A EVOA, aceleradora sem fins lucrativos de Maringá, vai selecionar seis novas startups para o programa de aceleração. As inscrições na terceira edição do Programa Evoa Heavy Check são gratuitas e podem ser feitas no site até o dia 5 de agosto. Todas as startups inscritas vão passar por uma banca de avaliação entre os dias 6 e 18 de agosto, e o resultado será divulgado no dia 13 de setembro.
Desde agosto de 2017, quando foi inaugurada, a EVOA foi responsável pela aceleração de 12 startups por meio do Programa Evoa Heavy Check. Juntas, elas faturaram em junho deste ano R$ 309.264,00. Durante três meses, as startups são acompanhadas, participam de processos de aprendizagem e compartilhamento de contatos.
“Nós fazemos um trabalho de suporte para essas startups. Elas não necessariamente precisam ter vendido para serem selecionadas. Ela pode entrar com faturamento de zero reais, e o objetivo é que saia faturando pelo menos R$ 10 mil por mês, em três meses. Toda semana a gente tem um dia de treinamento de oito horas, e a empresa tem a semana inteira para implementar o que aprendeu nesse treinamento. Cobramos metas, resultados e vendas, para que ela realmente acelere o processo de crescimento”, explica o gerente executivo da EVOA, Matheus Lisboa Cesco.
Podem se inscrever no Programa Evoa Heavy Check startups de qualquer segmento ou projetos de empresas – com potencial de virarem novos produtos –, que sejam uma solução B2B (empresa para empresa) e tenham time completo para rodar o Produto Mínimo Viável.
O processo de seleção acontece em três fases, sendo que a primeira é a inscrição online, que vai até o dia 5 de agosto. A segunda etapa é a análise dos perfis das startups, onde a equipe da EVOA avalia o grau de maturidade do negócio e dos empreendedores. Já a terceira fase consiste na apresentação presencial.
“Temos empresas que estão faturando bem em pouco tempo e empregando. Algumas já cresceram e saíram da EVOA. Esse é o nosso objetivo por sermos uma aceleradora, queremos que mais empresas deem certo aqui em Maringá”, enfatiza Cesco.
A W3lcome foi uma das participantes do primeiro ciclo do Programa Evoa Heavy Check e, por opção dos fundadores, continua instalada no local até hoje. Por meio de um software, a startup proporciona uma experiência mais ágil no check in em eventos e para visitantes de empresas por meio de um self check in.
Foi Gabriel Gratival quem deu o pontapé inicial. Ele morava na Suíça, onde tinha empresa própria de consultoria para chão de fábrica, e conheceu a ideia em um evento que participou no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.
“Eu vi que nem no Brasil nem na Suíça existia uma solução que automatiza a recepção de visitantes e de encomendas de uma empresa. Na época, eu já estava planejando mudar o rumo da carreira para área de TI, que na minha visão é o futuro. Saí da reunião e liguei para os meus sócios de hoje e convidei eles para montarmos essa ideia. Eles toparam na hora, e em menos de cinco minutos escolhemos o nome e compramos o domínio”, conta Gabriel Gratival, CEO da W3lcome.
Eles vieram para Maringá, se inscreveram no primeiro ciclo do Programa Evoa Heavy Check e foram selecionados. Hoje, com sete colaboradores, a W3lcome atende 18 clientes, dentre eles o SBT, DHL (uma das maiores empresas de logística do mundo), Sicoob, Sancor Seguros, grupo Diageo (donos das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Guinnes, Smirnoff e Ciroq), Cabify e Olist (startups que são referência no Brasil).
Atualmente, o faturamento mensal da W3lcome é de aproximadamente R$ 30 mil, e o objetivo é expandir os negócios para outros países.
De acordo com Gratival, a EVOA foi essencial nos primeiros passos da W3lcome. “A maior dificuldade que tínhamos era ter um case de sucesso, porque quando se vende para grandes corporações, a primeira pergunta que te fazem é ‘quem já são seus clientes?’. E se você não tem nenhum, você não vende. A EVOA me ajudou nesses primeiros passos, e com mentores que foram como anjos para nós”, conta.
Atualmente, dentro do espaço da EVOA, atuam 37 startups e empresas com projetos inovadores. A aceleradora também gera 95 empregos diretos na cidade. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) sobre o mercado nacional de startups, de 2012 para 2018 o número de empreendimentos dobrou, saltando de 2.519 startups para 5.147. De acordo com a associação, o número pode ser ainda maior, porque muitas ainda não estão cadastradas ou estão em fase inicial do projeto.
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