Empreender através do YouTube é o sonho de muitas pessoas que enxergam no streaming de vídeo a oportunidade de lucro e fama. Mas fazer um canal alcançar destaque e ter sucesso não é uma simples tarefa. De acordo com Iberê Thenório, responsável por criar o canal Manual do Mundo, que já possui mais de 13 milhões de inscritos, foi fundamental trabalhar com muita seriedade e profissionalismo para ter sucesso como youtuber.
“A coisa mais fácil do mundo é criar um canal no YouTube. O difícil é manter esse canal vivo, com conteúdos postados de forma periódica e fazer o seu público crescer”, explica o youtuber. Com sua esposa, Mariana Fulfaro, Iberê trabalha duro para o canal manter-se vivo. O casal é responsável por pensar nas pautas, traçar todo o planejamento de como ficará o vídeo, gravar e editar todo o material.
Juntos, o casal já publicou mais de 1.100 vídeos e romperam a marca de 1 bilhão de visualizações ao longo de dez anos de canal. Foi com base no grande sucesso do Manual do Mundo que Iberê lançou uma lista de dicas para fazer um canal no YouTube atingir o sucesso e o reconhecimento. As dicas foram dadas na 10º edição da Campus Party Brasil.
Defina um nicho
O youtuber começa a sequência de dicas dizendo que o sucesso de um canal que segue um nicho é algo possível de ser alcançado por todos. Entretanto, o problema é que grande parte dos novos youtuber acredita que o sucesso está no reconhecimento de um canal bem difundido como os canais de grandes youtuber famosos, e esquecem que mesmo possuindo um canal pouco conhecido pelo público, é possível ganhar patrocínios e firmar parcerias logo no início.
Busque o diferencial
Antes de criar um canal no YouTube é muito importante fazer a seguinte pergunta: o que eu irei levar às pessoas de diferente no nicho que irei abordar?
“Os youtubers de grande sucesso possuem um diferencial na forma como trabalham, definem as pautas, gravam os vídeos, na forma como se portam diante das câmeras, como abordam os temas, fazendo com que o resultado seja especial”, afirma Iberê.
O especialista recomenda que os novos criadores de conteúdos façam uma pesquisa de mercado e veja como são os canais concorrentes.
Preze por conteúdo de qualidade
O especialista explica que a maioria dos iniciantes no streaming estão mais preocupados com equipamentos de ponta do que com o conteúdo que será criado. Entretanto, Iberê explica que a prioridade de quem deseja alcançar sucesso no YouTube não está em equipamentos de ponta ou em um estúdio profissional, mas sim da qualidade do conteúdo que será levado ao público.
“Ao longo dos anos já gravamos diversos vídeos com celular comum e tivemos muitas visualizações nestes vídeos. Eu e a Mariana sabemos que o assunto que será abordado e como ele será abordado é mais importante do que microfones e câmeras caríssimas. É claro que equipamentos de alta qualidade de imagem e som irão agregar, mas o principal é o conteúdo”, explica o youtuber.
Mantenha a frequência das postagens
Uma das tarefas mais importantes para manter um canal vivo é criar pautas para os próximos vídeos. Mantenha uma dianteira de no mínimo 50 pautas a partir do último vídeo gravado. Um canal só atingirá o sucesso desejado se manter uma frequência na postagem de vídeos. Mas, é muito importante que ao definir tais pautas o youtuber pesquise bastante e aborde assuntos relevantes para seu público-alvo.
“O diferencial começa no planejamento de pautas, pois existem diversos assuntos que podem se tornar sucesso no YouTube e ainda não foram abordados por seus concorrentes. Pautar futuros vídeos em cima desses assuntos é uma ótima forma de manter a frequência de postagens e criar vídeos interessantes”.
Realize parcerias
Uma das principais estratégias para impulsionar um canal logo no início é a realização de parcerias com outros criadores de conteúdos. Para o Manual do Mundo, essa estratégia deu certo. Eles fizeram parcerias com outros youtubers e blogs assim que iniciaram no streaming. “Foi uma das formas que encontramos para alavancar o canal no início. Tudo é uma troca e canais que estão iniciando têm muito a ganhar com isso”.
Adquira conhecimento
O especialista explica que ser especialista em algo te dá mais confiança e autoridade para abordar um assunto no YouTube. “Se você não possui conhecimento em algo, o ideal é ir em busca de cursos e se capacitar no assunto para ser uma autoridade no assunto. A experiência também vale muito, pois com conhecimento e experiência o youtuber terá as ferramentas necessárias para começar a produzir conteúdos de qualidade. Em uma época onde qualquer um pode pegar um celular e criar um canal no YouTube para abordar determinado assunto, é fundamental possuir conhecimento de causa e efeito para atingir o diferencial e conquistar o público”, afirma Iberê.
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