Lojas do comércio de rua são orientadas a fechar mais tarde para evitar horário de pico do transporte

Compartilhar

As lojas do comércio de rua de Maringá passam a ter a possibilidade de fechar mais tarde a partir desta quarta-feira (18/3) para evitar que os funcionários usem o transporte coletivo nos horários de pico.

A ideia é que as lojas do comércio de rua funcionem até as 19 horas. A intenção é evitar aglomerações no transporte coletivo.

Para permitir a mudança no horário, foi firmado um termo aditivo à convenção coletiva entre os sindicatos patronal e laboral do comércio, o Sivamar e o Sincomar. O aditivo vai ser protocolado no Ministério do Trabalho.

As lojas passam a ter duas opções de horário de funcionamento, até as 18 horas ou até as 19 horas. A exigência do sindicato laboral é que os colaboradores cumpram no máximo 8 horas diárias de jornada de trabalho.

Nas lojas em que os colaboradores utilizam o transporte público, a orientação é que o funcionamento seja estendido até as 19 horas.

No caso de funcionários que têm veículos próprios de transporte, fica sugerida a manutenção da jornada até as 18 horas.

Os trabalhadores que precisam frequentar aulas ou têm compromissos inadiáveis também poderão trabalhar até as 18 horas, mesmo que façam uso de transporte coletivo.

Outras orientações dos sindicatos são que as empresas disponibilizem álcool gel para os colaboradores e clientes e aumentem a frequência de limpeza das lojas.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas