Biscoitos veganos para pets feitos em Maringá ampliam participação no mercado nacional. Há franquias em nove estados

Investimento inicial para Manipulação Veterinária é a partir de R$ 180 mil, quiosque em shopping parte de R$ 60 mil

  • Os biscoitos veganos para pets feitos em Maringá são o principal diferencial da UPVET, que trabalha a comercialização de medicamentos manipulados exclusivos para animais. Criada em 2007 pelo casal de farmacêuticos Lisandro e Patrícia Corazza, a empresa que tem 20 unidades pelo País lucrou R$ 12 milhões. Agora, um novo modelo de negócios com baixo investimento foi lançado.

    “Os biscoitos são uma ótima solução para aquele animal que encontra o comprimido no meio de qualquer petisco e se recusa a comer. Nosso teste de palatabilidade apresenta 80% de aprovação”, afirma Lisando, a respeito dos biscoitos medicamentosos.

    Ainda de acordo com o empresário, a aceitação dos animais domésticos às bases utilizadas na produção dos medicamentos sempre foi um problema.

    “Alguns biscoitos chegavam a apresentar uma aprovação de menos de 50% dos animais que as provavam. A gente entendeu que se criássemos algo literalmente mais ‘gostoso’ para eles seria um avanço”, relembra Lisandro, que viu o negócio decolar a partir de 2011, quando investiu pesado na formulação inovadora.

    O resultado após o lançamento da novidade na cidade de Maringá, foi um sucesso imediato. Segundo o casal, os clientes passaram a comentar que não só a aceitação dos animais era mais vantajosa, como o próprio resultado do tratamento era também mais efetivo. Os biscoitos são livres de glúten, sódio e desde o começo de 2018 são também veganos, seguindo solicitação de clientes e veterinários.

    “Notamos uma diferença de 40% no faturamento da farmácia em pouco mais de quatro meses após o lançamento. Foi fantástico!”, explica o fundador da rede, que enxergou no bom momento do negócio a possibilidade de transformá-lo em franquia.

    “Eu estava participando de uma feira de negócios da área farmacêutica e ao mostrar nossas bases algumas pessoas gostaram tanto que me questionaram sobre a possibilidade de abrir uma loja em sua cidade. Me pareceu uma ideia interessante e fui em busca dos conhecimentos necessários”, lembra Lisandro.

    A primeira unidade franqueada abriu as portas no Rio de Janeiro no início de 2011. Hoje, são 20 unidades espalhadas por nove estados. A rede busca investidores principalmente na região norte e nordeste. Interessados em aderir ao negócio não precisam ter conhecimento técnico e desembolsam a partir de R$ 180 mil.

    A rede também inaugurou, neste ano, um novo modelo de negócio. No formato de quiosque, a marca busca expandir sua presença em shoppings e galerias de comércio.

    Em parceria com a FreeFaro, marca que atende o setor de pet shops, o novo modelo oferece maior portfólio de produtos estéticos para animais, como shampoos, aromatizantes de ambiente e perfumes.

    ”Com esse formato, passamos a também vender produtos para pets saudáveis, como guias e coleiras”, explica Lisandro. A pretensão é abrir, ao menos, mais cinco unidades do modelo convencional até o fim do ano.

    O investimento inicial para a Manipulação Veterinária é a partir de R$ 180 mil, enquanto que para a UPVET Store parte de R$ 60 mil.

    Ficha técnica UPVET

    • Investimento Inicial: A partir de R$ 180 mil
    • Capital para Instalação: Mínimo – R$ 120 mil
    • Máximo – R$ 300 mil
    • Capital de giro: R$ 20 mil
    • Taxa de franquia: R$ 40 mil
    • Área média para instalação: 60 m²
    • Quantidade de funcionários: 3
    • Royalties: R$ 2.200,00
    • Taxa de publicidade: em implantação
    • Faturamento médio mensal da unidade: R$ 40 mil a R$ 90 mil
    • Rentabilidade média da unidade: 20% a 30%
    • Prazo médio para retorno: 24 a 36 meses
    • Tipo de negócio: manipulação veterinária
    • Ano de fundação: 2007
    • Ano de fundação do franchising: 2010
    • Total de Unidades: 20
    • Número de unidades próprias: 1

    Ficha técnica UPVET Store

    • Ano de Fundação: 2019
    • Ano no Franchising: 2019
    • Formatos oferecidos: Quiosque
    • Unidades Próprias: 1
    • Unidades Franqueadas: 0
    • Investimento total: R$ 60 mil
    • Taxa de Franquia: R$ 60 mil
    • Capital de giro: R$ 10 mil
    • Área média para instalação: 4 m²
    • Quantidade de funcionários: 1
    • Royalties: 1 salário mínimo
    • Taxa de Publicidade: R$ 300
    • Faturamento Médio (R$): R$ 10 mil a R$ 15 mil
    • Lucratividade: 20%
    • Prazo de Retorno Médio (meses): 36 meses

    Comentários estão fechados.