O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) reprovou 100% das 11 marcas de papel-toalha interfolhado analisadas durante fiscalização no mês de novembro em Maringá. As amostras recolhidas na cidade foram reprovadas pela falta de produto e dimensão em desacordo com as indicadas nas embalagens.
Em um dos casos chegou a faltar 189 folhas na média, no universo de 1 mil unidades. A equipe da regional do Ipem em Maringá coletou em oito pontos de revenda 570 amostras de 11 marcas encontradas no comércio da cidade.
As amostras foram encaminhadas para verificação no Laboratório de Pré-Embalados da Regional, onde os testes foram feitos em consonância com a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Segundo o Ipem, além da falta de produto, outras amostras foram reprovadas pela falta nas medidas indicadas nas embalagens. Em uma das amostras, onde a indicação era de 21 cm no comprimento, o teste indicou apenas 20,2 cm.
Segundo o gerente da Regional de Maringá do Ipem, Michel Ravazi, a operação de fiscalização foi iniciada há mais de 60 dias após denúncias feitas à Ouvidoria do Instituto.
Na primeira etapa, foi realizada coleta do material no comércio local. Após isso, os testes foram marcados e os representantes das marcas convidados para acompanhar o trabalho no laboratório.
O gerente de Pré-Embalados do Ipem, Sérgio Camargo, explica que no caso do papel-toalha a quantidade e as dimensões dos produtos devem estar de acordo com indicação apontada nas embalagens. Se não estiverem de acordo, o fabricante deve ser autuado.
“A fiscalização em Maringá encontrou erros que superaram a tolerância individual prevista em legislação, que é de 1% quanto ao número de unidades indicadas”, afirmou o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi.
Veja a relação das marcas analisadas
- Papel toalha interfolhado da marca Nobre – apresentou erro em 7 amostras do total analisado no quantitativo e no dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Creppil – apresentou erro em 2 amostras do total analisado, no quantitativo.
- Papel toalha interfolhado da marca Ecology – apresentou erro em 16 amostras do total analisado no quantitativo e dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Gold – a marca apresentou erro em 10 amostras do total analisado no quantitativo.
- Papel toalha interfolhado da marca Eco Passione – erro em 5 amostras do total analisado no quantitativo.
- Papel toalha interfolhado da marca Remapel – a marca apresentou erro em 20 amostras do total analisado no quantitativo e no dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Levis – a marca apresentou erro em 8 amostras do total analisado no quantitativo e no dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Vipp – a marca apresentou erro em 6 amostras do total analisado no quantitativo.
- Papel toalha interfolhado da marca Daelle – a marca apresentou erro em 18 amostras do total analisado no quantitativo e no dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Fiel – a marca apresentou erro em 13 amostras do total analisado no quantitativo e no dimensional.
- Papel toalha interfolhado da marca Eccologi – erro em 6 amostras do total analisado no quantitativo.
O Maringá Post está aberto para publicar as justificativas das empresas. O resultado da fiscalização foi divulgado pelo Ipem-PR.
Comentários estão fechados.