Hospital Paraná adota plantão presencial de ortopedia com 12 horas por dia para pacientes de convênios e particulares

  • Desde sábado (1/9) o Hospital Paraná passou a contar com um plantão presencial de ortopedia no pronto-socorro entre 10 horas e 22 horas. O atendimento é exclusivo para convênios e particulares. Até então, o plantão do hospital só funcionava por sobreaviso.

    “O paciente chegava, era atendido pelo clinico e quando necessário chamava o ortopedista”, explica o médico coordenador do Hospital Paraná, Dr. Gilson Kuroda. O problema, explica, é que havia uma certa demora até o ortopedista iniciar o atendimento.

    O sistema de plantão de ortopedia por sobreaviso é usado por outros hospitais de Maringá, como a Santa Casa, por exemplo.

    No Hospital Santa Rita, o serviço de ortopedista presencial existe há vários anos no pronto-socorro e, além de atendimento a convênios e particulares, também atende a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    No Pronto Atendimento da Unimed, convênio com maior número de usuários em Maringá, também tem plantonistas de ortopedia das 7 horas à 1 hora do dia seguinte e, quando há necessidade de cirurgia, é feito a busca de vaga para transferência a algum hospital.

    Kuroda diz que no novo pronto-socorro do Hospital Paraná, o paciente terá o ortopedista de plantão das 10 horas às 22 horas junto a uma equipe de retaguarda cirúrgica.

    “Quando um idoso tem uma queda de própria altura, ele será levado ao pronto-socorro, será consultado com um ortopedista imediatamente e terá a disposição um cardiologista para fazer a avaliação pré operatória e um ortopedista cirúrgico escalado para preparar a logística para uma eventual cirurgia, além de exames de imagem, quando necessário”, exemplifica.

    Fora do horário de plantão presencial, o ortopedista de plantão estará de sobreaviso, com protocolos de chamada definidos pelo Hospital.

    A equipe de médicos para retaguarda cirúrgica em ortopedia é composta por Dr. Alisson Andrioli, Dr. Alexandre Henrique, Dr. Angelo Lima, Dr. Cyro Kanabushi, Dr. Fabiano Gomes, Dr. Fabio Aquino, Dr. Fernando Barros, Dr. Gilson Kuroda, Dr. João Felix, Dr. Orides Merino, Dr. Pedro Navarro, Dr. Sérgio Auto, Dr. Urbano Pastana e Dr. Wellington Ueda.

    Comentários estão fechados.