Sócio-líder da área Trabalhista e Previdenciária da PwC Brasil defende reforma junto a empresários

“Se não houver mudanças, em 2023 os recursos não serão suficientes para pagar funcionalismo público”, analisa Marcel Cordeiro da PwC Brasil.

  • “A proposta da Reforma da Previdência é dura, mas traz bastante benefícios para a sociedade”. A afirmação é do sócio-líder da área Trabalhista e Previdenciária da PwC Brasil, Marcel Cordeiro.

    Ele esteve na noite de segunda-feira (22/4) na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para ministrar uma palestra sobre os principais pontos da Reforma da Previdência.

    Para o especialista, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata o assunto é imprescindível para a economia.

    Se em 2013, o nível de endividamento do país era de 50% do Produto Interno Bruto (PIB), hoje alcança 70% e “se não houver mudanças, em 2023 os recursos não serão suficientes para pagar o funcionalismo público”.

    No ano passado, o deficit com a previdência ultrapassou R$ 200 bilhões e neste ano deve chegar a R$ 292 bilhões.

    “Os gastos com a previdência no Brasil são semelhantes aos de países com população muito idosa, só que a nossa população é jovem”, declarou.

    A reforma também vai ajudar a atrair investidores internacionais. “Quanto mais o endividamento cresce, mais os credores ficam desconfiados”, destacou – a última reforma significativa foi feita em 1998.

    Cordeiro citou as principais propostas de mudanças: idade mínima para aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres); unificação das alíquotas dos regimes geral e do funcionalismo público, redução do percentual de pensionistas (valor pago será limitado a 60% do valor mais 10% por dependente) e redução do percentual de aposentadoria por invalidez. O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 20 anos.

    “Quem ganha mais de um salário mínimo vai precisar contribuir por 40 anos para receber o teto”, destacou. Com a reforma, o trabalhador ganhará 60% da média dos salários de contribuição, acrescidos de 2 pontos percentuais a cada ano de contribuição que exceder 20 anos.

    A proposta traz três regras de transição, cabendo ao trabalhador escolher a mais vantajosa, e há quatro alíquotas de tributação do salário, antes eram três. “Quanto mais ganhar, mais o trabalhador vai pagar”.

    Outra alteração é que hoje apenas o salário entra na base de cálculo da aposentadoria, mas a PEC propõe que pagamentos de base indenizatória e rescisória entrarão na base.

    Comentários estão fechados.