Empresa de Maringá fecha parceria com gigante alemã para atuação no mercado de energia solar brasileiro

17 de dezembro de 2018
Primeira garagem elétrica sustentável do sul do Brasil foi criada pela ALDO em Maringá / Imagem: Ric Tv

A SMA South America, filial sul-americana de SMA Solar Technology AG, firmou parceria com a ALDO SOLAR, de Maringá, para atuação no mercado de energia solar do país nos segmentos comercial e residencial.

A SMA, empresa alemã com 38 anos de história, foi a primeira na produção em série de inversores solares no início da década dos 90. Desde então, é líder mundial no mercado de inversores solares nos segmentos residencial, comercial e utility e inversores de baterias.

Atualmente, a SMA conta com mais de 70 GW de inversores instalados em todo mundo com modelos desde 240W até 3000 kW.

Listada na TecDAX e na bolsa de Frankfurt (Ref. S92) alemãs desde setembro 2008, a SMA conta com mais de 3.500 colaboradores em todo o mundo, subsidiárias em 20 países e mais de 1.200 patentes e modelos.

A SMA Brasil faz parte do grupo SMA South America, com matriz sediada no Chile. Conta com uma operação local no Brasil e no Chile que oferece suporte a todos os países de America do Sul, Panamá e Cuba. Atualmente a SMA conta com mais de 1.1 GW instalados na América Latina. No Brasil, os inversores SMA são já utilizados na planta de Ituverava – Bahia de 210 MW e em mais de 50 MW de projetos de geração distribuída.

As soluções da SMA não estão restritas a conversão de corrente contínua em alternada, uma vez que a SMA desenvolve soluções tecnologicamente pioneiras para plantas fotovoltaicas instaladas em telhados residenciais, comerciais e “Ground mounted”, além de sistemas de storage e gerenciamento da energia.

“Esta parceria obrigou a SMA a reestruturar sua política de garantia e pós-vendas para o Brasil. O poder de distribuição da ALDO SOLAR permitirá o acesso aos produtos da SMA fazendo com que muitos conheçam o diferencial da engenharia Alemã”, salienta o Branch Manager de SMA no Brasil, Pedro Alves.

“Estamos muito contentes com a parceria. Isto confirma e valida o nosso compromisso com o mercado brasileiro, no qual já trabalhamos há vários anos”, explica o diretor-geral da SMA South America, Daniel Rosende.

Para Aldo Pereira Teixeira, presidente fundador da ALDO Solar, “a parceria com a SMA marca mais um importante passo para o mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica com a força de duas empresas com mais de 30 anos de atuação. A chegada de SMA na Aldo instituiu a família de produtos Premium Solar Power, soluções 100% Germany. Estamos bastante entusiasmados com as perspectivas de negócios para 2019, frutos desta parceria de sucesso. A ALDO Solar será o maior hub SMA no Brasil”, diz.