Empresários maringaenses serão homenageados com a entrega do troféu Guerreiro do Comércio e da comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. A cerimônia, em comemoração ao Dia do Comerciante, é organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e vai ser realizada na sexta-feira (12/7), às 19h30, em Curitiba.
Entre os 47 empresários paranaenses que vão receber o troféu Guerreiro do Comércio está o maringaense Ronaldo Ramos, de 55 anos. Ele é proprietário da empresa Paulas Artigos para Tapeçaria, fundada há 26 anos na cidade. Outro homenageado é o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, de 77, que vai receber a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”.
O prêmio Guerreio do Comércio foi criado em 2006. De lá para cá, 633 empresários paranaenses foram homenageados. Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.
“Esse troféu é o reconhecimento de toda uma história. Pretendo representar o pequeno e médio comerciante de Maringá, dessa cidade que tem uma vocação para o comércio e serviços”, diz Ronaldo Ramos. Para ele, ser comerciante é ser um prestador de serviço. O objetivo é sempre atender ao cliente, mesmo que seja necessário buscar o produto na concorrência.
Nascido em Santa Catarina, Ronaldo Ramos se mudou para São Miguel do Iguaçu, no Paraná, aos 9 anos. Aos 18, ele veio para Maringá cursar Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas não concluiu o curso.
Casado com Ana Lucia Bortoli Ramos é pai de Gabriel Bortoli Ramos e Vinícius Bortoli Ramos. Ele trabalhou em agência bancária e atuou como assessor sindical até que em 1993, após ficar desempregado, decidiu que era o momento de ter o próprio negócio.
Ele e a cunhada que trabalhava no ramo de tapeçaria decidiram criar a Paulas Artigos para Tapeçaria. Foi o primeiro contato de Ramos com o comércio.
“No início, tivemos que superar as dificuldades de qualquer microempresa. Nesse ramo de tapeçaria, as empresas são consolidadas e precisamos buscar opções de preço, clientela e enfrentar a tributação”, conta Ramos. Foi aí que ele também percebeu que ser comerciante exige outra caraterística: apostar no diferente. O empresário decidiu focar no revestimento automotivo, principal aposta da empresa até hoje.
Além de se dedicar aos negócios, durante 2001 e 2004 Ronaldo Ramos também foi secretário de Desenvolvimento Urbano e secretário de Indústria e Comércio e Turismo de Maringá. Em 2004, ele se formou em Gestão do Varejo pela UniCesumar.
Com três funcionários, Ronaldo Ramos pretende expandir os negócios. Entre os planos de expensão está a construção da sede própria da empresa, que está em fase de conclusão, e a ampliação das vendas para atender o segmento de decoração. Segundo Ramos, apenas na compra do terreno e construção do prédio, vão ser investidos cerca de R$ 1,5 milhão.
Presidente da Cocamar também será homenageado
Desde a criação, há 51 anos, a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” foi entregue para 26 personalidades. Nesta edição, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, recebe a homenagem da Fecomércio. Além dele, o jurista Eduardo Rocha Virmond e o senador Oriovisto Guimarães também recebem a comenda.
Os homenageados com a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” recebem medalhas no formato da Cruz de Malta, um desenho formado por oito pontas e que representa uma pessoa observadora, confiável, inventiva, habilidosa, distinta, sábia, perseverante e encorajadora.
Produtor de laranja e grãos, Luiz Lourenço nasceu em 1942 em Garça (SP), mas se mudou com a família para Marialva em 1946. O primeiro emprego dele foi como escriturário na empresa Volkart Irmãos, uma multinacional compradora de café e algodão. Em 1971, Lourenço foi convidado para trabalhar como assistente de pátio na então Cooperativa de Cafeicultores de Maringá.
Logo depois, ele foi promovido a gerente, gerente geral, diretor-adjunto até que em 1989 assumiu a presidência da Cocamar. Em 2014, Luiz Lourenço comandou uma restruturação administrativa na cooperativa e deixou a presidência-executiva para assumir a presidência do Conselho de Administração da Cocamar.
“O reconhecimento que a Fecomércio confere a mim, se estende a uma valorosa equipe de profissionais que trabalha para fazer da Cocamar uma das melhores organizações cooperativistas brasileiras. E, também, aos produtores cooperados que, ao fortalecer a cooperativa, com sua ativa participação, estão crescendo com ela”, afirmou Lourenço.
Confira a relação dos homenageados
Comendas “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”:
- Comenda: Eduardo Rocha Virmond
- Comenda: Luiz Lourenço
- Comenda: Oriovisto Guimarães
Guerreiros do Comércio 2019:
- Apucarana: Margarida Massae Nakamura
- Araucária: Francisco De Assis Elias Wykrota
- Araucária: Rafael Gipiela
- Campo Largo: Carlos Sauro Guindani
- Campo Largo: Leandro Vilcheki
- Campo Mourão: Carlos Álvaro Tagliari
- Cascavel: Ivone Brugin Kucinski
- Cascavel: Rafael Luiz Nava Ferro
- Cascavel: Tarcísio Omar Belfiori
- Cascavel: Wanda Inês Riedi
- Castro: Abel Antonio De Oliveira
- Cornélio Procópio: Alice Tavares De Oliveira
- Curitiba: Anilson Ruon
- Curitiba: Blanca Hernando Barco
- Curitiba: Celso Luis De Andrade
- Curitiba: Geni Aparecida Mottin Tortatto
- Curitiba: Helcio Kronberg
- Curitiba: Humberto Terabe Ribeiro Dias
- Curitiba: João Batista Polvero
- Curitiba: Lucas Dall Agnol
- Curitiba: Luis Gustavo Tortatto
- Curitiba: Márcio José De Paula
- Curitiba: Maria Dirce Alves
- Curitiba: Maria Olinda Fuzetti Da Mota
- Curitiba: Pedro Haikel Fahd
- Curitiba: Zildo Costa
- Foz Do Iguaçu: Rubens Krummenauer
- Guarapuava: Carlos Cesar Bueno Martins
- Ibiporã: Magali Damineli Cortez Botti
- Irati: Jerson Carlos Rebesco
- Ivaiporã: Orlando Sanchez
- Jacarezinho: José Carlos Molini
- Londrina: Álvaro Rodrigues
- Londrina: Márcio Américo Strini
- Londrina: Solange Aparecida Pereira Ramalho
- Marechal Cândido Rondon: Gerson Jair Froehner
- Maringá: Ronaldo Ramos
- Matinhos: Gentil Rodrigues Arzão
- Medianeira: Danilo Tombini
- Paranaguá: Ahmad Omar Omar
- Pato Branco: Jairo José Dalla Valle
- Pato Branco: Paulo Sergio De Bortoli
- Pinhais: Alexandre Magno Barea
- Ponta Grossa: Antenor Alberti Guimarães
- Toledo: Francielle Rezzadori De Souza
- Umuarama: Nilson Destro
- União Da Vitória: Renate Ihlenfeld
Comentários estão fechados.