Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM comemora dez anos. Evento marca conquista de mais quatro cartas-patentes e dez certificados de registro de programa de computador

  • Nesta terça-feira (25/9), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora dez anos. Para celebrar, vai ser feita a entrega simbólica de mais quarto cartas-patentes e dez registros de computador obtidos nos últimos meses.

    Com os novos registros emitidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão responsável pela gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria, a UEM chega a 14 cartas-patentes.

    Além disso, a instituição aguarda a avaliação pelo INPI de outros 101 pedidos de patente. Em relação aos programas de computador, a UEM eleva para 23 a quantidade de registros concedidos.

    O evento será nesta terça (25/9), no auditório do NIT/UEM, ao lado do Bloco B09, a partir das 15h30. A cerimônia vai contar com a presença dos inventores e autores agraciados, dos membros do Conselho Técnico do NIT, dos professores e outras autoridades.

    Para Graciette Matioli, assessora especial do NIT/UEM, a entrega das cartas-patentes e certificados ligados à propriedade industrial é de muita importância para a universidade.

    “É uma oportunidade para comemorarmos os dez anos de existência do NIT/UEM e, também, homenagearmos nossos pesquisadores”, diz.

    Gracietti destaca o esforço de todos os envolvidos nas conquistas. “A união de todos tem colaborado muito para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em nossa instituição. Além disso, é um momento especial para partilharmos com nossos docentes a necessidade e importância da transferência dessas tecnologias para o setor produtivo”, afirma Matioli.

    No mês de junho, o NIT/UEM lançou um Catálogo de Propriedade Intelectual. O documento apresenta doze cartas-patentes concedidas pelo INPI e descreve 94 pedidos que aguardam análise. O catálogo pode ser acessado aqui.

    O NIT/UEM foi criado em 2008. É vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e tem como finalidade principal a gestão da política institucional de inovação e propriedade intelectual, bem como a inserção da UEM no processo de inovação nacional. Acesse aqui a página do NIT/UEM na internet.

    Comentários estão fechados.