Maringá é a 11ª cidade no país e a segunda no Paraná na criação de empregos em 2019

O setor de serviços foi o que mais abriu novas vagas nos dois primeiros meses do ano em Maringá.

  • Entre janeiro e fevereiro de 2019, Maringá criou 2.444 postos de trabalho, o que a coloca como a 11ª cidade no país e a segunda no Paraná com o melhor resultado na abertura de vagas com carteira assinada. No Estado, Maringá só fica atrás de Curitiba, que tem saldo positivo de 7.538 na criação de empregos no mesmo período.

    De acordo com a análise realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é possível perceber um crescimento econômico na cidade se comparado com o mesmo período do ano passado, quando Maringá havia criado 1.169 empregos a menos.

    “Não é a primeira vez que Maringá figura como uma das cidades que mais criou empregos no Brasil. Isso indica que o município possui dinamismo econômico e que os investimentos realizados aqui nos últimos anos estão tendo frutos”, afirmou a economista do Codem, Yasmine Candida da Mata Mendonça.

    De acordo com ela, as reformas em discussão no Congresso Nacional colaboram para a construção de uma expectativa positiva entre os empresários e consumidores. “As reformas, quando possuem resultados positivos na economia, contribuem para as expectativas positivas que se materializam em maior investimento e maior consumo, tendo como resultado, por exemplo, o aumento de contratações”.

    O setor de serviços foi o que mais abriu vagas nos dois primeiros meses do ano em Maringá. No total, o saldo positivo foi de 923 empregos entre janeiro e fevereiro desse ano. Para Yasmine Mendonça, o setor de serviços engloba setores estratégicos na cidade como o de serviços financeiros, tecnologia, saúde e educação.

    Confira o desempenho da cidade por setores

    • Serviços: 930
    • Indústria de transformação: 583
    • Construção civil: 510
    • Comércio: 405
    • Serviços industriais e de utilidade pública: 12
    • Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca: 6
    • Extrativa mineral : 2
    • Administração pública: -4

    Paraná cria 18.254 vaga em fevereiro

    O Paraná criou 18.254 novos empregos formais em fevereiro. É mais que o dobro contabilizado em fevereiro de 2018, quando foram criadas 7.703 vagas, e o melhor resultado para o mês desde 2014 (que registrou 25.612 vagas).

    Em todo o País, foram abertos 173.139 postos de trabalho, com saldos positivos em 20 das 27 unidades da federação – também a melhor performance dos últimos cinco anos.

    As cidades paranaenses com maiores saldos de emprego no mês de fevereiro foram: Curitiba (3.597), Maringá (1.205), Ponta Grossa (1.000), Cascavel (864) e Pato Branco (671).

    Comentários estão fechados.