Tem dívida com bancos? Procon de Maringá promove semana de conciliação para ajudar na renegociação, de 3 a 7 de dezembro

  • Esta primeira semana de dezembro pode ser decisiva para quem tem grandes dívidas com bancos. De 3 a 7 deste mês, das 8h às 16h30, o Procon de Maringá promove a 2ª Semana de Conciliação de Dívidas Bancárias. Será no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e exclusiva para negociação com bancos.

    Para fazer as negociações, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander vão disponibilizar funcionários no evento. Para participar, os consumidores precisam ter cadastro no site consumidor.gov.br, plataforma por onde são feitas as resoluções de conflitos. Aqueles com dificuldade de acesso à internet serão auxiliados por servidores do Procon.

    O fim de ano é um período marcado por fortes campanhas publicitárias que podem induzir os consumidores à gastos excessivos. O diretor do Procon, Felipe Martins, alerta para ter cuidado com as compras.

    “Consumidores compram na época de ofertas produtos sem necessidade e acima de seu orçamento. Entram em dívida, realizam financiamentos, refinanciam e seguem em uma sequência de juros caótica”, ressalta.

    As negociações serão feitas exclusivamente com os bancos. Dívidas com cooperativas de crédito e lojas de varejo não serão atendidos na Semana de Conciliação e devem ser solicitadas na sede do Procon, na Avenida Cerro Azul, 233 – Zona 02- Fone: 3293-8100.

    No evento de 2017, o Procon atendeu mais de 1,3 mil consumidores. A média da renda mensal dos participantes era de R$ 1,5 mil e a maioria das dívidas estavam relacionadas ao cartão de crédito, seguidas de financiamentos e empréstimos.

    Renegociar para comprar

    De acordo com o Procon, no fim de ano muitos consumidores aproveitam para quitar dívidas para voltar a ter crédito no comércio. A época de festas e presentes costuma animar os lojistas, que abrem as portas em horários estendidos.

    A corrida às lojas é acompanhada de promoções e ofertas para atrair a clientela. Em Maringá, os sorteios que devem ser realizados pelo comércio de rua e shoppings têm como prêmios carro, motos, viagens e smartphones.

    Comentários estão fechados.