Biscoitos veganos para pets feitos em Maringá ampliam participação no mercado nacional. Há franquias em nove estados

Por: - 17 de agosto de 2019
Biscoitos veganos com medicação são destaque da franquia / Divulgação

Os biscoitos veganos para pets feitos em Maringá são o principal diferencial da UPVET, que trabalha a comercialização de medicamentos manipulados exclusivos para animais. Criada em 2007 pelo casal de farmacêuticos Lisandro e Patrícia Corazza, a empresa que tem 20 unidades pelo País lucrou R$ 12 milhões. Agora, um novo modelo de negócios com baixo investimento foi lançado.

“Os biscoitos são uma ótima solução para aquele animal que encontra o comprimido no meio de qualquer petisco e se recusa a comer. Nosso teste de palatabilidade apresenta 80% de aprovação”, afirma Lisando, a respeito dos biscoitos medicamentosos.

Ainda de acordo com o empresário, a aceitação dos animais domésticos às bases utilizadas na produção dos medicamentos sempre foi um problema.

“Alguns biscoitos chegavam a apresentar uma aprovação de menos de 50% dos animais que as provavam. A gente entendeu que se criássemos algo literalmente mais ‘gostoso’ para eles seria um avanço”, relembra Lisandro, que viu o negócio decolar a partir de 2011, quando investiu pesado na formulação inovadora.

O resultado após o lançamento da novidade na cidade de Maringá, foi um sucesso imediato. Segundo o casal, os clientes passaram a comentar que não só a aceitação dos animais era mais vantajosa, como o próprio resultado do tratamento era também mais efetivo. Os biscoitos são livres de glúten, sódio e desde o começo de 2018 são também veganos, seguindo solicitação de clientes e veterinários.

“Notamos uma diferença de 40% no faturamento da farmácia em pouco mais de quatro meses após o lançamento. Foi fantástico!”, explica o fundador da rede, que enxergou no bom momento do negócio a possibilidade de transformá-lo em franquia.

“Eu estava participando de uma feira de negócios da área farmacêutica e ao mostrar nossas bases algumas pessoas gostaram tanto que me questionaram sobre a possibilidade de abrir uma loja em sua cidade. Me pareceu uma ideia interessante e fui em busca dos conhecimentos necessários”, lembra Lisandro.

A primeira unidade franqueada abriu as portas no Rio de Janeiro no início de 2011. Hoje, são 20 unidades espalhadas por nove estados. A rede busca investidores principalmente na região norte e nordeste. Interessados em aderir ao negócio não precisam ter conhecimento técnico e desembolsam a partir de R$ 180 mil.

A rede também inaugurou, neste ano, um novo modelo de negócio. No formato de quiosque, a marca busca expandir sua presença em shoppings e galerias de comércio.

Em parceria com a FreeFaro, marca que atende o setor de pet shops, o novo modelo oferece maior portfólio de produtos estéticos para animais, como shampoos, aromatizantes de ambiente e perfumes.

”Com esse formato, passamos a também vender produtos para pets saudáveis, como guias e coleiras”, explica Lisandro. A pretensão é abrir, ao menos, mais cinco unidades do modelo convencional até o fim do ano.

O investimento inicial para a Manipulação Veterinária é a partir de R$ 180 mil, enquanto que para a UPVET Store parte de R$ 60 mil.

Ficha técnica UPVET

  • Investimento Inicial: A partir de R$ 180 mil
  • Capital para Instalação: Mínimo – R$ 120 mil
  • Máximo – R$ 300 mil
  • Capital de giro: R$ 20 mil
  • Taxa de franquia: R$ 40 mil
  • Área média para instalação: 60 m²
  • Quantidade de funcionários: 3
  • Royalties: R$ 2.200,00
  • Taxa de publicidade: em implantação
  • Faturamento médio mensal da unidade: R$ 40 mil a R$ 90 mil
  • Rentabilidade média da unidade: 20% a 30%
  • Prazo médio para retorno: 24 a 36 meses
  • Tipo de negócio: manipulação veterinária
  • Ano de fundação: 2007
  • Ano de fundação do franchising: 2010
  • Total de Unidades: 20
  • Número de unidades próprias: 1

Ficha técnica UPVET Store

  • Ano de Fundação: 2019
  • Ano no Franchising: 2019
  • Formatos oferecidos: Quiosque
  • Unidades Próprias: 1
  • Unidades Franqueadas: 0
  • Investimento total: R$ 60 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 60 mil
  • Capital de giro: R$ 10 mil
  • Área média para instalação: 4 m²
  • Quantidade de funcionários: 1
  • Royalties: 1 salário mínimo
  • Taxa de Publicidade: R$ 300
  • Faturamento Médio (R$): R$ 10 mil a R$ 15 mil
  • Lucratividade: 20%
  • Prazo de Retorno Médio (meses): 36 meses

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.