Presidente da ACIM vai a Paris apresentar boas práticas de associativismo desenvolvidas em Maringá

Com 67 núcleos e cerca de mil empresas participantes, o Empreender da ACIM é o maior programa do gênero no Brasil.

  • O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Michel Felippe Soares, viajou a Paris, na França, a convite do Al-Invest, um dos programas de cooperação econômica mais bem-sucedidos da União Europeia na América Latina para apoio às empresas de micro, pequeno e médio portes.

    Soares vai compartilhar as boas práticas de associativismo desenvolvidas pela ACIM, como o Empreender. Trata-se de um programa que une micro e pequenos empresários em núcleos setoriais e multissetoriais para aumento da competitividade.

    Com 67 núcleos e cerca de mil empresas participantes, o Empreender da ACIM é o maior programa do gênero no Brasil. O Al-Invest já custeou projetos desenvolvidos pelos núcleos da ACIM.

    No Empreender, os micro e pequenos empresários se reúnem quinzenalmente com o acompanhamento de um consultor da ACIM para discutir e superar os problemas do setor.

    Cada grupo define as principais ações, como participação em feiras setoriais, investimento em divulgação coletiva, criação de uma central de compras e realização de eventos em conjunto, entre outros.

    Um dos resultados mais importantes em alguns setores é a diminuição da informalidade. Para participar dos grupos, é preciso apenas ser associado da ACIM.

    O programa tem sido um dos fatores que contribuem para o destaque da ACIM em nível nacional e para a conquista de prêmios.

    Em junho a entidade recebeu o prêmio ‘Desenvolvimento local’, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) graças às ações em todos os setores da economia e por poiar o associativismo e o empreendedorismo.

    O presidente da ACIM também vai apresentar em Paris um novo projeto da entidade. É um laboratório de inovação que vai usar o design sprint. É uma metodologia desenvolvida por uma das empresas do Google, que tem cinco etapas divididas em cinco dias para testar uma ideia a partir de um problema ou desafio.

    A ideia é fomentar a inovação e apoiar as mudanças de processos e produtos das empresas e de startups.

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