várias doenças crônicas, prevenir a obesidade, equilibrar a liberação de hormônios, dentre vários outros.

    Mas o fato é que poucos de nós temos noites de sono adequadas para o descanso do dia, e acabamos sofrendo com várias consequências a médio e longo prazo. De acordo com profissionais de várias áreas da saúde, um colchão ruim é uma das causas mais frequentes desses problemas.

    Qual é a importância de um colchão adequado para o sono?

    Para os especialistas, o colchão é um dos fatores que mais decidem se teremos ou não uma noite tranquila e revigorante. Como já devemos imaginar, dormir todos os dias em uma superfície totalmente irregular e inadequada pode ser sim a causa de problemas como a insônia, dores posturais e musculares e de sérias doenças circulatórias. 

    Bem além do que possamos imaginar, os colchões possuem engenharia e tecnologia de ponta na sua produção, e quando adquiridos corretamente por recomendação de profissionais, podem sim representar funções muito importantes para o nosso organismo.

    Saiba agora quais são as vantagens de ter um bom colchão, e como você pode escolher o melhor para o seu sono.

    As 4 vantagens do colchão ideal para o seu descanso 

    Como já podemos perceber, dormir todas as noites em um colchão recomendado para você traz incontáveis benefícios, conheça um pouco mais deles e como eles podem ser relevantes para a sua rotina.

    • Proporciona um melhor desempenho do sono

    Se você já sofreu com um colchão desconfortável e inapropriado, já deve ter percebido o quanto é difícil ter uma boa noite de sono. Mas na verdade, auxiliar nesse papel é uma das funções mais importantes de um bom colchão, proporcionando uma noite tranquila e descansada de acordo com cada necessidade específica do seu corpo.

    • Ajuda a combater as doenças cardiovasculares

    De acordo com pesquisas científicas recentes, dormir mal aumenta consideravelmente a possibilidade de obter doenças cardiovasculares ao longo da vida, já que regula a produção de substâncias e hormônios importantes para a saúde, em consequência do bom sono.

    • Traz benefícios posturais

    Sentir dores na coluna, nos ombros e nos músculos das pernas é bastante frequente quando se dorme em um colchão ruim e inadequado, tudo isso como consequência da má postura do corpo com relação a sua superfície. Os colchões ortopédicos e ergonômicos são ótimos exemplares para resolver esses problemas e entregar uma maior qualidade de vida e bem-estar para você.

    • Melhora o humor e a disposição

    Os principais hormônios estimulantes do sono são a melatonina e a serotonina, capazes de regular os ciclos de descanso e proporcionar uma melhora do nosso humor. Em conjunto com uma série de outras ações catalisadoras, esses hormônios têm fortes relações com o repouso diário necessário e o nosso bom humor. 

    Conheça as finalidades de cada opção do mercado

    Os colchões podem ser produtos bastante distintos, divididos em vários grupos e principalmente nas finalidades de uso. Comprar um colchão inadequado para você pode ser tão ruim quanto utilizar uma opção com o prazo de troca ultrapassado, por tanto, vale a pena a pena considerar os tipos de colchões disponíveis, antes de fazer a compra.

    1. Modelos de espuma

    Os colchões de espuma são os mais acessíveis em preço, podendo ser os melhores para a coluna de acordo com a densidade recomendada, são também os mais comuns no mercado.

    1. Modelos de mola

    Esses colchões são os melhores em conforto, e possuem a capacidade de ajustar melhor o corpo nas suas superfícies, trazendo um sono aconchegante e duradouro.

    1. Modelos em viscoelástico

    Sendo recomendado por muitos ortopedistas, o viscoelástico é capaz de absorver todo o peso do corpo, sendo ideal para o sistema circulatório e muscular.

    Tendo em mente os modelos citados, basta avaliar as melhores opções de colchões e melhorar a qualidade do seu sono!

    1. Modelos em látex

    Os colchões de látex são produzidos em uma linha bem mais seleta, estando presente entre nas melhores lojas do mundo e proporcionando uma maior qualidade de conforto e relaxamento. Ele é ideal para quem está sempre lidando com estresse cotidiano, sentindo sérias dificuldades para dormir.

    Conclusão

    Reavaliar a qualidade do seu sono é ideal para ter uma melhor qualidade de vida, já que o descanso correto do corpo traz incontáveis benefícios à saúde, além do bem-estar.

    Neste sentido, encontrar um bom colchão para você pode ser essencial para manter uma linha de conforto favorável ao seu descanso diário, e ao mesmo tempo, evitar doenças cada vez mais frequentes causadas pelo sono desequilibrado e rotineiro.

    Comentários estão fechados.