Programa vai fomentar até 100 projetos paranaenses de ideias inovadoras com até R$ 40 mil. Veja como concorrer

A iniciativa da Fundação Araucária tem foco na construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).

  • Estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam em diferentes áreas econômicas ou do conhecimento têm a oportunidade de buscar recursos financeiros e capacitações para desenvolver ideias inovadoras, por meio do programa Sinapse da Inovação Paraná.

    Promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com operação da Fundação CERTI e apoio do Sebrae/PR e Sistema Fiep, o programa, em sua primeira edição no Estado, vai selecionar até 100 projetos de negócios inovadores.

    Os contemplados vão receber até R$ 40 mil em subvenção econômica e capacitação empreendedora para o desenvolvimento do produto e do modelo de negócio.

    O objetivo é contribuir para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação e dos setores econômicos relevantes da economia paranaense.

    “Todos ganham com o programa. O Estado vai fomentar ideias de novos negócios, e os responsáveis pelas propostas vão receber o empurrão que faltava para seus projetos avançarem”, avalia o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos Silva.

    No Paraná, a iniciativa da Fundação Araucária tem foco na construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).

    O Sinapse da Inovação foi criado em 2008 pela Fundação Certi e já apoiou a criação de 557 startups em Santa Catarina, no Amazonas e no Espírito Santo.

    Os interessados podem inscrever propostas até o dia 3 de maio por meio do portal da Sinapse da Inovação.

    Os inscritos vão passar por três fases de eliminação, com direito a capacitação empreendedora em cada uma.

    Na primeira, vão ser apresentadas as equipes de trabalho e as ideias de negócios vão ser avaliadas quanto ao potencial de mercado e benefícios a oferecer para a região.

    Na segunda fase, vai ser preciso elaborar um projeto de empreendimento, com detalhes do plano de negócio.

    A terceira fase vai ser dedicada ao desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

    As 100 ideias selecionadas vão passar também por uma etapa de pré-incubação e, durante seis meses, os empreendedores vão receber suporte para o desenvolvimento dos produtos e do modelo de negócio.

    Comentários estão fechados.